Disfunções da tireoide – Um olhar integrativo
Índice do Artigo
Essa glândula com formato semelhante de uma borboleta na base do pescoço regula os hormônios que controlam muitas de suas funções biológicas:
- Energia
- Metabolismo
- Temperatura corporal
- Sono
- Função sexual
- Digestão
- Bem como o crescimento de cabelos e unhas.
Disfunções da tireoide – Problemas comuns
O hipotireoidismo é uma tireoide hipoativa, incapaz de produzir a quantidade de hormônios da tireoide que seu corpo necessita para funcionar.
Hipertireoidismo é o termo clínico usado para descrever uma glândula tireoide hiperativa que produz mais hormônio tireoidiano do que o seu corpo precisa.
Abordagem tradicional para diagnóstico
A maioria dos médicos tradicionais costumam fazer um exame genérico da tireoide e decidir se o paciente tem ou não disfunção da tireoide com base no que, décadas atrás, foi rotulado como uma faixa “normal” no exame de sangue.
Isso, sem entender o complexo quadro que pode estar por trás. Muitas vezes deixando de lado os sintomas e queixas dos pacientes e os encaminhando para um psicólogo ou psiquiatra.
Abordagem da medicina funcional e integrativa para diagnóstico de disfunções da tireoide
Um médico da medicina funcional integrativa, por outro lado, entende que descobrir as causas dos sintomas e queixas, precisa de paciência, de escutar o paciente e de conhecimento integrativo altamente especializado e atualizado!
Volte no começo do texto e veja como a tireoide controla muitas funções no corpo. Ela também depende de muitas outras funções de glândulas, órgãos e de nutrientes para funcionar corretamente.
Em consulta, o médico deve realizar uma análise completa de seus sintomas, saúde geral, predisposições genéticas, histórico médico, estilo de vida e níveis de estresse – tudo o que pode estar contribuindo para seus sintomas.
O diagnóstico correto age na raiz da causa
Então para ter um diagnóstico correto de disfunções da tireoide e poder atuar o mais preciso possível, a saúde integrativa visa entender o que pode ter prejudicado o mau funcionamento da sua tireoide (a raiz da causa).
Também através dos exames complementares, ao invés de determinar qual nível “normal” de hormônio da tireoide deve alimentar suas funções, a visão integrativa deseja determinar qual nível é IDEAL ou OTIMIZADO.
O que tenho que investigar? Quais os principais exames?
E para se obter isso e priorizar seus sintomas para que você fique livre deles, o ideal seria investigar faixas de referências de exames mais profundas que normalmente são ignoradas ou não são de conhecimento de muitos médicos, investigar:
- Fígado
- Adrenais
- Hormônios gerais
- Vitaminas e minerais
- Imunidade
- Genético
- Intestino
Tudo isso vai contribuir para chegar a causa da sua disfunção da tireoide, levar ao melhor tratamento possível que trará resolução para seus sintomas e para que a doença não evolua para uma destruição da sua glândula.
Quais são são os sintomas da disfunções da tireoide?
Se sua tireoide estiver com problemas para produzir a quantidade de hormônio tireoidiano adequado para as funções do seu corpo, você poderá ter sintomas:
- Ganho de peso
- Perda de peso
- Perda de cabelo e falhas nas sobrancelhas
- Fadiga
- Ansiedade e irritabilidade
- Depressão
- Névoa mental e problemas de memória
- Insônia
- Excesso de sono
- Constipação ou diarreia
- Inchaço do pescoço
- Unhas secas e quebradiças
- Pele seca e escamosa
- Sentir muito frio ou muito calor
- Períodos menstruais anormais
- Diminuição da libido
- Falta ou diminuição da capacidade de suar durante o exercício
- Fraqueza muscular
- Retenção de líquido
- Colesterol alto
- Infecções frequentes e resfriados
- Dormência da mão
- Síndrome do túnel do carpo
- Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial
- Palpitações
- Sudorese excessiva e sensação de calor