Os Benefícios da Abóbora
Índice do Artigo
Temos um alimento que já fez parte de muitas das nossas refeições e que, acreditem, carrega consigo um arsenal de benefícios para a nossa saúde: a abóbora e, claro, suas incríveis sementes.
Agora, se você pensou que a abóbora era só um item decorativo de Halloween ou apenas o ingrediente de um doce de festa junina, não é mesmo!
Essa maravilha é uma potência em vitaminas e também se destaca quando falamos de antioxidantes e fibras. As abóboras são um tesouro nutritivo, econômico e de baixas calorias. Uma combinação perfeita para quem busca um estilo de vida saudável sem esvaziar o bolso.
Introdução aos benefícios da abóbora e suas variedades
Muitos de nós sempre chamamos a abóbora de legume, mas ela é, na realidade, uma fruta! Ela é parente da melancia, do chuchu, do pepino e até do melão. Interessante, não é? E não desperdice nada dela, ok?
Da polpa às sementes, até as folhas, tudo é aproveitável e cheio de saúde. Agora, vou compartilhar um segredo: na hora de comprar, escolha aquela abóbora pesada e firme ao toque.
É sinal de frescor e sabor. E sempre que puder, opte pela abóbora inteira ou cortadas ao meio ao invés daquelas já picadas e sem casca; assim você garante mais nutrição e sabor no prato.
Tipos de Abóboras no Brasil
Existem vários tipos de abóbora para todos os gostos, as mais conhecidas são a moranga, brasileirinha, do campo, japonesa (cabotiá), Abóbora Mammoth ou de helloween, Paulista, e abóbora de pescoço são algumas dessas espécies.
A abóbora moranga, a nossa famosa jerimum, é aquela que brilha em tantos pratos por aí, e é surpreendentemente leve para a dieta.
Outra bem comum é a abóbora japonesa ou cabotiá que é aliada na saúde por seu baixo índice glicêmico.
Ela é bem rica em betacaroteno, como também se destaca pelo alto teor de fibras. Agora, se o que você procura é tradição, temos a abóbora de pescoço, que marca presença em pratos doces e salgados, e impressiona pelo peso, pode pesar até uns 15kg.
E, claro, temos sua prima, a abóbora paulista, menorzinha, mas perfeita para uma sopa reconfortante.
Quem está por dentro do Dia das Bruxas ou Halloween com certeza conhece esse tipo de abóbora, que tem o nome de Abóbora Mammoth ou de helloween.
Popular por sua cor, textura e sabor distinto, a abóbora halloween possui uma forte cor alaranjada, casca lisa de formato arredondado e um sabor doce, podendo ser usada para o preparo de tortas e outros tipos de receitas doces e salgadas.
Os benefícios surpreendentes da abóbora e suas sementes
Pessoal, agora vamos desvendar os segredos e benefícios da abóbora. Se você não costuma consumir em seu cardápio, prepare-se para mudar seus hábitos!
Benefícios da abóbora para o envelhecimento
Vamos começar falando sobre envelhecimento. Todos queremos envelhecer bem, certo? A abóbora é um tesouro de antioxidantes, responsáveis por combater os famigerados radicais livres que aceleram nosso envelhecimento.
E olha, estudos apontam que esses antioxidantes, como é o caso do betacaroteno, são peças-chave no combate ao câncer, especialmente o de cólon (intestino grosso) e de próstata.
Benefícios da abóbora para a saúde ocular
Agora, um alerta para quem quer cuidar melhor da visão: a abóbora traz bastante luteína e zeaxantina.
Ambos antioxidantes essenciais para proteger nossos olhos de degenerações, como a degeneração macular e catarata. Então, se seus olhos são preciosos para você, adicione mais abóbora à sua dieta.
Benefícios da abóbora para o emagrecimento
Falando em dieta, quem aí quer emagrecer com saúde? Com poucas calorias e muita fibra, a abóbora vai te ajudar a sentir saciedade, isso com baixa caloria.
Uma xícara de abóbora cozida tem menos de 50 calorias!
Fortalecimento do sistema imunológico com abóbora
E nos tempos de gripes e resfriados, a abóbora fortalece nosso sistema imune, com generosas doses de vitaminas.
Seja pela vitamina C, A, E, ferro ou folato, ela atua como um escudo protetor para nosso corpo.
Além dessas vitaminas também ajudarem na saúde da pele, deixando-a mais radiante.
Quem pesquisa sobre beleza da pele sabe a importância das vitaminas A, C e E nesse aspecto de pele com mais elasticidade, mais viçosa e saudável.
Agora, a vitamina E, que é outro antioxidante poderoso presente nas abóboras, está associada a um menor risco de várias condições, desde problemas no coração até a doença de Alzheimer.
E para as mulheres que lutam contra problemas hormonais, como a TPM, ou até problemas de pele, como acnes e rugas, a vitamina E pode ser uma grande aliada.
Benefícios da abóbora e saúde do coração
Pessoal, seu coração vai amar a abóbora. Ela também é rica em potássio, que ajuda a controlar nossa pressão arterial e, junto com a vitamina C, essa dupla vai proteger nossas artérias, prevenir a aterosclerose que é o endurecimento da parede das artérias.
Benefícios da abóbora para o trânsito intestinal
E pra você que busca um trânsito intestinal saudável, as fibras da abóbora vão ajudar a dar aquela regulada e evitar a constipação.
E o melhor de tudo é que elas são como um superalimento para as bactérias boazinhas do nosso intestino.
Importância do manganês e cobre
Outros dois nutrientes que não posso deixar de destacar, são o manganês e o cobre, minerais essenciais e que estão presentes em doses boas nas abóboras.
O manganês é reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, também desempenha um papel vital na saúde cognitiva e articular, auxiliando diretamente na densidade óssea, e assim prevenindo a osteoporose.
Já o cobre é crucial na formação de proteínas e enzimas essenciais para o nosso metabolismo, atuando até mesmo na nossa função respiratória. Ele também é fundamental na produção de colágeno, benéfico para a saúde da pele e das articulações.
Resumindo: a abóbora é uma fonte inestimável de antioxidantes, amiga da nossa visão, reforça a imunidade, beneficia o coração, regula o intestino, previne problemas articulares e osteoporose e favorece a beleza da nossa pele. Pronto para incluí-la na sua dieta?
Benefícios das sementes da abóbora
E quanto as sementes das abóboras? Elas também são carregadas de antioxidantes que protegem nossas células e ainda podem ajudar na prevenção de várias doenças, como câncer e distúrbios autoimunes.
Existem até estudos que revelam o potencial destas sementes na redução de inflamações e até na proteção do fígado.
As sementes de abóbora assim como a polpa da abóbora, dão uma ajuda extra na saúde cardíaca! Graças aos eletrólitos e ácidos graxos saudáveis presentes nelas, há evidências de que podem equilibrar o colesterol e a pressão arterial.
E mais, elas promovem um fluxo sanguíneo saudável, ajudando nosso coração a bater com mais leveza.
Diabetes está em foco também! As sementes de abóbora são aliadas no controle dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo os riscos das complicações desta doença.
Se o seu problema é a insônia, essas sementes são fontes de triptofano e magnésio, dois nutrientes que ajudam muito a relaxar e a induzir um sono mais tranquilo.
Ação das sementes na saúde masculina e próstata
E para os homens que estão buscando melhorar a fertilidade, as sementes de abóbora têm notícias animadoras.
Elas têm uma combinação potente de antioxidantes, ácidos graxos e é uma riquíssima fonte do mineral zinco que auxiliam na saúde masculina, especialmente da próstata e até mesmo na qualidade do esperma.
Benefícios das sementes para problemas urinários
E se você tem problemas para urinar ou sofre com a bexiga hiperativa, essas sementes podem ser a solução.
Estudos indicam que elas melhoram significativamente os sintomas e corrigem a disfunção urinária.
Então, pessoal, na próxima vez que você olhar para uma abóbora na feira ou supermercado, lembre-se de todos esses benefícios e das deliciosas opções que temos à disposição.
Dicas de consumo: abóbora crua vs. cozida
Sobre o consumo, a abóbora crua contém um pouco mais de vitaminas solúveis, como é o caso da vitamina C, e outros nutrientes, do que a abóbora cozida.
Se você está pensando em nutrição, é interessante cozinhar levemente no vapor a abóbora ou refoga-la levemente para manter o máximo de seus benefícios.
Já as sementes de abóbora cruas podem conter menos antioxidantes e mais antinutrientes do que as sementes torradas. Por isso prefira sempre as sementes torradas.
Mas quais são os benefícios da abóbora e seu consumo?
Por que inclui-la em sua dieta? Vamos conferir, a seguir, uma lista dos 6 maiores benefícios da abóbora que você pode ter ao ingerir:
1 – Rica em vitamina A e antioxidantes
O betacaroteno, ou vitamina A, é o antioxidante responsável pela cor laranja que tanto a abóbora quanto a cenoura possuem.
Ele é encontrado também em frutas e vegetais, podendo ser um aliado interessante no combate ao câncer, incluindo o câncer de cólon e de próstata.
Outros benefícios da vitamina A incluem a proteção da visão, evitando a degeneração macular, a melhora da saúde cardíaca e neurológica, já que apresenta a capacidade de neutralizar o stress oxidativo proveniente dos radicais livres.
As dietas ricas em betacaroteno podem diminuir o risco de mortalidade por todas as causas e oferecer proteção contra o desenvolvimento de obesidade.
Assista meu vídeo sobre Próstata grande e tratamento com remédios naturais
2 – Fonte de vitaminas C e E
A vitamina C atua sobre o sistema imunológico, na saúde neurológica e na prevenção do câncer.
Além disso, protege as células contra os danos provocados pelos radicais livres e apoia a síntese de colágeno que forma a estrutura da pele e dos tecidos conjuntivos.
A vitamina E também apresenta um efeito antioxidante e seu consumo está relacionado a um menor risco em se desenvolver doenças cardíacas, doença de Alzheimer, problemas hormonais como a TPM, além de problemas de pele como acnes e rugas.
Assista meu vídeo Conheça a Verdade sobre a Vitamina E – Família dos tocotrienóis
3 – Pode ajudar na saúde do coração e na pressão arterial
Uma xícara de abóbora cozida tem cerca de 16% de potássio, um mineral que também pode ser encontrado na banana, abacate, batata doce, frutas e vegetais.
A ingestão de potássio é importante para equilibrar o consumo excessivo de sódio, ajudando a reduzir o risco de pressão alta, derrame e doenças cardíacas.
Infelizmente, os produtos industrializados, cada vez mais consumidos pelas pessoas, contém mais sódio que o normal e podem ser perigosos para o desenvolvimento de hipertensão.
Assista meu vídeo sobre MIOCARDITE – SINTOMAS – SUPLEMENTOS PARA O CORAÇÃO
4 – Fonte de fibras que ajudam no metabolismo e na saúde intestinal
O consumo das fibras presentes na abóbora pode ajudar a diminuir o risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica.
Além disso, evita a constipação e serve de alimento para as bactérias probióticas do seu intestino.
Outro benefício é a sensação de saciedade que temos ao comer as fibras, o que certamente contribui para diminuir a ingestão de mais calorias, melhorando o gerenciamento do peso.
Geralmente é uma opção de fibra mais aceitável para quem está com disbiose intestinal.
Assista meu vídeo os top alimentos/suplementos
5 – Fonte de Manganês e Cobre
O manganês tem propriedade anti-inflamatória e auxilia na saúde cognitiva, metabólica e das articulações, melhorando a densidade óssea e prevenindo as fraturas.
Já o cobre é importante para a formação da hemoglobina de nossas células vermelhas e para a formação de colágeno.
Além disso, ajuda também na síntese de enzimas, DNA e de várias proteínas envolvidas no processo metabólico, incluindo a função respiratória.
Assista meu vídeo Zinco e cobre – Como equilibrar?
6 – Os Nutrientes das Sementes
As sementes de abóbora são muito utilizadas na medicina popular para combater o câncer em órgãos como os rins, bexiga e próstata.
O óleo feito a partir das sementes de abóbora pode ajudar a combater danos na pele e feridas que demoram a cicatrizar, pois apresenta em sua composição fitoesteróis, tocoferóis e ácidos graxos.
Além de apresentar diversos minerais como potássio, manganês, ferro, zinco, magnésio, fósforo, possui antioxidantes, compostos fenólicos, vitaminas e ácidos graxos como o ácido oleico e o ácido alfa-linolênico.
Vídeos relacionados
Continue comigo e assista a estes dois vídeos relacionados
Erros perigosos ao beber água (beber muita água em curto tempo e outros)
11 SINTOMAS PARA CONSIDERAR SUPLEMENTAR MAGNÉSIO O QUANTO ANTES!!
Essencial sobre digestão – Dietas Anti-inflamatórias parte 1
Reposição de enzimas e ácido clorídrico – Dietas Anti-inflamatórias parte 2
Referências
- https://draxe.com/nutrition/pumpkin-benefits/
- https://draxe.com/nutrition/pumpkin-seeds/
- https://acozinhaquefala.com.br/abobora-tipos-de-aboboras/
- https://institucional.hortifruti.com.br/blog/abobora-qual-escolher/
- https://youtu.be/gp5mV8wNZSY
- https://pt.drink-drink.ru/mozhno-li-est-tykvu-ili-tykvennye-semechki-v-syrom-vide/