O que é epigenética? Você não é escravo de seus genes!
Índice do Artigo
Por muitos anos muitas pessoas foram induzidas a pensar que nossos genes determinam o nosso destino e que não há muito o que fazer a esse respeito. Isso não é verdade.
Nesse vídeo acima expliquei de forma rápida o que é epigenética e porque isso importa muito para você.
Para quem tiver interesse em saber com mais detalhes assista um vídeo mais antigo do canal:
O DNA é o mapa de instruções para construir nossos corpos. Os genes são seções pequenas do seu DNA.
Quando seu corpo precisa construir uma proteína, que pode ser estrutural, uma enzima, um neurotransmissor ou hormônio por exemplo, ele precisa ler esse gene. Então o DNA desse gene é copiado e transformado em RNA.
O RNA sai do centro da célula e vai para uma fábrica de proteína chamada ribossoma onde é formada as proteínas.
Então todas as instruções do DNA são na verdade instruções para formar proteínas. Só que igual a um livro de cabeceira que você tem em casa, você não vai ler todas as linhas desse livro de uma só vez, você vai ler trechos específicos desse livro a cada noite.
E é você quem decide que trechos vai ler. Essa escolha dos trechos que vão ser lidos é a epigenética, que significa acima da genética. Assim como você escolhe que trecho do evangelho você vai ler em uma determinada noite, de acordo com a sua necessidade espiritual de momento, o seu corpo escolhe que parte do DNA ele vai ler.
O que define isso são suas escolhas, entre elas a sua alimentação e seu nível de atividade física.
O que é epigenética afinal?
Então se você decide comer açúcar e alimentos processados isso vai obrigar as suas células a lerem genes inflamatórios. Se por outro lado você decide comer alimentos naturais e saudáveis, isso vai dar uma sinalização para as suas células lerem genes anti inflamatórios.
Da mesma forma, a escolha de fazer atividade física vai ativar vários genes benéficos a sua saúde que vão ser favoráveis a uma vida longa e saudável.
Então você pode ter os genes mais zoados possíveis, se fizer as escolhas certas você põe a maioria desses genes para dormir, ou seja, você desativa esses genes.
Então a conclusão é a de que você não é escravo dos seu genes.
Então o que é epigenética? Epigenética é você no comando de seus genes através de bons hábitos. Então os principais fatores epigenéticos são:
É apenas 1% do nosso DNA que te diferencia de outra pessoa.
É você quem manda no seu DNA, com exceção de situações muito específicas como algumas doenças genéticas raras.
Fora essas exceções, a gente pode dizer que mais de 80% da expressão de genes ruins vem de decisões suas, e você não é escravo de um conjunto de genes desfavoráveis.
É lógico que a vida vai ser mais fácil para quem tem genes melhores, mas isso não quer dizer que você tem que entregar os pontos, porque mais vale uma epigenética bem conduzida do que alguém com genes fenomenais mas que tem péssimos hábitos de vida.
MATERIAIS EXTRAS
O que tem a ver nossos genes com Vitamina D? | Dr. Cícero Coimbra
VÍDEO – Porque não tolero tratamentos e sempre passo mal? | Pessoas hipersensíveis
VÍDEO – Doença do MOFO! Entenda o problema.
VÍDEO – VOCÊ PRECISA DESSE AMINOÁCIDO PARA TER CÉLULAS DE DEFESA
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.
FODMAPS é uma sigla para (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) que são carboidratos de cadeia curta (principalmente açúcares), fermentáveis...
FODMAPS é uma sigla para (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) que são carboidratos de cadeia curta (principalmente açúcares), fermentáveis...
FODMAPS é uma sigla para (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) que são carboidratos de cadeia curta (principalmente açúcares), fermentáveis e pouco absorvidos no...
Erros do jejum intermitente que fazem você ganhar peso
O jejum intermitente está se tornando uma moda, mas muitas pessoas cometem erros que sabotam a...
Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail
Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais
Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência.
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento Módulo 4: Protocolos de Tratamento