Início Nutrientes Poderosos O incrível poder de comer alho todo dia

O incrível poder de comer alho todo dia

O incrível poder de comer alho todo dia

O incrível poder de comer alho todo dia

Comer alho todo dia pode trazer proteção cardiovascular, fortalecimento do sistema imunológico, melhorar a saúde do cérebro, entre tantos outros benefícios espetaculares.
Mas, qual a melhor forma de comer alho?

Será que tanto faz comer alho cru ou cozido? Quem pode comer alho todo dia?

Vou responder essas perguntas e ainda compartilhar uma receita perfeita de alho fermentado para te ajudar na saúde cardiovascular, imunidade e saúde intestinal. 

Vamos falar sobre os inúmeros benefícios de comer alho todo dia.

Vou contar qual a melhor maneira de consumir e ainda passar uma receita TOP de alho fermentado.

O alho sempre foi considerado um alimento terapêutico e que trata doenças desde a antiguidade. E o que os antigos sabiam, a ciência está confirmando nos dias de hoje.

Pra vocês terem uma ideia, o alho é rico em nutrientes como manganês, selênio, vitamina C e vitamina B6, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde.

Além destas vitaminas, ele possui também propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

10 benefícios que você pode ter ao comer alho todo dia

Vou falar agora sobre os 10 benefícios que você pode ter ao comer alho todo dia.

1 – Promove “boa faxina” em seu corpo

O primeiro benefício é que o alho pode fazer uma boa faxina em seu corpo porque o enxofre presente na alicina protege seus órgãos contra toxinas e metais pesados.

Você já ouviu falar na alicina? Pois é, esta é uma substância derivada do enxofre e que confere aquele cheiro ou aroma característico do alho.

O composto de enxofre da alicina faz um detox no organismo, tem ação antioxidante e quelante, removendo toda a sujeira acumulada nos tecidos.

2 – Potente ação anti-inflamatória

O alho tem uma potente ação anti-inflamatória e reduz o nível de algumas proteínas inflamatórias, melhorando o índice da proteína C Reativa, que é justamente um marcador para medir a inflamação no corpo.

Então, se você tem algum tipo de doença inflamatória, como artrite por exemplo, pode se beneficiar do consumo de alho.

3 – Protege a pele contra danos causados pelos raios ultravioletas

O alho contém ainda compostos que ajudam a proteger a pele contra danos causados pelos raios ultravioletas e previne o aparecimento do envelhecimento precoce.

Isso ocorre porque as propriedades antibacterianas e antioxidantes do alho ajudam a matar as bactérias que causam acne, as famosas espinhas.

A própria alicina tem a capacidade de diminuir os danos causados pela radiação ultravioleta na pele, reduzindo o surgimento de rugas por causa de sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória.

Se você quer ter uma pele linda, já sabe que comer alho todo dia, pode ser o que faltava!

3 – Importante papel na saúde de seu cérebro

O alho tem um importante papel na saúde de seu cérebro. Ele pode ajudar a prevenir a degeneração cerebral, melhorar a memória e aumentar a saúde geral da sua mente.

A ação antioxidante protege contra doenças como o Alzheimer por exemplo.

4 – Equilibra as gorduras do organismo

Outro benefício incrível do alho é seu potencial para equilibrar as gorduras do organismo, especialmente as produzidas pelo fígado.

Esse reequilíbrio nos lipídeos pode evitar a produção de placas de gordura em suas artérias.

E esse é um dos benefícios que eu acho mais incrível sobre o alho.

5 – Reduz a pressão arterial

Ele ajuda na saúde cardiovascular porque pode reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, coisas que têm aumentado muito no mundo atualmente.

O alho estimula a produção de óxido nítrico que tem o efeito de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando assim a pressão arterial.

6 – Reduz o risco de trombose

O alho consegue reduzir o risco de trombose porque tem propriedade antiagregante das plaquetas, diminuindo a incidência de coágulos sanguíneos e reduzindo o risco de ataques cardíacos.

Assista meu vídeo Esses 10 alimentos vão ajudar a limpar suas artérias e prevenir o infarto.

7 – Potencial para atuar na prevenção do câncer

Um dos benefícios mais fascinantes do alho é seu potencial para atuar na prevenção do câncer: O consumo regular de alho pode ajudar a prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, cólon e pulmão.

O alho tem essa propriedade porque possui selênio, enxofre e substâncias que combatem o estresse oxidativo.

8 – Auxilia no controle do peso

Ele controla ainda o peso porque tem uma substância chamada inulina, que é um prebiótico que irá alimentar as bactérias boas do seu intestino e facilitar a digestão de gorduras, existindo assim uma associação positiva entre o alho e a queima de gorduras.

9 – Melhora da imunidade

Sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos e utilizados do alho é sua proteção contra infecções e a melhora da imunidade.

O alho contém compostos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças.

Ou seja, ele é capaz de combater vírus, bactérias e fungos.

Mas acho que esta informação sobre a imunidade você já conhecia, não é mesmo?

Muitas pessoas quando ficam resfriadas ou gripadas costumam fazer aquele chazinho de alho para combater ou aliviar os sintomas.

10 – Protege seu organismo contra parasitas

Um estudo feito em placas de Petri descobriu que o alho foi capaz de matar a bactéria E. coli em 12 horas, o que é bem impressionante.

Mas, o interessante é que o próprio odor de alho tem a capacidade de matar os micróbios.

Imagine que você pode se proteger de micróbios invasores somente pelo hálito de alho, bem incrível mesmo pessoal, mas realmente ficar com bafo de alho pode ser incomodo, não é?

Afasta bactérias mas acaba afastando namorada também. Brincadeiras a parte, o alho consegue ainda proteger seu organismo contra parasitas, outro benefício bem interessante.

Já ouviu falar dos organofosfatos ou organofosforados?

O alho protege seu sistema imunológico dessas substâncias químicas, que são pesticidas, agrotóxicos, usados na agropecuária.

Inclusive usadas aqui no Brasil. Assim, quando você come alho, você limpa seu corpo e faz um detox destas toxinas que são muito nocivas para sua imunidade.

Então, comer alho todo dia pode ser um protetor importante contra esses venenos.

Alerta importante!

Pessoal, um alerta importante. 80% de todo o alho produzido mundialmente vem da China.

Infelizmente, muitos produtores chineses utilizam alvejantes e químicos para deixar o alho mais branco e sem manchas, e ele é também contaminado com pesticidas.

Então, o alho Chinês geralmente é mais barato e com coloração branca ou levemente acastanhada.

Como alternativa, é importante procurar consumir alho orgânico ou de produtores locais, como o alho brasileiro, que tem a casca mais roxa e é fácil de ser identificado.

Além disso, a escolha por alho de origem conhecida ajuda a garantir a qualidade e a segurança do produto.

CONCLUSÃO: pode comer alho todo dia?

Não existe uma regra geral, mas você pode comer seguramente de um a dois dentes de alho por dia para obter os principais benefícios.

Para extrair o máximo benefício do alho, dê preferência para consumi-lo cru porque o cozimento destrói a alicina e outras substâncias importantes.

Os importantes fitonutrientes do alho podem sobreviver a temperaturas de até 100 graus Celsius por pelo menos 20 minutos.

Faça ele picado, moído ou raspado e deixe descansando cerca de 10 minutos para aumentar os níveis de alicina, depois é só consumir, seja fora ou dentro de uma refeição.

E quais os possíveis efeitos colaterais?

Bom, tirando o cheiro e o odor do alho que são bem fortes e que podem afastar as pessoas de você, alguns podem ter problemas de refluxo ou azia quando comem muito alho, especialmente cru, então a solução é comer o alho cozido.

Quem toma anticoagulantes ou remédios afinadores de sangue, ou mesmo ginkgo biloba e ácido salicílico; na forma de AAS ou aspirina, por exemplo, deve tomar cuidado ao consumir alho porque ele aumenta o risco de sangramentos nestes casos.

Além disso, quem precisar fazer uma cirurgia, deve evitar o consumo de alho 7 dias antes e 7 dias depois da operação.

Receita para imunidade e também na saúde intestinal

Agora quero compartilhar com você uma receita muito interessante para ajudar na sua imunidade e também na saúde intestinal.

Esta receita é simples e fácil de fazer, basta ter alho, mel e um pote de vidro com tampa.

Tanto o alho comum quanto o alho negro podem ser usados, ambos têm propriedades incríveis.

A fermentação do alho aumenta a quantidade de antioxidantes e nutrientes, além de tornar o sabor do alho cru bem mais suave.

Durante a fermentação, as bactérias benéficas consomem o açúcar do mel e produzem ácido lático, melhorando o sabor e aumentando a quantidade de probióticos, benéficos para o intestino.

Sobre o alho negro assista meu vídeo Cuide de seu coração e do diabetes – Conheça o alho envelhecido

Vamos a receita

  • Use 2 cabeças de alho e descasque todos eles para depois misturar com mel em um frasco de vidro com tampa.
  • Deixe cerca de 2 cm de espaço sem nada na parte superior.
  • Mexa o alho com o mel no pote todos os dias para garantir a fermentação e abra um pouco o pote para sair o gás carbônico que é produzido.
  • Deixe o frasco em um local escuro e em temperatura ambiente por até 30 dias, nunca se esquecendo de mexer diariamente para misturar os ingredientes.
  • Após esse tempo, ele está pronto para ser consumido e você pode comer alho todo dia, de 1 á 2 dentes por dia.

Continue comigo e assista esse vídeo relacionado que é sensacional, prevenção do câncer com alimentos como o alho:

Referências

  1. https://www.youtube.com/watch?v=5E7tvaITwEw
  2. https://www.youtube.com/watch?v=imO33X-SbDY
  3. https://www.youtube.com/watch?v=IxBWusSWP20
  4. https://www.youtube.com/watch?v=V_p9ucTXdf4
  5. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/09/18/internas_economia,626753/alho-brasileiro-sofre-com-concorrencia-desleal-mas-tem-melhor-qualida.shtml

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.