Tapioca – Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir

Tapioca – Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir

  • Posso comer tapioca todos os dias?
  • E quem não deve comer tapioca?
  • Existe alguma dica ou truque para comer tapioca que a torne mais saudável?
  • De fato, tapioca é saudável?

São muitas dúvidas que recebo sobre esse alimento feito a base da mandioca e que virou moda, isso porque a tapioca não contém glúten e passou a substituir o consumo de pães e bolos feitos com farinha de trigo.

Por isso, muitos passaram a acreditar que pelo fato de ela ser mais saudável, a tapioca pode ser consumida com frequência e muitas pessoas passaram a comer todos os dias.

Mas será que isso é verdade, será que podemos comer todos os dias? Leia o artigo até o final ou assista ao vídeo.

Tapioca é mais saudável que as farinhas tradicionais?

O primeiro ponto é que sim, a tapioca é mais saudável que as farinhas tradicionais que possuem glúten.

Por causa disso, recebeu muita atenção do mundo fitness que estimulou o seu consumo. A questão é que o glúten é uma proteína inflamatória que faz mal para o corpo, prejudica o funcionamento da tireoide e do intestino, dentre outros problemas.

Se você tem alguma doença autoimune, se você tem síndrome do intestino irritável, se você tem hipotireoidismo de Hashimoto, com certeza a tapioca será uma melhor opção já que o glúten do pão vai ser muito prejudicial, vai causar mais inflamação para pessoas com essas condições de saúde.

Mas, eu indicaria consumir de uma maneira inteligente, que vou explicar daqui a pouco.

Tapioca tem alto índice glicêmico

O segundo ponto é que a tapioca tem um alto índice glicêmico e por isso não deve ser consumida todos os dias e nem deve ser consumida pura. O que significa ter um alto índice glicêmico?

Significa que ela é um carboidrato que tem potencial para aumentar rapidamente a glicose no sangue e elevar o nível de insulina.

Assista meu vídeo Resistência insulínica | O que isso tem a ver com a sua saúde

E qual é o papel da insulina no corpo?

Uma das coisas que ela faz é transformar o carboidrato em gordura, pessoal.

Então, se o seu objetivo é perder peso, saiba que o ideal é reduzir ao máximo o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de vegetais e gorduras saudáveis.

Muita gente pensa que quando se come gordura isso faz crescer a barriga e aumentar o peso, mas a verdade é que o vilão no processo de ganho de peso são os carboidratos refinados.

E a tapioca é composta de 65% de carboidratos, isso quer dizer que ela tem muito açúcar.

E então posso comer tapioca?

Se você é uma pessoa saudável que está no peso correto e pratica atividades físicas, você pode comer tranquilamente a tapioca e claro, sem muitas preocupações, mas sempre moderadamente.

Agora se você é uma pessoa sedentária que está acima do peso ou mesmo diabético, então é melhor evitar o consumo da tapioca.

Então já respondo uma questão importante aqui. Se você é diabético deve realmente evitar a tapioca porque ela vai aumentar o açúcar no sangue.

Agora, se você está focado em perder peso. Sim, existe o risco de você começar a engordar se consumir muita tapioca.

Claro, se você substituir o pão pela tapioca e comer ela de vez em quando e usar as táticas que vou explicar logo a seguir, é possível até que você perca uns quilinhos.

O que é importante deixar claro é o seguinte: todo alimento que faz bem para a saúde também tem um limite certo de consumo, e se você ultrapassar este limite, pode fazer mal ou pode engordar.

Diversificar as escolhas alimentares é o melhor caminho para ter saúde e não ter problemas com nenhum alimento.

Por exemplo, se você come todo dia tapioca no café da manhã, mude isso, coma 3 vezes na semana e nos outros dias troque a tapioca por ovos mexidos ou mesmo pela Aveioca, que é uma panqueca feita de ovos com Aveia.

Assista meu vídeo Conheça o único carboidrato que pode baixar a sua insulina

Uma dica para quem é atleta

O ideal é evitar o consumo da tapioca no café-da-manhã porque o pico de insulina vai interferir com a testosterona.

E se você é um atleta ou faz academia, a testosterona é importante para o ganho de massa magra.

Prefira ingerir a tapioca logo após os treinos para ajudar o corpo a se recuperar.

Assista meu vídeo Aumento da testosterona – Cinco maneiras cientificamente comprovadas

O que você pode fazer para evitar o alto índice glicêmico da tapioca?

Bom, a ideia é reduzir o consumo mesmo, não precisa comer todos os dias.

Outra coisa que vai ajudar bastante é o recheio: já vi muita gente fazendo tapioca de banana com mel, o que certamente vai aumentar o índice glicêmico ainda mais, então evite essa combinação.

Quando misturamos uma fonte de fibras, proteína e gordura boa, a uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, como é o caso da tapioca, conseguimos fazer com que o carboidrato presente seja absorvido de forma mais gradual, evitando o pico de glicose no sangue, além disso ajuda também a manter a saciedade por mais tempo.

Então para sua tapioca ser mais saudável eu recomento sempre ter a combinação de, uma proteína que pode ser o ovo ou carne, uma fonte de gordura boa como óleo de coco, manteiga ou azeite e uma fonte de fibras como a linhaça, aveia, chia, as folhas verdes e frutas com baixo índice glicêmico.

Falando sobre recheio da tapioca, você pode adicionar alguma proteína para tornar a tapioca mais interessante e menos glicêmica.

Como sugestão, use frango desfiado, carne moída ou mesmo ovo para deixar ela mais nutritiva.

Complete com azeite de Oliva, gengibre em pó, cúrcuma que é o Açafrão da terra e pimenta.

Quando você for fazer a tapioca misture um pouco de linhaça ou chia na goma que isso vai acrescentar fibras que são bem importantes para a saúde.

O ponto positivo da tapioca é que ela não contém glúten, como eu já falei, mas um ponto negativo é que ela é bem pobre em fibras.

O bom é que podemos resolver isso facilmente acrescentando as fibras.

A crepioca é uma boa saída, que é quando você faz a mistura da goma da tapioca com ovo, e ainda pode incluir uma fibra como linhaça, chia ou aveia.

Fazendo isso, você diminui o pico de insulina e dificulta o acúmulo de gordura no organismo.

Materiais Extras

VÍDEO – Low carb versus cetogênica – Qual é a melhor?

VÍDEO – Conheça os nutrientes para evitar engordar e controlar o diabetes

Referências

  1. https://www.youtube.com/watch?v=Tq0a8OEBZ3c
  2. https://www.youtube.com/watch?v=5PQ3b2U7E3o
  3. https://www.youtube.com/watch?v=b4-XApTFLgY
  4. http://www.beijubom.com.br/single-post/2016/08/22/conhe%C3%A7a-alguns-truques-para-acrescentar-fibras-%C3%A0-sua-tapioca
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Intestino preso – O que fazer?

Intestino preso - O que fazer? Esse artigo é super prático. Você vai conhecer em poucos minutos, medidas para acabar com o intestino preso de...

Cogumelos medicinais – Os cinco melhores e seus efeitos na saúde

Cogumelos medicinais - Os cinco melhores e seus efeitos na saúde Durante séculos, várias culturas ao redor do mundo usaram cogumelos para fins medicinais. Pesquisas mais...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect