Início Artigos Alimentos para a Saúde Hormonal da Mulher a Partir dos 40 Anos

Alimentos para a Saúde Hormonal da Mulher a Partir dos 40 Anos

Alimentos para a Saúde Hormonal da Mulher a Partir dos 40 Anos

Alimentos para a Saúde Hormonal da Mulher a Partir dos 40 Anos

Importância dos Hormônios Femininos

Produção Hormonal: Os hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas, tecidos especializados e neurônios, fundamentais para equilibrar as funções biológicas do corpo.

Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas.

Sabemos que nas mulheres, o estrogênio, a progesterona e outros produzidos pelos ovários trabalham em conjunto com o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH) para regular os períodos menstruais e conseguir a gravidez.

Outros hormônios regulam a libido, o metabolismo e funções corporais adicionais.

  • Equilíbrio Hormonal: Essencial para a saúde reprodutiva, emocional e física.
  • Desequilíbrios Hormonais: Podem levar a condições como síndrome dos ovários policísticos (SOP), menopausa, questões de fertilidade, obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Introdução aos Alimentos

Se você enfrenta desafios com a regulação hormonal, pode se beneficiar de alimentos que promovem um sistema hormonal estável e equilibrado.

Diversos alimentos podem auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal.

1 – Algas Marinhas

  • Fonte de Iodo: Essencial para equilibrar os níveis de estrogênio e prevenir distúrbios da tireoide. Rica em zinco, selênio e outros minerais vitais para a saúde hormonal.
  • Promoção da Saúde Digestiva: As fibras presentes ajudam na regulação hormonal ao facilitar a eliminação de excesso de hormônios e toxinas.

Assista meu vídeo Alga Kelp – Uma alternativa ao lugol

2 – Abacate

  • Gorduras Saudáveis e Nutrientes: Apoiam a produção hormonal com vitaminas do complexo B, vitamina E e magnésio.
  • Equilíbrio da Insulina e Saúde Cardiovascular: Benefícios para a regulação do açúcar no sangue e manutenção da pressão arterial por conta do potássio.

3 – Nozes e Castanhas

  • Vitamina E: Reduz sintomas da menopausa como ondas de calor, palpitações e insônia.
  • Selênio: Protege a tireoide, apoiando a conversão de hormônios tireoidianos.

4 – Salmão e Sardinha

Ômega-3 (EPA e DHA): Importantes para a produção hormonal e redução da inflamação, beneficiando o humor e a cognição. Fonte de proteínas de alta qualidade que é essencial para obter aminoácidos essenciais que são importantes na produção de hormônios.

Assista meu vídeo SARDINHA OU SALMÃO? QUAL É O CAMPEÃO EM ÔMEGA-3 E O MAIS SAÚDÁVEL?

5 – Sementes de Linhaça

  • Equilíbrio Estrogênico: Fonte de lignanas, um fitoestrógeno que equilibra o estrogênio, benéfico para mulheres com SOP e na menopausa.
  • Melhora a Fertilidade: A melhoria dos parâmetros metabólicos e o equilíbrio hormonal promovido pela linhaça podem contribuir para uma melhor fertilidade em mulheres.
  • Saúde Digestiva e Eliminação de Toxinas: A fibra dietética encontrada na linhaça ajuda a promover a saúde digestiva, facilitando a eliminação regular e ajudando na desintoxicação do corpo, o que é benéfico para o equilíbrio hormonal.
  • Redução da Inflamação: Além de suas propriedades anti-inflamatórias, os ácidos graxos ômega-3 presentes na linhaça podem ajudar a reduzir os sintomas relacionados à SOP e a melhorar a saúde cardiovascular.

Assista meu vídeo SEMENTES DE LINHAÇA podem ser PERIGOSAS, NÃO cometa ESSES ERROS ❌ [o jeito certo de usar LINHAÇA]

6 – Brócolis

  • Detoxificação Hepática: Compostos que suportam a eliminação de toxinas e auxiliam no equilíbrio hormonal.
  • Suporte a Mulheres com SOP: Ao melhorar a função hepática, o brócolis ajuda na regulação dos níveis hormonais, contribuindo para o equilíbrio hormonal necessário para lidar com condições como a SOP.
  • Compostos Bioativos: Contém sulforafano e indol-3-carbinol, compostos que têm mostrado efeitos benéficos na prevenção do câncer, especialmente de mama, e no suporte à detoxificação hormonal.

7 – Chá Verde

  • Antioxidantes: Protegem contra danos oxidativos, apoiando a saúde celular.
  • Redução da Resistência à Insulina: Benefícios para mulheres com SOP, melhorando a sensibilidade à insulina e combatendo a inflamação.
  • Combate à Inflamação: O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação sistêmica, o que pode ser particularmente útil para mulheres com condições inflamatórias, incluindo endometriose e SOP.

8 – Ovos

  • Equilíbrio Hormonal: Proteínas de alta qualidade nos ovos são cruciais para a produção e funcionamento hormonal, fornecendo aminoácidos para a construção de tecidos e síntese hormonal.
  • Saúde Cerebral: Contêm colina, vital para o desenvolvimento cerebral, regulação do humor e memória.
  • Desenvolvimento Fetal: A colina nos ovos é essencial para o desenvolvimento neurológico do feto.
  • Controle do Apetite: Alto teor de proteínas e gorduras saudáveis nos ovos aumenta a saciedade, auxiliando no controle do apetite e perda de peso, útil para o equilíbrio hormonal.

Assista meu vídeo EU COMO 4 OVOS POR DIA E VOU TE CONVENCER A COMER TAMBÉM!!

9 – Alimentos Fermentados

  • Saúde Intestinal: Iogurte caseiro, missô, tempeh, chucrute e kimchi são ricos em probióticos, essenciais para uma digestão eficiente, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas e hormônios em excesso.
  • Equilíbrio Hormonal: Combatem a inflamação, auxiliando na regulação hormonal e reduzindo o risco de desordens hormonais. Uma menor inflamação está associada a um risco reduzido de desenvolvimento de desordens hormonais.

Assista meu vídeo Natto – O super alimento da soja fermentada

Conclusão

Incorporar esses alimentos na dieta pode ser uma estratégia eficaz para mulheres, especialmente a partir dos 40 anos, buscando promover a saúde hormonal.

Eles oferecem uma variedade de nutrientes essenciais que apoiam o equilíbrio hormonal, a saúde reprodutiva, emocional e física.

Referências

  1. https://www.healthline.com/nutrition/balance-hormones
  2. https://zayacare.com/blog/best-foods-to-balance-hormones/
  3. https://youtu.be/RY8EBtwv5Z0

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.