Linhaça – Como consumir para obter o máximo de seus nutrientes?

Linhaça – Como consumir para obter o máximo de seus nutrientes?

Como consumir sementes de linhaça para obter o máximo de seus nutrientes?
Deixar de molho ou triturar as sementes?

A linhaça é uma grande fonte de fibras, minerais como manganês e magnésio, vitaminas do complexo B como a tiamina e proteína vegetal.

Também é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3 à base de plantas.

Um dos maiores benefícios da semente de linhaça é que ela é repleta de antioxidantes, especificamente do tipo chamado lignanas, que são polifenóis relacionados às fibras.

E o que as Lignanas podem ser benéficas?

Lignanas são consideradas “fitoestrogênios” naturais ou nutrientes de plantas que funcionam de forma semelhante ao hormônio estrogênio.

Mas, esperai Doutor ….. não deveria ser evitado fontes de fitoestrogênios para mulheres que estão com “predominância estrogênica”?

Pensando em um equilíbrio entre os hormônios. SIM!

Os estrógenos podem ser agrupados como “bons ou maus”, “fortes ou fracos” e “químicos”.

Dentre os grupos dos fortes, o estradiol é considerado um estrógeno forte sendo o principal estrógeno natural e o mais ativo produzido pelo corpo.

A linhaça é conhecida como estrógeno fraco ou fito-hormônio, os estrógenos químicos maus são substâncias químicas oriundas do meio ambiente, em especial, pesticidas e cosméticos.

Se você tem altas taxas de estrogênio forte e mau (predominância estrogênica), os “estrogênios fracos” das Lignanas podem ligar-se a alguns de seus receptores e diminuir assim as atividades totais do seu estrogênio, normalizando seus níveis.

Os “estrogênios fracos” das Lignanas atuam bloqueando os estrogênios fortes e maus, e assim resultam em um efeito inibitório, que pode trazer benefícios ótimos para as mulheres.

Os benefícios de consumir linhaça

O efeito inibitório ao estrogênio, gerado pelas lignanas, pode ajudar no combate o câncer, especialmente de seios, útero e ovários, de acordo com artigo publicado pelo Clinical Laboratory Sciences.

Há também estudos sugerindo que as mulheres na pós-menopausa, que têm uma alta ingestão de lignanas na dieta, têm um risco 15% menor de câncer de mama, em comparação com aquelas com baixa ingestão de lignanas.

Por exemplo, em mulheres na pós-menopausa, as lignanas podem fazer com que o corpo produza formas menos ativas e fortes de estrogênio, o que está ligado a uma maior proteção contra o crescimento do tumor.

Assista meu vídeo sobre modulação hormonal e menopausa

Como consumir a linhaça para ter o melhor benefício?

A melhor maneira de experimentar os benefícios da semente de linhaça é consumi-las em sua forma germinada.

linhaca germinada

Deixá-las de molho para eliminar o ácido fítico, que é uma defesa natural da semente e pode diminuir a absorção, em especial de minerais.

Deixando de molho por 8 horas você consegue eliminar boa parte do ácido fítico e assim pode aumentar muito a absorção de nutrientes.

Vou mais além, após deixar de molho, deve lavar as sementes em água corrida e em seguida tritura as sementes usando um liquidificador ou processador.

A semente de linhaça é melhor consumida moída, pois nosso corpo não pode acessar os nutrientes encontrados dentro das sementes se forem consumidas inteiras.

As sementes inteiras passarão principalmente pelo nosso sistema gastrointestinal sem serem digeridas totalmente, por isso é sempre melhor triturar para obter o máximo dos benefícios das sementes.

Um exemplo que gosto

  1. Deixar as sementes de molho a noite por 8 horas;
  2. Na manhã seguinte lava-las e bater no liquidificador com um pouco de água ou leite de coco caseiro e frutas vermelhas;
  3. Beber sem coar.

Assista meu vídeo sobre os top alimentos e suplementos

 

 

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect