Gengibre – poderoso contra a dor e inflamação da artrite reumatoide

Gengibre – poderoso contra a dor e inflamação da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem.

Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade.

Em geral acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, dor, fadiga e perda de peso.

Com a progressão da doença, os pacientes desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.

Mas recentemente estudos tem mostrado o que a natureza nos dá de melhor, o gengibre, natural e barato, pode levar a menos dor e inflamação e permitir que você tenha uma qualidade de vida muito melhor.

Ação do gengibre contra a dor e inflamação

O gengibre (Zingiber officinale Roscoe) é uma planta medicinal da família Zingiberaceae que está intimamente relacionada com açafrão e cardamomo.

O caule subterrâneo, ou rizoma, da planta de gengibre é comumente conhecido como raiz de gengibre e mais de 40 antioxidantes já foram isolados de sua raiz.

O gengibre contém uma variedade diversificada de muitas vitaminas e minerais importantes. Ele também contém gingerol, um composto com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Devido à sua capacidade de reduzir a inflamação, a adição de gengibre em sua dieta pode ajudar a tratar a dor muscular e a dor nas articulações relacionadas à artrite.

Gengibre – Conheça o estudo

Um estudo de 2019 mostrou que o consumo diário de gengibre resultou em redução na dor muscular causada por lesão induzida pelo exercício.

Outro estudo constatou que o extrato de gengibre ajudou a diminuir a dor no joelho e a necessidade de analgésicos em indivíduos com osteoartrite.

Embora os efeitos curativos do gengibre possam ser bem conhecidos, há poucas evidências clínicas que apoiam seu uso como alternativa de medicamento farmacêutico ou adjuvante no tratamento da Artrite Reumatoide (AR).

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, buscou aumentar essa escassez de evidências clínicas estudando os efeitos da raiz de gengibre na imunidade e nos marcadores inflamatórios em pacientes com casos ativos de AR.

Neste ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, 70 pacientes com AR ativos entre 19 e 69 anos de idade foram selecionados.

Os critérios de inclusão foram pelo menos dois anos de duração da doença, estar em tratamento com medicamentos como metotrexato, hidroxicloroquina e prednisolona.

Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos, gengibre ou controle (placebo). O grupo do gengibre recebeu duas cápsulas por dia, cada uma contendo 750 mg de gengibre em pó, enquanto o grupo do placebo recebeu pílulas de farinha que foram armazenadas em uma caixa de gengibre para transmitir o cheiro característico do gengibre.

A intervenção foi realizada por 12 semanas, com o grupo do gengibre recebendo um total de 1500 mg de gengibre por dia.

A gravidade da doença e a dor da AR estão intimamente associadas a marcadores de estresse inflamatório e oxidativo, fatores que podem ser medidos por meio de um “escore de atividade da doença” medido por um reumatologista, com informações relacionadas a articulações inchadas, articulações sensíveis, resposta de fase aguda e auto-relato de saúde geral de 28 articulações do paciente.

Esses marcadores e escores foram medidos usando análise quantitativa em tempo real de sangue por PCR (reação em cadeia da polimerase), antes e após o estudo clínico.

Após 12 semanas, o grupo que recebeu suplementação de gengibre apresentou reduções significativas no escore de atividade da doença e nos marcadores inflamatórios.

Além disso, o grupo do gengibre observou aumentos significativos nos marcadores de imunidade saudáveis em comparação ao placebo.

Os pesquisadores concluíram que o gengibre pode melhorar a qualidade de vida e diminuir os sintomas da artrite reumatoide.

Outros benefícios do gengibre para a saúde:

– Ajuda a tratar náuseas
– Combate infecções fúngicas
– Combate infecções bacterianas
– Protege contra úlceras estomacais
– Promove digestão adequada
– Alivia dores menstruais
– Pode inibir o crescimento do câncer
– Melhora a função cerebral
– Reduz os níveis de colesterol
– Regula o açúcar no sangue

Referências:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30844477
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11710709

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19?

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19? A vitamina K, vem ganhando atenção e pesquisas. Superar as deficiências de micronutrientes, como zinco, vitaminas C...

Arsênio – Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde

Arsênio - Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde O que é arsênio? O arsênio é um elemento que pode ser encontrado...

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes. 

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes As 4 medicações retiradas de circulação por seus efeitos colaterais graves e mortais! O...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...