A melhor maneira de remover agrotóxicos de suas frutas e verduras

A melhor maneira de remover agrotóxicos de suas frutas e verduras

Qual a melhor maneira de remover agrotóxicos de seus legumes e frutas?

Você já deve estar cansado de saber que os melhores alimentos para a sua saúde são aqueles produzidos naturalmente pela mãe terra.

Mas, mesmo consumindo esses alimentos da natureza, existe os riscos a sua saúde causados pelos defensivos agrícolas ou seja, pelos agrotóxicos.

Frutas e vegetais que estão expostos e disponíveis nos mercados e na maioria das feiras livres, têm uma “cara” boa, atrativa, são lindos, não é?

Mas não se engane! Eles podem esconder em suas cascas uma película de resíduos de agrotóxicos usados na lavoura que podem trazer danos a sua saúde como:

  • certos tipos de câncer;
  • sintomas de TDAH;
  • autismo;
  • doença de Parkinson;
  • demências;
  • problemas intestinais;
  • abortos;
  • danos ao desenvolvimento de fetos;
  • entre muitos outros problemas sérios.

E existe alguma alternativa, então para fugir e remover agrotóxicos?

Sim, a primeira alternativa é procurar por produtos orgânicos e a segunda alternativa é tentar retirar ao máximo esses químicos perigosos dos alimentos que você ingere.

E, é sobre como retirar agrotóxicos dos vegetais e frutas que eu vou contar nesse artigo.

Vou dar indicação de técnicas diferentes e que eu utilizo aqui na minha casa.

Uma seguidora pediu para eu falar sobre os alimentos que mais contém pesticidas e fungicidas no Brasil, então vamos rapidamente aos dados.

Dados sobre uso de agrotóxicos 

Foi feita uma pesquisa pelo Ministério da Agricultura em 2021 para analisar quais são os alimentos que mais possuem agrotóxicos no Brasil e as amostras analisadas mostram que esses alimentos são o feijão-de-corda, pimentão, uva, tomate e abacaxi.

Outros também apresentaram riscos de acordo com o último relatórios da ANVISA, e são eles:

  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Morango;
  • Pepino;
  • Cenoura
  • Alface.

Claro, esta é uma lista que não se esgota, pois existem outros legumes e frutas que poderiam estar nela.

Existem centenas de pesticidas ou agrotóxicos, muitos deles perigosos para a saúde. Mas vou falar rapidamente de apenas um deles, o glifosato.

Este é um pesticida utilizado para matar ervas daninhas em plantações. Mas ele não mata somente ervas daninhas pessoal, mata tudo o que cresce na terra.

Mas se isso é verdade, como se pode plantar com este agrotóxico?

Agora entra a mágica. A nossa querida ciência manipulou geneticamente as sementes para que elas cresçam e sejam resistentes ao glifosato.

Ou seja, agricultores são dependentes de sementes patenteadas pela indústria e são quase que obrigados a usar este pesticida.

Não podemos esquecer, amigos, que os agrotóxicos estão presentes também em uma grande variedade de alimentos além das frutas ou vegetais frescos, estão presentes nas leguminosas, cereais, trigo, cevada, chá, café e cacau.

Assista meu vídeo NUNCA consuma esses 8 ALIMENTOS PERIGOSOS e INFLAMATÓRIOS

Alimentos ultraprocessados seria a alternativa?

E se você pensou agora mesmo: Já que tudo está problemático, vou ficar então com os deliciosos alimentos ultraprocessados.

Bem, a coisa toda piora e muito, sabe porque?

Além de conter uma série de substâncias químicas que podem comprometer a sua saúde, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) identificou vestígios de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados como em empanados de frango (nuggets), requeijão, presunto, mortadela e salsicha.

Você esta se sentindo num mato sem cachorro, não é?

😢 Socorro, o que fazer???

Bom pessoal, de fato a única maneira totalmente segura de se alimentar corretamente é plantando a sua própria comida, já que você pode usar adubos ou antibióticos naturais para controlar as pragas ou a outra maneira é comprando de um produtor orgânico de confiança.

Então, se você vive nas cidades, como a maioria de nós, e não tem como plantar a sua própria comida ou mesmo não tem condições financeiras de comprar orgânicos porque sabemos que infelizmente, são mais caros, será que existe uma forma segura de remover agrotóxicos de suas frutas, verduras e legumes?

Sim, existe! E vou contar o que eu indico para meus paciente e o que eu mesmo faço em minha casa.

