As várias faces do magnésio

Este mineral é um cofator essencial em mais de 300 reações enzimáticas no organismo. Ele pode ser administrado de várias formas, ligado a sais (cloreto, citrato, etc.), e a aminoácidos (treonato, glicina, malato, etc.). Em geral quando se quer que ele atinja altas concentrações dentro das células se administra na forma quelata, ou seja, ligado a aminoácidos.

 

Na dieta contemporânea não é rara a sua deficiência, porque na manufatura dos produtos alimentícios se perde este valioso mineral. Quem não tem hábito de ingerir verduras, legumes, nozes e grãos certamente terá deficiência. Ele é fundamental na prevenção e tratamento de várias doenças.

 

1- Pressão alta – A maioria das pessoas que tem hipertensão arterial tem deficiência de magnésio. Deve ser suplementado em todos os que possuem a doença

 

2- Doenças cardiovasculares – Doenças como o Infarto do miocárdio são muito mais comuns em quem tem falta do mineral

 

3- Mitocondriopatias – Em várias formas de doenças em que o metabolismo mitocondrial está comprometido, como é o caso da síndrome de fadiga crônica, câncer e fibromialgia, o magnésio na forma de malato ajuda muito. O íon de Mg reduz a carga eletroquímica do ATP, ajuda na sua movimentação dentro da célula, e também auxilia a atrair várias estruturas celulares que necessitam de energia para funcionar.

 

4- pedras nos rins – Na maioria das pessoas que desenvolvem cálculos com frequência há hipomagnesiúria (pouco magnésio na urina). Isso porque o magnésio contrabalança efeitos negativos do cálcio.

 

5- dores articulares – Na forma de cloreto, e em altas doses, ajuda a controlar dores de juntas

 

6- processo digestivo e constipação – Também na forma de cloreto, tem efeito laxativo, ativa e equilibra as enzimas digestivas

 

7- cérebro – na forma de treonato atravessa melhor a barreira hematoencefálica e ajuda a acalmar o cérebro e preservar funções cognitivas. O magnésio é cofator essencial na produção da serotonina, um dos principais neurotransmissores do cérebro. A deficiência de Magnésio no hipocampo está associada ao Alzheimer e ao maior acúmulo de Alumínio no cérebro – deficiência de Mg facilita entrada e intoxicação por metais pesados. O Mg também previne convulsões e enxaquecas.

 

8- osteoporose – em conjunto com cálcio, proteínas, Vitaminas A, D e K e boro, o magnésio ajuda a prevenir e tratar ossos fracos, principalmente após a menopausa/ andropausa

 

9 – bronquite asmática – 20% dos asmáticos são deficientes em magnésio e este elemento ajuda no tratamento pois tem a qualidade de melhorar o sistema imunológico e de diminuir os processos inflamatórios.

 

10- Diabetes – Mg é vital para produção, função e transporte da insulina.

 

11- Lipoproteínas (“colesterol”) – O Mg modula a ação da enzima HMG-COA redutase ajudando a equilibrar os níveis de colesterol.

 

Possíveis diminuidores dos níveis de ‪Magnésio‬:

 

   1-‪  Stress‬
   2- excesso de‪ café‬
   3 – ‎anticoncepcional‬ ‎hormonal‬
   4- ‪ exercício físico‬ excessivo
   5- açúcar‬ e carboidratos‬ simples
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

39 COMENTÁRIOS

  1. tenho osteoporose na coluna lombar 0,845 DMO e t-score -2,8 e osteopenia colo femoral DMO 0,769 e t-score -1,9 e femur total DMO 0,767 e t-score -1,9 – exame feito de Densiometria Ossea em 27/09/2017.
    a medicação que tomo : vitamina D3 – 5000ui 1 vez por semana/ carbonato de calcio 500mg + colecalcifenol 400ui 1 vez por dia/ magnesio treonato 200mg + selenio quelado 100mcg + K2 -100mcg + potassio quelado 50mg – 1 vez por dia.
    minha pergunta é a seguinte : esta correto esta medicação , falta algum complemento? e as quantidades estão certas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...