Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina.

Hoje eu vou contar, através de estudos e minha própria experiência, os benefícios desse incrível aminoácido.

A taurina ou ácido 2-aminoetanossulfônico é um aminoácido chave envolvido em quase todos os aspectos da nossa saúde, desde a saúde do coração até a função cerebral, é considerado o aminoácido mais abundante no coração, retina, músculo esquelético, cérebro e células do sistema imunológico.

Uma de suas funções é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas.

Ela ajuda a apoiar o crescimento dos nervos e pode beneficiar pessoas com insuficiência cardíaca, reduzindo a pressão arterial e acalmando o sistema nervoso.

A taurina é “fabricada” a partir da metionina e da cisteína, que são substâncias da mesma categoria, com participação da vitamina B6, e é encontrada naturalmente em uma variedade de fontes de alimentos e, por esse motivo, é considerado um aminoácido “não essencial”.

Principais fontes de Taurina

As principais fontes de Taurina são as carnes e laticínios.

Para a maioria das pessoas, isso significa que, se você fizer uma dieta equilibrada e saudável, provavelmente você terá taurina suficiente, mas, se você tiver uma dieta muito industrializada e cheia de carboidratos refinados, ou mesmo se você tiver doenças que provoquem uma restrição alimentar grande, você vai ficar com falta dela.

O leite materno é rico em taurina, mas os bebês que não são amamentados não recebem suficiente desse aminoácido importante.

Por isso, a taurina é frequentemente adicionada às fórmulas infantis. Além disso, também é adicionada às fórmulas usadas para alimentação por sonda em adultos hospitalizados.

Por curiosidade, ela também é muito suplementada em cães e gatos, pois a falta dela pode ocasionar problemas sérios de risco de vida para esse animais domésticos.

Além disso, estudos têm associado a taurina a vários benefícios à saúde, como menor risco de doenças e melhor desempenho esportivo.

Veja no final desse artigo as fontes e estudos 👏

Assista meu vídeo O SUPLEMENTO CHAVE contra vários problemas de saúde!

Estudo sobre os principais benefícios da Taurina

Seu consumo moderado é considerado seguro e sem efeitos colaterais registrados na literatura, mas converse com seu médico antes de usar qualquer suplemento.

À medida que envelhecemos, esse aminoácido importante vai diminuindo no organismo, então é muito importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em taurina, ou mesmo fazer a suplementação.

Um ensaio clínico feito na USP com mulheres entre 55 e 70 anos sugeriu que suplementar Taurina pode reforçar as defesas antioxidantes do organismo e possivelmente diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

A pesquisa foi realizada na Universidade de São Paulo (USP) e envolveu 24 voluntárias, entre 55 e 70 anos de idade, aleatoriamente divididas em dois grupos.

Metade consumiu durante 16 semanas três cápsulas diárias com 500 miligramas de taurina cada (1,5 grama por dia). As demais ingeriram apenas cápsulas contendo amido de milho (placebo).

Marcadores de estresse oxidativo foram avaliados em amostras de sangue coletadas antes e ao final da intervenção.

Um dos resultados mais interessantes foi o aumento de quase 20% na concentração da enzima superóxido dismutase (SOD) no grupo que recebeu taurina – enquanto no grupo-controle essa enzima diminuiu 3,5%.

Superóxido dismutase (SOD) é uma enzima que desempenha importante papel na resposta ao estresse oxidativo.

Ao evitar o acúmulo de radicais livres, que levam ao estresse oxidativo, que naturalmente ocorre com o avanço da idade, provavelmente a Taurina atua prevenindo doenças crônicas e até o envelhecimento precoce.

8 Principais benefícios da Taurina

1 – Promove a saúde do coração

Estudos mostram que a taurina pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, graças à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e a inflamação.

Uma pesquisa mostrou que existe uma ligação entre níveis mais altos de taurina e taxas mais baixas de morte por doenças cardíacas, bem como colesterol e pressão arterial reduzidos.

A taurina pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada, diminuindo a resistência ao fluxo sanguíneo nas paredes dos vasos sanguíneos.

Um estudo do Japão descobriu reduções significativas no peso corporal e nos níveis de triglicerídeos, ambos fatores de risco para doenças cardíacas.

Também diminuiu o índice aterogênico, uma medida usada para prever o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.

2 – Tem potencial de ajudar a diminuir os sintomas da doença de Parkinson

Estudos indicam que a taurina pode ajudar na regeneração das células cerebrais, o que pode ser benéfico para o tratamento de condições neurodegenerativas como a doença de Parkinson.

Curiosamente, a pesquisa mostra que as pessoas com doença de Parkinson eram mais propensas a ter níveis mais baixos de taurina em comparação com um grupo de controle.

Não só isso, mas níveis mais baixos também foram associados ao aumento da gravidade motora.

Algumas pesquisas sugerem que ela pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas, alterando a atividade de uma enzima específica envolvida na função mitocondrial.

Assista meu vídeo Doença de Parkinson

3 – Reduz a Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica é um grupo de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes.

Essas condições incluem pressão alta, excesso de gordura na barriga, aumento dos níveis de colesterol ou triglicerídeos e alto nível de açúcar no sangue.

Uma revisão de 2016, publicada na Food & Function, analisou uma combinação de estudos em humanos e animais e relatou que a taurina tem “uma ação eficiente contra a síndrome metabólica, que inclui a redução de triglicerídeos para prevenir a obesidade, melhorar a resistência à insulina para regular o metabolismo da glicose, diminuir colesterol para prevenir a hipercolesterolemia induzida pela dieta e … reduzir a pressão arterial”.

Assista meu vídeo Resistência insulínica | O que isso tem a ver com a sua saúde

4 – Pode melhorar o desempenho nos exercícios físicos

A taurina também pode trazer benefícios para o desempenho atlético. Em estudos com animais, a taurina fez os músculos trabalharem mais e por mais tempo, além de aumentar a capacidade dos músculos de se contrair e produzir força.

Em ratos, reduziu a fadiga e os danos musculares durante um treino. Outro estudo mostrou que a suplementação de taurina estava ligada a melhorias na força e resistência, graças à sua capacidade de agir como antioxidante e proteger contra danos no DNA induzidos pelo exercício.

5 – Melhora a saúde auditiva e ocular

Em um estudo com humanos, 12% dos participantes que tomaram suplementos de taurina eliminaram completamente o zumbido nos ouvidos, que está associado à perda de audição.

A taurina também está presente em grandes quantidades nos olhos, com pesquisas mostrando que podem ocorrer problemas oculares quando esses níveis começam a diminuir.

Estudos mostram que concentrações aumentadas do aminoácido otimizam a visão e a saúde ocular.

Assista meu vídeo Como melhorar a visão – astaxantina e outros remédios naturais

6 – Protege o fígado

A taurina também pode proteger as células do fígado contra os danos causados pelos radicais livres e das toxinas.

Em um estudo, o consumo de taurina reduziu os marcadores de danos ao fígado, enquanto diminuía o estresse oxidativo.

A esteatose hepática é uma condição em que uma grande quantidade de gordura se acumula no fígado prejudicando o funcionamento do mesmo, a taurina pode ser benéfica para auxiliar a combater essa doença hepática.

Assista meu vídeo Limpeza do fígado em 6 passos Tudo natural!

7 – Ajuda a relaxar e a combater o estresse e ansiedade

A taurina é um aminoácido que aumenta a glicina e o GABA para acalmar o cérebro, além de também proteger o cérebro reduzindo os efeitos nocivos do excesso de glutamato.

Baixos níveis de GABA têm sido associados ao mau humor, ansiedade, pensamento excessivo e aumento da tensão, portanto, não é surpresa que aumentar seus níveis de GABA através da suplementação com taurina, seja benéfico para a ansiedade.

8 – Protege o cérebro

A Taurina tem ação neuroprotetora e pode atuar na prevenção da perda de memória e auxiliar nas funções cognitivas.

Outra indicação importante é que a taurina protege o cérebro de toxinas ambientais, como agrotóxicos e metais pesados.

Como ela atua na produção do GABA, para manter o cérebro equilibrado, a taurina pode ajudar na redução de processos inflamatórios cerebrais como na doença de Alzheimer.

Assista meu vídeo Como recuperar seu cérebro com a dieta Ketoflex | Guia completo

FONTES E REFERÊNCIAS

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Conheça os cinco benefícios da tirosina

Conheça os cinco benefícios da Tirosina Conheça os 5 principais benefícios da tirosina A tirosina é um importante precursor de neurotransmissores e substâncias como epinefrina, norepinefrina...

Benefícios da Vitamina C – Você que toma precisa conhecê-los

Benefícios da Vitamina C - Você que toma precisa conhecê-los Nesse artigo você irá entender os benefícios da vitamina C e porque devemos associar a...

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect