Glaucoma e a degeneração macular – Você quer saber como tratar naturalmente e o que pode levar a cegueira?
Índice do Artigo
Glaucoma
O glaucoma é o aumento da pressão dentro do olho e responde pela segunda causa de cegueira no mundo. Ela é causada pelo acúmulo de líquido no olho que pressiona o nervo óptico, a retina e as lentes. Essa pressão, conhecida como pressão intraocular, pode danificar permanentemente o olho se não for tratada.
Degeneração Macular
A degeneração macular é uma doença da retina, que é a parte de trás do olho que interpreta a luz que entra no órgão e a transforma em informação visual.
A mácula é a parte central da retina, responsável pela visão nítida e detalhada. Trata-se da principal causa de perda permanente da visão em adultos acima de 60 anos. O número de casos dessa doença deve dobrar até 2050.
“Perder a visão é um drama muito grande para qualquer pessoa e eu mesmo passei por isso na minha família, por isso desenvolvi um interesse muito grande em estudar alternativas naturais para essa terrível condição.”
Existe cura para Glaucoma e degeneração macular?
Atualmente, não existe uma “cura” para o glaucoma e degeneração macular, apenas maneiras de ajudar a impedir que a doença ocorra em primeiro lugar, além de estratégias que ajudam a gerenciar os sintomas destas doenças.
Os medicamentos e terapias mais comuns usados para interromper a progressão da degeneração macular, são imunobiológicos, fototerapia e terapia com laser.
O tratamento convencional do glaucoma inclui colírios, remédios pela boca, terapia com laser e cirurgia para diminuir a perda de campo visual, diminuindo a pressão intraocular.
O tratamento geralmente começa com colírios feitos com medicamentos para reduzir a pressão ocular e a produção de líquido no olho.
Se o colírio não funcionar para reduzir a pressão, pode ser prescrito um medicamento por via oral. Às vezes, a terapia com laser também é usada para abrir canais obstruídos no olho, e a cirurgia pode ser realizada para drenar o excesso de líquido do olho e reduzir a pressão.
E os tratamentos naturais que podem ajudar a combater o Glaucoma e a degeneração macular?
Em se tratando de remédios naturais eles vão atuar muito melhor se você tiver o diagnóstico o mais rápido possível, então não deixe de fazer uma consulta anual no oftalmologista porque o Glaucoma e a degeneração macular podem ser totalmente sem sintomas no começo da instalação.
Alimentação para tratar e prevenir Glaucoma e a degeneração macular.
Alimentos mais específicos a serem incluídos em sua dieta para melhorar os sintomas são alimentos ricos em carotenoides: estudos mostram que a ingestão alimentos ricos em vitaminas A e C ajudam no glaucoma.
Frutas e legumes alaranjados e amarelos são essenciais para fornecer vitamina A suficiente para manter os olhos saudáveis.
Alguns alimentos ricos em betacaroteno incluem:
- Cenoura
- Abóbora
- Batata-doce
- Pimentão
- Goiaba
- Melão
- Manga
Se você conseguir obter frutas vermelhas, as berries, elas também são ricas em antioxidantes, que vão ser muito boas para os olhos.
A nossa berry nacional, o açaí, quando consumida orgânica e sem açúcar vai ser muito interessante também.
- Comer couve, repolho, espinafre e aipo também ajuda muito.
- Evite açúcar, leite, queijo e derivados, farinhas, cafeína e álcool e pare de fumar.
Outras medidas importantes para prevenir e tratar o Glaucoma e Degeneração macular:
- Faça exercícios físicos regulares
- Tome bastante água
- Se você trabalha no computador por várias horas todos os dias ou usa dispositivos eletrônicos com frequência, descanse os olhos a cada 20 minutos para diminuir a fadiga ocular.
- Evite telas acesas perto da hora de dormir.
- Compre óculos que filtre a luz azul das usar telas acesas.
Principais suplementos para a saúde dos olhos
Astaxantina
A astaxantina é um potente carotenoide que pode ajudar a prevenir danos na retina. É encontrado naturalmente em alimentos de cor vermelho-laranja, como algas e salmão, e também está disponível em forma de suplemento.
Estudos mostram que a astaxantina pode ajudar a melhorar a saúde dos seus olhos e manter a visão saudável.
Também pode ajudar a proteger os olhos dos danos às células da retina causadas pelo estresse oxidativo e reduzir a inflamação ocular.
Para saber mais sobre a ação da astaxantina , assista esse vídeo!
Como usar a astaxantina para a saúde dos olhos?
Para melhorar a saúde dos olhos, tome 2 miligramas de astaxantina por dia. Opte por um extrato natural de uma empresa respeitável e, além disso, adicione salmão selvagem à sua dieta.
Ômega 3 reduz a pressão intraocular no Glaucoma
Óleo de peixe e ômega 3 também são muito importantes. Quando os pesquisadores da Universidade de Melbourne avaliaram os efeitos da suplementação com ômega-3 por via oral no glaucoma, eles descobriram que tomar ômega-3 por três meses reduziu significativamente a pressão intraocular.
Tente consumir pelo menos 600 miligramas de EPA e 400 miligramas de DHA por dia.
Coenzima Q10
Coenzima Q10 ou CoQ10 é um antioxidante que pode ajudar a prevenir danos causados pelos radicais livres nos olhos.
Em estudos, demonstrou retardar ou reverter as alterações típicas do glaucoma e possui efeitos neuro protetores.
Magnésio
O Magnésio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Em estudos, também exibiu efeitos neuro protetores.
Tome cerca de 250 miligramas de magnésio duas vezes ao dia para melhorar o glaucoma e a função celular.
Para saber mais sobre o magnésio , assista esse vídeo!