As 9 piores bebidas disfarçadas de saudáveis

As 9 piores bebidas disfarçadas de saudáveis

Hoje eu vou jogar a real e contar sobre nove piores bebidas que podem estar sabotando a sua jornada para ser uma pessoa saudável, ou até pior!

Essas bebidas podem estar contribuindo para alguma doença pré-existente ou mesmo para seus sintomas que não melhoram.

Seja uma dor de cabeça, uma rinite alérgica, depressão, problemas intestinais crônicos ou mesmo a diabetes descontrolada.

Pois é, meus amigos, algumas dessas bebidas até são vendidas como saudáveis, mas a realidade é outra, bem diferente.

Antes de correr para encher aquele carrinho de supermercado ou fazer o seu pedido favorito na cafeteria, restaurante ou no barzinho, é hora de ter o conhecimento nas mãos e pensar duas vezes. Sabe por quê?

Estou falando dos vilões invisíveis que podem estar escondidos nas suas bebidas prediletas: especialmente os aditivos e os açúcares.

Os aditivos alimentares são responsáveis por reações alérgicas, alterações no nosso intestino e até problemas neurológicos. Além disso, podem contribuir para doenças sérias, como câncer e diabetes.

Estou falando de agentes conservantes, acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e especialmente os adoçantes.

Agora, muitas pessoas estão acordando para a importância de uma alimentação saudável e de se exercitar regularmente, mas é fundamental que a gente preste atenção no que estamos bebendo também.

Assista meu vídeo sobre Adoçantes

Lista das 9 piores bebidas

Vamos para a lista das 9 piores bebidas!

Bebida 1 – Leites Vegetais

Considere repensar o consumo diário de leites vegetais alternativos, como soja, amêndoas e castanhas. Esses leites são feitos a partir de sementes.

Pessoal, a semente é a parte da planta mais protegida, repleta de defesas químicas naturais para afastar predadores. Logo, elas estão cheias de antinutrientes, como o ácido fítico, que pode interferir na absorção de minerais no nosso corpo.

Eu sou fã das oleaginosas, mas coloquei essa opção na nossa lista porque realmente pode não ser tão saudável para algumas pessoas consumir leites de sementes diariamente.

Quando feitos em casa, são saudáveis sim! Mas prefira consumir com moderação, especialmente se você tem deficiência de algum mineral.

O pior de todos é o leite de soja. Entre os ingredientes dele, temos: água, grãos de soja transgênica, maltodextrina (que é basicamente açúcar), sal, algumas vitaminas sintéticas, aromatizantes, estabilizantes e até edulcorante artificial sucralose.

Uma alternativa mais saudável é o leite de coco caseiro, obtido a partir da fruta.

Bebida 2 – Bebidas instantâneas 

Bebidas como cappuccino instantâneo e achocolatados, frequentemente dados às crianças, parecem inofensivos, mas contêm alto teor de açúcar, xarope de milho rico em frutose e até adoçantes artificiais.

Além disso, os ingredientes costumam incluir conservantes, corantes e flavorizantes artificiais, tornando-os um verdadeiro coquetel químico, por isso está na lista das piores bebidas.

Quer ver o quão simples pode ser um cappuccino de verdade? Ele precisa apenas de café, leite ou melhor ainda leite de coco, e se quiser incrementar, um pouco de canela ou cacau em pó 100%.

Simples assim, pessoal. Mas agora, prepare-se para o choque: Vou ler para vocês a lista de ingredientes de um cappuccino industrializado de uma marca que encontrei no mercado.

‎Açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite integral, maltodextrina, soro de leite, café solúvel em pó, cacau em pó, sal, canela em pó, antiumectantes dióxido de silício e fosfato tricálcico, espessantes carboximetilcelulose sódica e carragena, regulador de acidez bicarbonato de sódio, emulsificante, lecitina de soja e aromatizantes.

Isso é um bocado de coisas para um simples cappuccino, não é mesmo? Geralmente, o açúcar figura como o primeiro ingrediente nesse tipo de produto, o que indica que ele é o componente mais presente.

Dá pra acreditar que esse cappuccino cheio de aditivos é saudável? Com certeza, não! Um cappuccino genuíno e saudável tem como base apenas três ou quatro ingredientes com nomes bem conhecidos.

Qualquer ingrediente além disso é completamente desnecessário!

Bebida 3 – Água saborizada

Vamos ser honestos, pessoal. Água saborizada de verdade é uma água feita em casa com umas rodelas de limão dentro, ou rodelas de pepino, hortelã, gengibre etc…

O que essas empresas estão vendendo no mercado como água saborizada, águas com sabor, na realidade, são bebidas carregadas de aditivos que podem prejudicar nosso organismo, principalmente nossos intestino.

Inclusive, alguns desses produtos se assemelham mais a refrigerantes do que a uma água saborizada. Não caia nessa!

Essas bebidas, carregadas de corantes, conservantes e adoçantes artificiais, estão bem longe de substituir a boa e velha água pura.

Bebida 4 – Chás prontos

É verdade que um chá gelado feito em casa pode ser uma ótima opção de bebida refrescante, especialmente se você optar por adoçá-lo com mel ou até mesmo não usar nenhum adoçante.

Porém, os chás gelados que são vendidos prontos nos supermercados são uma história completamente diferente. Vamos analisar um exemplo de uma marca famosa de chá gelado sabor pêssego.

Olha os ingredientes: Água, açúcar, extrato aquoso de chá preto, reguladores de acidez ácido cítrico e citrato de sódio, aroma sintético idêntico ao natural, conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio, sequestrante hexametafosfato de sódio, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes sucralose e acesulfame de potássio e antiespumante dimetilpolisiloxano.

Nossa, pessoal! Bem longe de ser um simples chá gelado, não é mesmo? Ele é carregado de ingredientes artificiais e são verdadeiras bombas de açúcar e dos piores adoçantes químicos, por isso também está listado como as piores bebidas!

Então, da próxima vez que você estiver com vontade de um chá gelado, que tal fazer o seu próprio em casa? É simples, mais saudável e, certamente, muito mais saboroso!

Bebida 5 – Energéticos

Essas bebidas, embora sejam promovidas como fornecedoras de energia, na verdade, estão longe de ser saudáveis.

Piores bebidas - Energético

As bebidas energéticas geralmente contêm água, açúcar e cafeína, que é um estimulante. Sim, a cafeína pode fazer você se sentir mais desperto e energético, mas é quase o mesmo que você pode obter tomando uma ou duas xícaras de café puro.

A diferença é que a bebida energética também contém uma tonelada de açúcar e outros ingredientes artificiais. A realidade é que bebidas energéticas não fornecem energia real, elas apenas “emprestam” energia.

O fato é que, se você precisa de uma bebida energética para se sentir energizado durante o dia, isso pode indicar que há algo errado com sua alimentação ou estilo de vida.

O verdadeiro “combustível” para o seu corpo vem de uma alimentação saudável e equilibrada, e não de uma lata cheia de açúcar e produtos químicos.

Bebida 6 – Suco de caixinha

Quem não tem o hábito de adoçar o seu suco de fruta? Talvez se as pessoas soubessem que as frutas contém um açúcar natural chamado frutose, repensariam essa questão de adicionar mais açúcar ao suco.

Piores bebidas - Suco de caixinha

Quando fazemos suco, concentramos esse açúcar e perdemos muita fibra da fruta. Um copo de suco pode conter o açúcar de várias frutas, potencialmente causando picos de glicose no sangue.

A frutose em excesso pode levar a problemas de saúde, incluindo resistência à insulina, diabetes tipo 2, obesidade e doença hepática.

Quando falamos sobre sucos de frutas industrializados, a situação se complica ainda mais. Esses sucos geralmente contêm aditivos, conservantes, corantes e açúcares adicionais, tornando-os ainda menos saudáveis.

Comer a fruta inteira, por outro lado, fornece uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais, e o açúcar é balanceado pelas fibras presentes na fruta, o que ajuda a evitar picos de glicose no sangue.

Não devemos demonizar o suco, muito menos excluí-lo completamente da nossa vida, mas tendo em vista esse argumento, é preciso ter cuidado e não exagerar.

Agora, nem todos os sucos naturais são problemáticos. Os sucos feitos com frutas menos doces, como é o caso das frutas vermelhas, limão e romã, podem ser consumidos com mais frequência.

Bebida 7 – Cerveja

Agora uma das piores bebidas é a favorita da galera, a cerveja, especificamente aquela cerveja de milho, que é bem baratinha.

Agora, senta que lá vem a verdade: essa cerveja tipo pilsen, que tem até 55% de milho transgênico em sua composição, pode ser uma verdadeira armadilha para a sua saúde! Ela tem um pico glicêmico altíssimo.

E se você é diabético, ela pode ser ainda mais prejudicial. Além disso, essas cervejas de baixa qualidade podem te engordar mais do que você imagina, sabe por quê?

A graduação alcoólica dela é baixa. Isso significa que, numa festa, você acaba tomando muito mais cerveja do que faria com outras bebidas mais fortes.

A cerveja tem muito carboidrato e ainda contém glúten, podemos dizer que ela é como um pão engarrafado, o que pode resultar em ganho de peso, inflamação crônica, síndrome metabólica e lentidão do organismo, lentidão do metabolismo.

Além disso se você é homem, a junção dos ingredientes da cerveja comum, mais o álcool, vai literalmente derrubar a sua testosterona.

Ah, e ainda tem mais um detalhe: a cerveja é muito diurética. Isso pode levar à desidratação, perda de vitaminas, especialmente em pessoas idosas, que naturalmente têm menos água no corpo.

Não podemos esquecer que o álcool presente nas cervejas também está relacionado a várias doenças como câncer e cirrose hepática.

Assista meu vídeo 8 COMIDAS QUE DESTROEM SEU FÍGADO

Bebida número 8 – Suco em pó

Primeiro, isso nem deveria ser chamado de suco. A maioria desses sucos de pacotinho não contém quase nada de suco de fruta de verdade!

