Refrigerantes diet associados a acidentes vasculares cerebrais e demência
Estudo publicado no jornal Stroke em Abril desse ano estabelece correlação entre consumo de bebidas adoçadas artificialmente e derrame e demência.
Depois de seguir ~ 4.000 pessoas ao longo de catorze anos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que consumiram mais de uma lata por dia de refrigerante adoçado artificialmente apresentaram cerca de três vezes mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico (derrame) ou ainda demência, enquanto que os bebedores de refrigerantes com açúcar não apresentaram aumento de risco.
Como se trata de um estudo observacional, a correlação não significa necessariamente relação causa e efeito, ou seja, apesar de muito suspeitos, os resultados do estudo não podem automaticamente nos levar a concluir que foi o refrigerante diet que provocou derrames ou demências. Mas várias evidências acumuladas ao longo dos anos de outros trabalhos já nos dão dados suficientes para correr de qualquer bebida adoçada com os adoçantes comuns, com exceção da Stevia, xilitol e manitol. Por exemplo, estudos recentes sugerem que os adoçantes comuns podem afetar negativamente a nossa microbiota intestinal.
A atual pesquisa nos diz que há muito sobre adoçantes artificiais que não sabemos, como o seu exato impacto na microbiota intestinal e nas diferentes bactérias que fazem parte dela. E uma vez que existem vários diferentes edulcorantes artificiais utilizados em diferentes bebidas (aspartame, sucralose, etc), vai demorar um longo tempo até que a Medicina convencional se convença de que de fato não fazem bem a Saúde. Você vai esperar por isso para parar de tomar refrigerantes, com adoçantes ou não ? Eu já parei faz tempo.
Se você gostou desse post por favor curta e comente. Deixe sua opinião.
Dr. Alain Dutra – Médico
Lives e textos sobre saúde e qualidade de vida.