Você que está parado em casa pode estar com câimbras. Como tratar?

Muita gente que está presa dentro de casa por conta do COVID-19 está sofrendo de câimbras.

Eu vou dividir com vocês as causas das câimbras e como evitar e tratar.

Causas das câimbras

Tem várias causas para câimbras, especialmente nas pernas, mas aqui eu vou focar no que interessa para você no dia a dia.

Você que está enfiado dentro de casa, comendo só porcaria, deve estar com várias câimbras de ficar tanto tempo vendo Netflix e jornais apocalípticos….

Você deve estar com deficiência de minerais porque não come natural e sim comida processada.

Deve estar desidratado porque não toma água, só toma birita, suco de caixinha e refrigerante… e também está paradão e isso desequilibra os seus músculos, faz descansar demais alguns e forçar outros, o que leva as câimbras.

Efeitos nos músculos

Sentar-se ou deitar-se por muito tempo pode predispor ao mau funcionamento dos músculos, pois as fibras musculares podem se tornar hiperativas.

Quando o músculo está “ligado” e não pode relaxar, você acaba tendo uma câimbra. Se você sentir câimbras por ficar sentado ou deitado por longos períodos de tempo, tente passar alguns minutos caminhando por cada hora em que estiver sentado.

Então vamos a mais dicas de como evitar câimbras

Já falamos para você se mexer, agora vou te pedir para beber água, pelo menos 8 copos de água por dia.

Também é importante evitar desequilíbrios eletrolíticos. Especialmente deficiência dos minerais magnésio e potássio.

Você pode tomar cloreto de magnésio, saches de 33 gramas diluído em um copo de água e tomar 50 a 100 ml, ou um copinho de cachaça, duas vezes ao dia.

Comer bananas também para aumentar seu potássio, de preferencia bananas que estão começando a ficar maduras para ajudar nas fibras e não ingerir frutose demais.

Mantenha-se ativo!

Manter-se ativo é uma ótima maneira de prevenir espasmos musculares, pois as pessoas que estão em boa forma física mantêm mais massa muscular e geralmente têm menos inflamação, além de tenderem a ser mais flexíveis.

Os aquecimentos e alongamentos adequados antes e após o exercício podem ajudar a impedir que os músculos fiquem excessivamente cansados ou contraídos.

Antes de um treino, tente se aquecer, correndo parado no lugar, e faça uma versão mais leve do exercício antes, para se aquecer, aumentando gradualmente sua frequência cardíaca e fazendo movimentos dinâmicos que tragam sangue para os principais músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Quando você terminar de se exercitar, gaste de 10 a 15 minutos esticando seus principais grupos musculares, mantendo os alongamentos por pelo menos 20 a 30 segundos.

Em caso de câimbras após exercícios

Em caso de câimbras, tente aplicar calor em áreas onde você freqüentemente sofre espasmos, usando uma toalha aquecida, bolsa de água quente ou uma almofada elétrica de aquecimento.

Coloque a compressa quente sobre os músculos tensos enquanto os massageia.

Você pode até mesmo usar uma sauna de infravermelho, caso tenha, e é vendida na amazon.com.

Você pode também fazer aplicações de bolsa de gelo em áreas inchadas ou doloridas várias vezes ao dia.

Outras dicas

Câimbras como tratar? Sal de Epsom

O sal de Epsom é naturalmente rico em magnésio, e ele penetra na pele para atingir músculos tensos quando você adiciona a um banho quente.

Então, os sais de Epsom são uma maneira fácil de prevenir a deficiência de magnésio, aliviar o estresse, acalmar os músculos e desintoxicar o corpo.

O calor também ajuda a relaxar os músculos e pode até aliviar a ansiedade, se isso estiver contribuindo para o aperto nas costas ou no pescoço.

Se você não tem banheira em casa, use o chuveirinho e aponte-o para os músculos contraídos.

Depois de um banho quente, você pode massagear óleos essenciais relaxantes ou analgésicos nos músculos, incluindo óleos de hortelã-pimenta ou lavanda.

Corrija sua postura

Câimbras como tratar? Corrija sua postura

Ficar inclinado ou debruçado pode enfraquecer os músculos do pescoço ao longo do tempo, enquanto também sobrecarrega os músculos das costas, aumentando a inflamação nessa região e nos ombros além de muitos outros problemas graves.

Tente consultar um quiroprático ou fisioterapeuta para ajustes, se a condição se tornar frequente e séria, ou pelo menos considere usar uma cadeira de correção de postura, como é o caso de uma cadeira ergonômica, se você estiver se sentando por muitas horas por dia.

Também existem exercícios de postura que você pode praticar. Converse com seu fisioterapeuta ou quiroprata.

Preciso reforçar aqui, que além de tudo que citei nesse artigo, tem várias causas de câimbras e algumas delas são efeitos colaterais de remédios ou doenças graves como esclerose múltipla ou doença arterial periférica.

Lembrando pessoal, não faça nada sozinho, sempre peça o auxílio de um médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.