Apenas 5% do conteúdo é suco legítimo! O que significa que 95% é apenas uma mistura de coisas que nosso corpo realmente não precisa, como muito açúcar, sódio, corantes aromatizantes e até conservantes.

Piores bebidas - Suco em Pó

Esse tipo de suco pode aumentar o risco de problemas bem sérios, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. E os corantes artificiais?

Eles podem causar hiperatividade em crianças e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de câncer.

Os adoçantes artificiais, por sua vez, podem ter efeitos negativos na nossa saúde intestinal, afetando o nosso bem-estar geral e até mesmo a nossa resposta à insulina.

Esse é para riscar de vez da sua vida.

Bebida número 9 – Refrigerantes normais e diets

Sabe aquela lata de refrigerante comum? Ela tem incríveis 39 gramas de açúcar! E muitas vezes esse açúcar é o famigerado xarope de milho com alto teor de frutose.

E por que o refrigerante está no topo da lista de pior bebida? Afinal, não é muito diferente dos outros açúcares líquidos, certo?

Mas aí é que tá o X da questão: os refrigerantes têm uma publicidade gigantesca, fazendo parte do dia a dia de muita gente, inclusive de crianças.

Eles são tão comuns que muita gente nem percebe o mal que estão fazendo ao próprio corpo.

Um dos primeiros motivos é a deficiência de vitaminas. Um tipo de refrigerante famoso possui ácido fosfórico em sua composição, além de cafeína.

Essa combinação faz com que seu corpo elimine vitaminas e nutrientes por causa do efeito diurético que ela causa.

Caso você consuma o refrigerante todos os dias, com o passar do tempo, você pode ter deficiência de vitaminas importantes.

E não vamos esquecer dos refrigerantes diet ou light, meus amigos! Esses estão cheios de adoçantes artificiais, corantes e contribuem para a epidemia de obesidade, dores de cabeça, menor densidade óssea e ainda podem desencadear problemas como diabetes e hipertensão.

E um fato chocante: quem bebe refrigerante diet tem mais chances de ser diagnosticado com depressão.

Então, pessoal, se tem uma coisa que você precisa eliminar da sua vida hoje, são os refrigerantes! Uma das piores bebidas sem dúvida! Seu corpo agradecerá, pode ter certeza!

Conclusão

Claro, existem aquelas bebidas que a gente pode considerar tomar de vez em quando. Afinal, como eu sempre digo nos meus artigos e nos meus vídeos, o segredo está no equilíbrio.

A melhor escolha é sempre optar por bebidas feitas em casa, onde você sabe exatamente quais ingredientes está consumindo.

No entanto, quando não for possível, vire um expert em ler rótulos. Observe os aditivos, os corantes e demais adições e decida se quer isso dentro do seu corpo. Acredite, existem boas alternativas por aí, mesmo que seja a minoria.

Então, equipe-se com esse conhecimento e faça escolhas mais saudáveis.

Vídeos relacionados com as piores bebidas

Continue comigo e assista a estes dois vídeos relacionados as piores bebidas:

9 coisas tóxicas que destroem sua saúde

Muito obrigado pela sua atenção. Um grande abraço e um beijo no seu coração.

Referências

  1. https://lucianaspina.com.br/beber-suco-de-fruta-e-realmente-uma-opcao-saudavel/
  2. https://youtu.be/tt5Yu_uuGsU
  3. https://youtu.be/TKDmEUrszu8
  4. https://youtu.be/GflBCdg94xE
  5. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/09/16/cerveja-vinho-uisque-veja-como-10-bebidas-alcoolicas-prejudicam-a-saude.htm
  6. https://www.foxnews.com/lifestyle/worst-drinks-health-according-nutritionists
  7. https://www.google.com/search?q=cerveja+comum+faz+mal%3F&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR871BR871&sxsrf=AB5stBhMejZmTeaZ-BRY–a9f4gO7Mn71Q:1688774605668&ei=zaeoZMK4KJSw5OUPkP-QwA4&start=0&sa=N&ved=2ahUKEwiC0-fT5_3_AhUUGLkGHZA_BOg4HhDy0wN6BAgGEAQ&biw=1422&bih=641&dpr=1.35#fpstate=ive&vld=cid:dd355e2f,vid:Ql550FAFR9g
Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos que auxiliam no detox de metais tóxicos e poluentes

Alimentos que auxiliam no detox de metais pesados e poluentes Detox de metais pesados - Os 8 alimentos que auxiliam seu organismo! Os metais pesados são...

Os perigos das máquinas de café expresso e suas cápsulas

Os perigos das máquinas de café expresso e suas cápsulas Neste post falaremos dos perigos das máquinas de café expresso e suas cápsulas. A ideia de...

SIFO – Síndrome Fúngica uma epidemia silenciosa

SIFO - Síndrome Fúngica uma epidemia silenciosa O supercrescimento fúngico ou síndrome fúngica (SIFO)  está bem perto de ser uma epidemia nos dias de hoje...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...