Curcuma: Suas mil faces e as diferenças entre curcumina e açafrão

Curcuma: Suas mil faces e as diferenças entre curcumina e açafrão

Entenda a diferença entre Curcuma, Curcumina, Açafrão da terra e Açafrão verdadeiro.

dr alain assista ao video

A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-índia e açafrão-da-terra e, no mercado internacional, turmeric, é uma planta da família Zingiberaceae e seu nome científico é Curcuma longa.

É no rizoma (caule, raiz) da Cúrcuma longa que está o componente mais ativo da planta, a curcumina, por isso é mais cara que o pó de açafrão culinário, pois é um ativo mais concentrado e onde a maioria dos estudos tiveram resultados positivos.

Rizoma da Cúrcuma longa

Em doses efetivas de 500 mg a 1 grama duas vezes por dia.

O açafrão tempero

Mas isso não significa que o açafrão tempero não seja bom, pelo contrário, é ótimo.

Se você não consegue pagar pelo preço da Curcumina, vale apena usar Açafrão tempero no seu dia-a-dia.

Apenas tente procurar uma marca que não misture pó de alguma farinha junto.

No tempero açafrão (curcuma) a curcumina também está presente em 2 a 5% dessa especiaria, por isso se for para tratar alguma condição de saúde com o tempero, deve-se usar uma quantidade maior, cerca de 3 gramas por dia.

Para entender melhor: Diferença entre Curcuma e Curcumina

É simples, você bebe café ou cafeína? Você bebe café!

Você toma suplemento de café ou cafeína? Você toma suplemento de cafeína!

A mesma coisa com a Cúrcuma que você usa na sua cozinha e a Curcumina que você toma em suplemento.

Curcumina Suplemento

Benefícios da Curcuma

A curcuma é uma planta rica em compostos químicos importantes, como o óleo essencial e os compostos curcuminoides responsável pela cor característica dos rizomas.

Essa planta apresenta valor medicinal bastante conhecido na Ásia.

Na medicina chinesa, por exemplo, é utilizada contra icterícia, problemas hepáticos e digestivos.

Além disso, é conhecida como uma das plantas anti-inflamatórias mais potentes.

Pode ajudar também a combater alguns tipos de câncer, retardar o processo de envelhecimento e combater o mal de Parkinson e Alzheimer.

Também pode ser aliada para inibir certas doenças autoimunes, como esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal e artrite reumatoide, regulando citocinas inflamatórias em células do sistema imunológico.

Assista meu vídeo que falo dos benefícios da curcuma para o cérebro.

Açafrão verdadeiro e a Curcuma

Já o açafrão verdadeiro e a cúrcuma são duas plantas diferentes, entretanto, são bastante confundidas.

Curcuma e Açafrão Verdadeiro

 

O Açafrão verdadeiro possui nome científico Crocus sativus (no inglês conhecido como saffron) e pertence à família Iridaceae.

Açafrão Verdadeiro

A cúrcuma, como já dito, é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.

Curcuma Raiz
O açafrão verdadeiro é obtido a partir da flor, e não do caule (rizoma), como no caso da cúrcuma.

O açafrão verdadeiro é um ingrediente extremamente caro.

Para se ter uma ideia, o quilo desse produto pode chegar a cerca de 70 mil reais. São necessárias cerca de 75.000 a 125.000 flores para produzir apenas um quilo. Cultivar e colher açafrão verdadeiro exige muito trabalho, como você pode ver, e é por isso que o preço é tão alto.

O açafrão verdadeiro tem sido usado na medicina tradicional há séculos.
Estudos mostraram sua capacidade de aliviar os sintomas da TPM, depressão, ansiedade e promover a perda de peso, aumentar a saciedade, melhora a saúde cardiovascular e com potencial anticâncer.

Estudos sobre os benefícios para a saúde

A curcuma foi amplamente estudadas nos últimos anos. Nós temos 5600 estudos!!

É uma quantidade absurda de estudos então ninguém pode falar aquele velho chavão “não tem evidências cientificas”.

Foram 600 aplicações terapêuticas ou preventivas em relação ao açafrão e foram estudados 175 efeitos fisiológicos diferentes.

Curcuma vs Remédios Convencionais

Então nós vamos falar aqui de uma lista de drogas que são utilizadas para várias doenças diferentes e que podem ser substituídas por açafrão ou curcumina de alta biodisponibilidade.

Entenda o seguinte: se você for usar a curcumina como remédio tem que usar uma curcumina de alta biodisponibilidade porque o açafrão da terra ou açafrão da Índia ingerido como tempero na alimentação tem limitações.

Muito dele não é absorvido então se você quer fazer uma prevenção não há nenhum problema de você usar o açafrão na forma de tempero, quase todos os dias.

