Conheça os três óleos essenciais mais usados no Mundo

Óleos essenciais mais usados no Mundo

Hoje se fala muito sobre óleos essenciais, mas será que você conhece os três óleos mais usados no Mundo?

Acompanhe o vídeo até o final e aprenda mais sobre esses três óleos, suas propriedades e usos.

Existem centenas de Óleos Essenciais com propriedades únicas e poderosas, porém alguns deles são mais reconhecidos e utilizados amplamente para a nossa saúde e bem-estar.

Neste artigo, vamos descobrir porque a Lavanda (Lavender), o Hortelã-Pimenta (Peppermint) e a Melaleuca (Tea Tree) são os mais utilizados em todo o mundo.

01 – Óleos essenciais mais usados – Óleo de lavanda

O campeão de vendas é o óleo de lavanda:

  • Ela ajuda você a ter um sono mais repousante;
  • Ela é adstringente, isso significa que ajuda a desengordurar;
  • É anti-histamínica, ou seja, tem capacidade de combater as alergias ao bloquear a histamina que é a principal substância liberada nesses processos;
  • Ela é analgésica e calmante;
  • É antiespasmódica, ou seja, evita cólicas;
  • Antibacteriana, mata as bactérias;
  • Cardiotônica, assim ajudando o coração a funcionar melhor;
  • CIcatrizante para a pele também.

A lavanda já é utilizada a mais de 2500 anos por sua propriedades sedativas, antioxidantes, anti-histamínicas, adstringentes e como toda pétala de flor, também foi muito usada para tratamentos dermatológicos.

O óleo essencial de lavanda é calmante e sedativo, e por isso melhora muito a qualidade do seu sono.

Foi feito um estudo para comparar sua eficácia com o remédio Rivotril, muito utilizado em tratamentos para Ansiedade, depressão, distúrbios do sono, síndrome do Pânico e agorafobia.

Os estudos comprovaram que o óleo essencial foi tão eficaz quanto as medicações e sem efeitos colaterais e sinais de dependência.

Por suas propriedades relaxantes, anti-espasmódicas e hipotensivas, o óleo essencial de lavanda é um analgésico natural eficiente. Ideal para tratar dores de cabeça e enxaquecas, e cólicas abdominais e menstruais.

Por suas propriedades calmantes e adstringentes, sempre foi utilizado para tratar cortes, ferimentos e queimaduras.

Foram feitos mais de 100 estudos para comprovar esses benefícios bactericidas e anti-fúngicos, e por isso, é eficiente na cicatrização da pele.

Simplesmente aplicar a lavanda localmente na área em que deseja tratamento reduz a inflamação e a intensidade das dores.

02 – Óleos essenciais mais usados – Hortelã Pimenta

Agora vamos ao segundo óleo: O hortelã pimenta tem na sua composição principalmente o mentol, de 30 a 60%.

Ele é analgésico, refrescante e baixa a pressão arterial, baixa a temperatura corporal, é revigorante, expectorante, vasoconstritor, também é estimulante.

Ajuda na dor de cabeça, tensão no corpo, ao inalá-lo você fica mais alerta e ajuda no sistema digestivo.

Por ter ação mucolítica ele ajuda a quebrar o muco e pode ser inalado para ajudar na coriza. Assim como o óleo de lavanda tem ação anti-histamínica. Ajuda muito nas cólicas.

Foram feitos estudos que demonstraram que o óleo essencial de Hortelã-pimenta tem atividades antimicrobianas e antivirais significativas.

Também tem propriedades antioxidantes, ações anti-tumorais, antialérgicos e analgésicos. Pense em um óleo excelente para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Ao ser aplicado no local da dor, o óleo essencial de hortelã pimenta causa frescor e diminui a pressão, aliviando dores.

Também ajuda a tratar quem sofre de tensão e rigidez muscular, e alergias e urticárias. Por sua capacidade anti-inflamatória, alivia os sintomas de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite e tosse.

Ideal para quem sofre de muito calor, é só passar na nuca e em 5 minutos você tem um ar condicionado na sua nuca. Excelente para quem gosta de fazer treinos outdoor, crossfit, ou correr na praia.

Impede a motilidade da musculatura visceral do estômago, útero, bexiga e intestino, e por isso alivia cólicas, dores estomacais e incontinência urinária. Chá de hortelã pimenta sempre foi muito utilizado, pois auxilia na digestão.

Promove a eliminação de gases que se acumulam no tubo digestivo e no intestino. Devido ao composto Mentol, ao ser inalado, desobstrui os seios nasais e relaxa os músculos da passagem nasal aliviando muitos problemas respiratórios como alergias,congestão nasal, sinusite, bronquite e resfriado comuns.

03 – Óleos essenciais mais usados – Óleo de melaleuca

O terceiro óleo que vamos discutir aqui é melaleuca, conhecido nos EUA como tea tree. É um antisséptico e antibacteriano poderoso, antifúngico e antiparasitário.

Tem grande eficácia no tratamento de acne. Também analgésico e descongestionante. Um óleo muito essencial no tratamento da caspa e micoses ao longo do corpo.

Atenção: o óleo essencial de melaleuca nunca deve ser aplicado dentro da vagina! Para tratamento da cândida, o banho de assento é a forma mais eficiente.

Pode ser utilizado para higienizar as mãos, e estudos comprovaram sua eficácia contra várias bactérias e vírus patológicos. É um repelente de insetos muito eficaz.

Basta colocar em seu difusor próximo a janela para aproveitar esse benefício.

Pode ser usado como desodorante natural, o óleo essencial de melaleuca é muito utilizado como desodorante.

Para que o cheiro fique mais “atrativo”, combine com uma flor, como lavanda, que também irá ajudar a tratar a pele do local.

Estudos mostraram que a melaleuca é mais eficiente que a Clorexidina no tratamento bucal. Esse composto é muito utilizado em produtos de enxágue oral.

Utilizar o óleo essencial de melaleuca diretamente no couro cabeludo irá fazer a limpeza do local, fazendo com que toda a pele seja renovada.

Por suas propriedades calmantes, o óleo essencial também irá tranquilizar o usuário, aliviando o estresse que pode estar causando caspa.

Pode ser combinado com óleo essencial de lavanda para melhores resultados. A psoríase é uma doença autoimune que não tem cura, mas os sintomas como pele vermelha, coceira e descamação podem ser aliviados pelas propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de melaleuca.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19?

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19? A vitamina K, vem ganhando atenção e pesquisas. Superar as deficiências de micronutrientes, como zinco, vitaminas C...

Arsênio – Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde

Arsênio - Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde O que é arsênio? O arsênio é um elemento que pode ser encontrado...

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes. 

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes As 4 medicações retiradas de circulação por seus efeitos colaterais graves e mortais! O...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...