• Vamos falar aqui sobre endurecimento de artérias a chamada aterosclerose. As pessoas pensam que esta simplesmente associado ao colesterol. Isso é mito !  Saiba mais sobre o mito do colesterol.
  • Quando a gente fala sobre aterosclerose, que é o endurecimento que leva depois ao entupimento das artérias, existe a formação de uma placa. É esta placa que vai entupir a artéria. Para que a placa se forme o processo sempre se inicia com um machucado na parede interna da artéria que é a parte que fica em contato com o sangue. Esse machucado forma uma micro-hemorragia. O colesterol nesse caso funciona como um band-aid para cobrir o machucado, ele se junta com o cálcio e forma um curativo naquela área da parede que se machucou. [cena da mãe aplicando curativo no filho] O colesterol vai lá para ajudar na cicatrização, portanto o colesterol não é bandido, ele é bombeiro que vai lá para salvar. O que acontece com o colesterol é o que acontece as vezes com um bombeiro herói e que salva vidas, as vezes o bombeiro fica preso no meio do incêndio e se torna também vítima. Ele passa a fazer parte do problema ao tentar resolver esse problema. Entenda que o colesterol é tão vítima quanto você. Quando você mata o colesterol você está matando o bombeiro. O colesterol só deve ser abaixado no sangue na marra quando está realmente muito alto, quando é uma doença genética por exemplo, porque os remédios para baixar tem muitos efeitos colaterais. Na maioria das pessoas o colesterol sobe no sangue como resposta do organismo a uma outra coisa que está acontecendo – pode ser baixa da tireóide, pode ser baixa dos hormônios sexuais, pode ser insulina muito alta no sangue. Se você cortar açúcar, álcool e carbo refinado por 30 dias seu colesterol vai cair, sem remédios.
  • Mas o que causou o machucado em primeiro lugar ? Vários processos inflamatórios que hoje em dia cada vez mais está se concluindo que a base é autoimune, uma auto-agressão do corpo. Uma das coisas importantes é a vitamina C, a falta dela pode ser a causa do machucado na parede da artéria. Muitas pessoas não consomem vegetais de maneira suficiente e não fazem a menor ideia de como está a vitamina C do seu sangue. Pessoas estressadas normalmente tem pouca vitamina C no organismo, eles gastam demais, principalmente as glândulas adrenais consomem muito. A vitamina C natural é diferente da sintética, porque ela está ligada ao um complexo com o cobre, chamado tirosinase, que ajuda a formar colágeno. Então uma das importantes funções da vitamina C é ajudar a formar o colágeno que inclusive reveste a parede das artérias. Então é fundamental a vitamina C natural que você pode obter da água com limão.
  • Outro problema é o excesso de insulina. Quando voce come muita açúcar ou carbo refinado (farinha, pão, massas) voce obriga seus pâncreas a produzir muita insulina e no começo ele dá conta. Mas esse excesso de insulina é altamente inflamatório. Além de subir o colesterol, como já falamos nesse video, ele vai também produzir o machucado na artéria.
  • Então, já falamos do curativo que o corpo faz, que usa colesterol e cálcio. Se você consome cálcio demais ou se você estiver com carência de vitamina K2, o curativo fica grande demais porque acumula muito cálcio. A vitamina K2 é o GPS do cálcio que orienta o cálcio ir para o osso. Sem a K2 o cálcio se perde no trânsito e vai parar na artéria e ajuda a entupir a artéria, porque o curativo formado com colesterol e cálcio acumula cálcio demais e vai ficando grande demais. Ao ficar grande ele vai entupir a artéria que é o que nós não queremos que aconteça. Então a K2 vai ajudar a não acontecer isso e o magnésio também vai ajudar a equilibrar o cálcio. O k2 além de ser o GPS do cálcio para ele chegar ao osso, também vai reduzir o cálcio das paredes das artérias, portanto é fundamental.
  • Então vai anotando, já falamos até agora da vitamina c, K2 e magnésio. Voce conhece alguem com deficiencia de sinvastatina [outras estatinas]. Não, mas eu conheço muita gente deficiente de C, K2 e magnésio. Para deixar suas artérias elásticas e saudáveis voce precisa desses elementos. A melhor forma de obter é de uma alimentação saudável.
  • Onde voce vai achar o magnesio ? Dos alimentos verdes escuros.
  • E a vitamina C ? Dos vegetais e frutas cítricas, já falamos do limão.
  • E a K2 ? Dos ovos, carnes orgânicas, fígado, no natto. Está nas gorduras! Você percebe a ironia ? As mesmas gorduras demonizadas pelos médicos, são elas que ajudam a salvar as suas artérias.
  • O mais triste é que se você já estiver em um processo de entupimento provavelmente vão te dar um remédio chamado coumadin ou marevan para deixar seu sangue fino, para tentar impedir o entupimento. Só que esse remédio bloqueia a vitamina k1 e seu médico vai mandar você parar de comer vários vegetais porque eles são ricos em K1, aí você vai ficar deficiente também de vitamina C que ja falamos aqui a importância fundamental dela ! E a vitamina C sintética não vai ajudar.
  • Aqui vai um aviso muito importante. Muito cuidado com o cálcio, não tome na forma de carbonato, se você tiver osteopenia ou osteoporose tome na forma de citrato malato. Se você não tiver osso fraco ou câimbras nas batatas nas pernas, que pode ser um indicativo de falta de calcio, não suplemente calcio porque você pode obter da alimentação.
  • Uma coisa que eu não falei aqui ainda foi sobre o óxido nítrico, ele também ajuda na saúde das artérias, assista a este vídeo.
  • Então vamos lá, vamos revisar tudo, o que precisamos para ter saúde das artérias e impedir a formação da placa que vai entupir as artérias ? O que precisamos para manter as paredes das artérias elásticas e saudáveis ?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.