Agora como tratamento de várias doenças é muito mais eficaz usar a curcumina associada com a Piperina, que é a pimenta preta que aumenta a absorção da curcumina ou ainda usar uma outras formas com a Bio-curcumin que é comercializado o site da Life extension.

Substituição por estatinas

Em um estudo que foi publicado em 2008 numa revista chamado Drugs R&D, foi constatado que a curcumina ou turmeric poderia ser utilizado em substituição ao Lipitor ou Atorvastatina na sua missão de controlar as gorduras do sangue.

A curcumina teve ação muito semelhante ao Lipitor ou Atorvastatina teve uma ação muito interessante em melhorar a função endotelial, ou seja, melhorar a função da parede interna das artérias que é fundamental para evitar que esta parede começa a acumular placas que vão se calcificar entupir esta artéria.

Também no controle da inflamação com grande agente anti-inflamatório que é a curcumina e também no controle do estresse oxidativo.

Ajuda na inflamação interna no olho

Em um estudo um pouco mais antigo que foi publicado em 1999 na revista Journal of Fitotherapy Research estudo trata mais especificamente de um tipo de inflamação que acontece no olho interno que se chama uveíte.

Foi constatado que a curcumina teve um efeito tão potente quanto os corticoides para controlar a inflamação do olho.

Ajuda na rejeição de transplantes

Na revista publicada em 2008 na Critical Care Medicine também foi demonstrado que a curcumina tinha um grande efeito de evitar a rejeição de transplante renal feito em ratos.

Substituição de antidepressivos

Foi demonstrado um estudo 2011 que a curcumina tem um efeito semelhante ao Prozac ou Imipramina que outro antidepressivo estudo foi publicado em uma revista Acta Polônia Pharmaceutica.

Então e modelos animais o uso da curcumina teve um efeito tão poderoso quanto antidepressivos no controle da depressão.

Infelizmente precisamos de mais estudos em seres humanos para poder comprovar 100% esse efeito mas isso já foi verificado mas… ainda é necessário mais estudos para convencer toda a comunidade científica da potente ação da curcumina para melhorar depressão e ansiedade

Ação semelhante a Aspirina

Um estudo de 1984 constatado que a curcumina tem um efeito bem semelhante a Aspirina ou AAS para evitar agregação plaquetária que o que faz a pessoa desenvolver em última instância os trombos arteriais, então se você evita agregação plaquetária você evita a formação de trombos e também tem ação demodular um tipo de prostaglandina inflamatória que a próstata ciclina.

Substituição de anti-inflamatórios

Estudo de 2004 publicado pela revista Oncodim, foi verificado que a curcuma pode substituir o AAS, Ibuprofeno ou Diclofenaco ou Naproxeno, anti-inflamatório esteroidais baseado em corticoides.

Uma série de inflamatório no mundo foram adequadamente substituído pelo uso da curcumina pelo seu potente efeito anti-inflamatório.

Efeito quimioterápico 

Um estudo de 2007 comparando a curcumina com quimioterápico chamado oxaliplatina que é um derivado da Cisplatina, os primeiros quimioterápicos inventados pelo homem.

Nesse trabalho que foi publicado pela International Journal of Câncer foi constatado que o efeito da curcumina era bem semelhante a desse que quimioterápico.

Substituição da metformina 

Um estudo realizado pela revista Diabetes em 2009 constatou que a curcumina tem um efeito até mais poderoso do que a metformina para o controle do açúcar do sangue.

Isso se através da via bioquímica da MPK que é substância intracelular quando ela é ativada ela aumenta captação de açúcar pela célula e também provoca uma menor formação de açúcar a partir de aminoácidos que é chamada gliconeogênese.

O THC Tetrahidrocurcuminoídes, tem uma ação 500 vezes mais potente do que a metformina.

Resumindo os efeitos mais importantes da curcumina e do açafrão

  1. Tem grande efeito anti-inflamatório
  2. Efeito de prevenção e tratamento de câncer
  3. Efeito de controle das gorduras do sangue
  4. Efeito antidepressivo e anti-ansiolítico
  5. Ajuda no tratamento coadjuvante do Parkinson e do Alzheimer

A curcumina tem muitos efeitos biológicos ainda não compreendidos pela bioquímica celular que pode inclusive ajudar na função da mitocôndria.

Quando você melhora a função da mitocôndria isso gera um funcionamento muito mais eficiente de todo organismo, já que a mitocôndrias são as usinas que produzem energia no nosso corpo.

Quero deixar muito claro que não estou forçando ninguém a trocar medicação por curcumina ou para o açafrão, sem acompanhamento médico! Então muita atenção, não faça nada por sua conta e risco.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect