Então vamos conversar sobre 20 coisas que mantém você deficiente em minerais.
- Nas técnicas de larga escala na produção de alimentos, os fazendeiros não repõem os minerais necessários no solo. Eles basicamente usam o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), e não colocam de volta os minerais traços, como selênio, iodo e o zinco.
- Antiácidos. Com todo mundo estressado e comendo mal, sem mastigar os alimentos e basicamente se entupindo de produtos industrializados, pelos menos 30% das pessoas usam algum tipo de antiácido. Eles bloqueiam alguns minerais especialmente o cálcio.
- Falta de ácido no estômago, seja por uso dos antiácidos ou pelo envelhecimento. Se você tem pouco ácido no estômago isso vai causar a abertura da válvula que impede o refluxo ácido para o esôfago. Então na maioria das vezes o refluxo é provocado por pouco ácido e não por excesso de ácido no estômago como é o senso comum. Pouco ácido no estômago vai bloquear a absorção de zinco, cálcio, ferro e vários outros minerais. Você pode desconfiar que tem pouco ácido no estômago se tem gases cerca de uma hora depois de comer e dificuldade de digerir carne.
- Cortisol. Vários remédios antiinflamatórios esteroidais, que imitam a hidrocortisona produzida nas adrenais, como a prednisona ou a dexametosona, vão reduzir o potássio do seu corpo.
- Vários medicamentos ou fármacos. Existem vários mas vou dar o exemplo aqui dos diuréticos, eles vão diminuir seus níveis de potássio, com excessão de uma classe chamada poupadores de potássio mas esses acabam aumentando o risco do excesso de potássio.
- Anticoncepcionais orais. Esse vão reduzir o magnésio e o zinco.
- Café em excesso vai reduzir cálcio, magnésio, potássio e sódio, ou seja basicamente todos os eletrólitos.
- Refrigerantes de soda. Tem muito fósforo e isso reduz o cálcio e o potássio.
- Açúcar, que reduz potássio, magnésio, cromo e zinco.
- Insulina em altos níveis que vai atingir pessoas com pré diabetes. Isso bloqueia minerais e vitaminas. Especialmente potássio, magnésio e cromo.
- Hipertireoidismo, ou seja, excesso de ação da tireóide, isso causará deficiência de cálcio, magnésio e selênio.
- Estresse. Isso vai ativar o seu próprio cortisol natural do corpo que vai gastar cálcio, potássio e vitaminas do complexo B, como B1 e B5.
- Grãos. Eles tem algo chamado de ácido fítico que atrapalha a absorção de minerais. Por isso é bom consumir grãos depois de ficarem algumas horas de molho, que vai reduzir os níveis dos fitatos. E cereais refinados como pão ou massa você vai perder as vitaminas do complexo B, potássio e cálcio.
- Oxalatos. Esse são constituintes de alguns vegetais e podem formar pedras nos rins, se juntar com o cálcio dentro dos rins. Algumas pessoas tem a tendência de absorver muito o oxalato e ele bloqueia a ação do cálcio no organismo.
- Não consumir vegetais o suficiente. Porque essas são as grandes fontes de minerais no organismo.
- Não consumir algas, vegetais e frutos do mar. Esses são ricos em iodo. Isso é um problema em especial para…
- Mulheres grávidas. Elas tem uma demanda grande por iodo. E muitos dos poliminerais sintéticos vendidos tem a forma errada de minerais que são dificilmente absorvidos. Então se estiver grávida coma algas como o wakame e o Kombu.
- Ser vegano. Se escolher esse caminho precisa saber o que está fazendo. Tem vários nutrientes difíceis de obter entre eles o ferro. Então vegano precisa consumir muitas algas, cogumelos e grãos integrais como a quinoa.
- Exposição ao mercúrio que faz perder magnésio e cálcio.
- Exposição ao chumbo. Faz perder cálcio.
Para saber mais detalhes sobre poliminerais eficazes, faça parte do grupo de apoiadores.