3 maneiras seguras de remover agrotóxicos

Lavar só com água ajuda mas não é o bastante.

Tem gente que usa vinagre ou água com sal na esperança de remover agrotóxicos, mas será que adianta?

Claro, você vai conseguir remover um pouco dos pesticidas, mas não todos.

1 – Deixar de molho no vinagre ou água com sal

Um estudo analisou duas formas de se remover agrotóxicos como o DDT que é um pesticida organoclorado: a primeira maneira é deixando de molho os legumes e frutas no vinagre e a outra forma em água com sal durante 20 minutos.

Os dois métodos foram bem, mas o problema do vinagre é o gosto ácido residual que fica nos alimentos, já que precisa deixar em uma quantidade maior de vinagre e nem todo mundo gosta.

Bom, vamos para as técnicas que acho mais interessante.

Mas, antes de tudo, lembre-se de lavar normalmente as frutas e verduras em água corrente para tirar as sujeiras maiores e só depois você deve deixar de molho e usar uma das técnicas que vou mencionar.

2 – Deixar de molho em solução preparada com água oxigenada

Vou mencionar outra técnica legal que é fantástica para remover agrotóxicos.

Você já ouviu falar em peróxido de hidrogênio? Que nome difícil e complicado para água oxigenada, não é mesmo?

Todo mundo deve ter em casa, ela é muito usada para limpar feridas ou machucados.

A vantagem da água oxigenada é que ela tem grande ação contra bactérias, vírus e pode remover pesticidas, fungicidas e todo tipo de herbicida presente nas frutas e legumes.

Eu gosto da água oxigenada porque ela não é tóxica quando usada corretamente.

Mas posso usar qualquer peróxido de hidrogênio para fazer isso?

O problema da água oxigenada da farmácia é que ela contém estabilizadores e não queremos isso em nossa comida.

O correto é você comprar um peróxido de hidrogênio com alto grau de pureza. Geralmente você encontra para comprar como peróxido de hidrogênio P.A de grau alimentar.

O certo é usar a opção de 3% ou se você achar um peróxido de hidrogênio P.A de 35% você vai ter que fazer a diluição correta para chegar aos 3%.

Essa diluição é feita em 9 partes iguais de água para 1 parte igual de peróxido de hidrogênio P.A de 35%.

Nessa mistura para deixar suas frutas e verduras você também pode usar o de vinagre de álcool, mas tem que ser somente o de álcool e neste caso não vale o vinagre de maçã.

Você vai colocar para cada 1 litro de água filtrada, 2 colheres de sopa de água oxigenada 3% que equivale a 10 volumes (peróxido de hidrogênio P.A) e mais 2 colheres de sopa de vinagre de álcool (fermentado acético).

Agora é só mergulhar e deixar suas verduras, frutas e legumes de molho por cerca de 20 minutos, lavando tudo após este processo.

3 – Deixar de molho em água com bicarbonato de sódio

Outra técnica que funciona melhor ainda e que eu até prefiro usar é deixar suas frutas e legumes de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio por 15 minutos.

Para preparar esta mistura, você precisa adicionar 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de água filtrada.

O ideal é você ter um pincel com cerdas macias para limpar os vegetais mais duros, como cenouras, abóboras, batata-doce ou vegetais de fibra mais dura.

Materiais Extras

VÍDEO – O REMÉDIO MAIS BARATO DO MUNDO – CONTRA A INFLAMAÇÃO CRÔNICA

Referências

  1. https://www.youtube.com/watch?v=qxgdsFIrdog
  2. https://universodenegocios.com.br/alimentos-com-mais-agrotoxicos-no-brasil/
  3. https://www.youtube.com/watch?v=DCBqb91S3uw
  4. https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/07/28/pesquisa-detecta-agrotoxicos-nos-alimentos-ultraprocessados-consumidos-pelos-brasileiros.ghtml
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Terapia das cores no seu prato

Terapia das cores no seu prato Todos os dias, estamos rodeados por todo os tipos de cores: o vermelho brilhante do sinal de do transito em...

Quantos ovos devo comer por dia?

Quantos ovos devo comer por dia? Quantos ovos devo comer por dia? Essa pergunta se tornou muito atual porque o ovo é um alimento chave...

O que causa caspa e como se livrar dela de forma natural?

Caspa como tratar de forma natural? O que causa caspa e como se tratar dela de forma natural? Quem nunca passou por isso? Você se prepara...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect