Adoçante artificial e risco de Câncer e outras doenças

Adoçante artificial e risco de câncer e outras doenças

Você chega em uma padaria ou em um café e lá está ele em todas as mesas.

O adoçante artificial “parece” uma grande conquista, pois os benefícios aparentemente são muito bons para ser verdade, já que você pode apreciar um sabor delicioso doce e, ao mesmo tempo sem calorias, como tomar um refrigerante, mascar um chiclete, comer um biscoito ou mesmo tomar seu café adoçado, tudo isso sem engordar e assim manter um peso saudável.

Parece pura saúde, não é mesmo?

Mas infelizmente não é…. cada ano que passa os estudos mostram como certos tipos de adoçantes podem ser tão danosos à saúde, até mesmo pior que o próprio açúcar. E hoje eu trago um desses estudos.

Estudos recentes com adoçante artificial

Nesta nova pesquisa publicada em março de 2022 na revista Plos Medicine, os pesquisadores analisaram e acompanharam o histórico de 102.865 adultos participantes do estudo NutriNet-Santé que começou a coletar dados em 2009.

Analisando dados que examinaram a idade, peso, o tipo de dieta e estilo de vida, entre outros fatores dos participantes durante um período médio de oito anos, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que consumiram os níveis mais altos de substitutos do açúcar, os adoçantes, tiveram um risco 13% maior de desenvolver câncer em comparação aos participantes que não consumiram adoçantes artificiais, ou usaram raramente.

Nenhum estudo desse porte anterior investigou diretamente em pessoas a associação entre a ingestão quantitativa de adoçantes artificiais de todas as fontes alimentares – distinguindo os diferentes tipos de adoçantes – e o risco de câncer.

O estudo concluiu que o Aspartame e o Acessulfame-K eram particularmente os mais perigosos e em especial ligados ao câncer de mama relacionado à obesidade.

Conclusão: Fique longe do adoçante artificial!

Então minha dica é que você fique longe dos adoçantes artificiais. Fique longe especialmente da Sacarina, do Aspartame e do Acesulfame-K!

Eles são tóxicos para a suas células e a potencial ideia de perda de peso não vale a pena, eles causam oxidação e danificam sua produção de colágeno, além de danificar mitocôndrias e serem neurotóxicos.

Na realidade, eles não promovem perda de peso e fazem você produzir mais insulina do que deveria piorando a resistência insulínica. Também tendem a levar a compulsão por açúcar.

Assista meu vídeo Resistência insulínica | O que isso tem a ver com a sua saúde

9 potenciais danos causados pelos adoçantes artificiais

Fiz uma lista de potenciais danos causados pelos adoçantes, isso baseado em estudos já feitos.

1 – Câncer de bexiga

Estudos realizados já na década de 1970 associaram a sacarina ao aumento do risco de câncer de bexiga em ratos de laboratório.

2 – Danos intestinal perigosos

Uma área mais recente de pesquisa sobre adoçantes artificiais é o impacto no microbioma intestinal.

Alguns estudos mostraram que os adoçantes artificiais como a sacarina, sucralose e aspartame, podem alterar o número e o tipo de bactérias no intestino e podem até induzir bactérias saudáveis a se tornarem patogênicas.

Além disso, os adoçantes artificiais têm sido associados à irritabilidade intestinal e, em alguns casos, podem desencadear a Síndrome do Intestino Irritável (SII), SIBO e a doença de Crohn em pacientes suscetíveis.

Assista meu vídeo SIBO | Síndrome do intestino irritável

3 – Vício em doce

Outra preocupação é que os adoçantes artificiais – que são centenas de vezes mais doces que o açúcar – podem alterar a sensibilidade à doçura.

Em outras palavras, pesquisas sugerem que o consumo consistente de adoçantes artificiais de alta intensidade pode deixar a pessoa mais acostumada a esse alto nível de doçura, resultando em menos interesse em alimentos e bebidas que não são doces.

Assista meu vídeo Meus cinco segredos para se livrar do vício em açúcar em apenas 10 dias.

4 – Leva indiretamente a desnutrição

Adoçantes artificiais e alimentos processados que contêm adoçantes artificiais, como refrigerante diet, não são nutritivos, o que significa que não são uma fonte de vitaminas e minerais essenciais que ajudam a alimentar o corpo e otimizar a saúde.

Esses substitutos do açúcar geralmente podem estar escondidos em produtos industrializados que você pode não esperar, desde ketchup a granola e iogurte, barra de cereal etc.

Hora de pegar seus óculos de leitura, quem usa, e examinar os rótulos e a lista de ingredientes.

5 – Associação com desenvolvimento de síndrome metabólica e diabete

Pode parecer contraditório, mas alguns estudos relatam que beber refrigerante diet, ou seja adoçados com adoçantes artificiais, está associado a um risco maior de desenvolver diabete.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições, incluindo pressão alta, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura na barriga e níveis anormais de colesterol.

Alguns estudos sugerem que os bebedores de refrigerante diet podem ter um risco até 36% maior de desenvolver a síndrome metabólica.

6 – Depressão, Ansiedade e Transtornos do Humor

Os cientistas encontraram uma correlação entre dietas ricas em adoçantes artificiais, depressão e irritabilidade.

Outro estudo constatou que indivíduos com transtornos de humor são especialmente sensíveis a adoçantes artificiais e devem evitá-los.

7 – Dor de cabeça e enxaqueca

Se você sofre de dores de cabeça ou enxaquecas frequentes, é importante evitar adoçantes artificiais (especialmente o aspartame).

Estudos encontraram ligações dietéticas entre dores de cabeça e/ou enxaquecas e consumo prolongado de adoçantes artificiais.

Assista meu vídeo Conheça as causas da enxaqueca

8 – Risco de AVC e Demências

Um estudo de 2017 descobriu que refrigerantes adoçados artificialmente aumentavam o risco de acidente vascular cerebral, demência e doença de Alzheimer.

9 – Danos ao Fígado

Estudos demonstram que o aumento do consumo de adoçantes artificiais (especialmente em refrigerantes e sucos industrializados) leva ao acúmulo de gordura no fígado, fibrose e degeneração do fígado.

O fígado é a usina de desintoxicação do seu corpo, e você não quer colocar nenhum estresse adicional na capacidade do seu corpo de desintoxicar!

Assista meu vídeo Limpeza do fígado em 6 passos Tudo natural!

Dicas para deixar de lado o adoçante artificial

Se você consome adoçante e leu tudo isso, está na hora de abandonar esse hábito, não concorda?

Você pode fazer aos poucos e recorrer aos aromas naturais – mas ainda com baixa ou zero calorias – colocando em suas bebidas aromas naturais como extrato natural de baunilha, extrato de laranja e amêndoa e/ou especiarias como canela, anis estrelado, noz-moscada e erva doce.

As melhores opções de adoçantes naturais para serem usados sempre com moderação são:

  • Mel cru
  • Stévia natural e puro
  • Xilitol
  • Eritritol

Mas, lembrando que eles também podem ter alguns problemas como a questão da recompensa doce para o cérebro e ainda o Xilitol pode causar algumas reações como gases e estufamento em algumas pessoas, pois ele pertence a classe dos Polióis – hidratos de carbono fermentáveis (fodmaps).

MATERIAIS EXTRAS

Adoçantes são perigosos? Quais são os piores e os melhores?

Os Perigos dos Adoçantes

Estudos e Referências

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect