Iodo – 8 benefícios que você pode ter ao suplementar
Índice do Artigo
Vamos falar um pouco sobre os benefícios que você pode ter ao fazer uso do iodo na forma de suplemento alimentar.
Na verdade, o corpo precisa de pouca quantidade desse mineral para funcionar adequadamente, mas a falta dele pode ocasionar uma série de problemas de saúde como veremos neste artigo.
O iodo não é usado somente pela glândula tireoide como muitos pensam, mas todas as células do organismo precisam dele para terem um bom metabolismo.
Usualmente, recomenda-se a ingestão de cerca de 150 microgramas de iodo ao dia, mas existem lugares onde este consumo é muito maior.
Nestas localidades, como é o caso do Japão, sabe-se que a incidência de câncer possui níveis mais baixos que o restante da população.
A maior parte das pessoas apresenta deficiência de iodo, especialmente nos lugares onde não são consumidos frutos do mar ou algas marinhas.
Como saber se você é deficiente em iodo?
Existem duas maneiras caseiras, na primeira você pode adquirir iodo na farmácia e passar um pouco sobre um cotonete que deve ser esfregado sobre a parte interna do braço ou da perna, em uma área do tamanho de uma moeda.
Se depois de algumas horas seu corpo absorver completamente este iodo, então significa que você tem deficiência.
A segunda maneira usa do mesmo princípio e interpretação, mas você substitui iodo comercial pelo Lugol, que é uma solução composta de iodeto de potássio a 10% e iodo inorgânico a 5%.
Você pode também pedir para seu médico um exame de dosagem de iodo urinário que pode ser bem mais preciso para saber como está esse mineral no seu organismo.
Assista meu vídeo Devemos usar lugol na pele? O teste de absorção na pele funciona?
Funções do Iodo no organismo
Nosso corpo usa iodo de várias maneiras e uma delas é para fazer detox de metais pesados como o mercúrio, ou o detox de flúor e bromo.
Como a glândula tireoide usa iodo para converter o hormônio T4 em T3, ele é fundamental para o perfeito funcionamento dessa glândula.
Entretanto, pacientes que tenham hipotireoidismo causado pela doença de Hashimoto precisam ser muito cuidadosos no uso do Lugol ou mesmo iodo, devem procurar seu médico de confiança para analisar se é recomendado essa suplementação.
Ou seja, apesar de alguns médicos indicarem o uso de iodo ou Lugol para os pacientes com tireoidite de Hashimoto, existem pessoas que podem piorar os sintomas relacionados ao Hashimoto quando fazem uso de altas doses de iodo, especialmente aqueles que tenham suscetibilidade genética ou deficiência de selênio.
Na realidade a simples suplementação de iodo numa dose fisiológica ou maior consumo de algas e frutos do mar, já traz muitos benefícios para a maioria das pessoas.
Assista meu vídeo Alga Kelp – Uma alternativa ao lugol
Os maiores benefícios da ingestão de iodo
- Pode reduzir ou eliminar cistos mamários, cistos nos ovários, miomas no útero ou mesmo nódulos na própria tireoide. O iodo tem propriedade anticancerígena e pode proteger os nódulos ou cistos de se tornarem malignos.
- O iodo ajuda a reduzir verrugas ou marcas na pele, além de contribuir para reduzir a predominância estrogênica.
- Ajuda nos casos de contratura muscular no caso de problema nos tendões das articulações. Pode-se usar o iodo (na forma de Lugol) topicamente sobre a região todos os dias e os sintomas serão reduzidos em cerca de um mês.
- Reduz as cicatrizes na pele, sejam elas provenientes de cortes ou de processos cirúrgicos. A regeneração das cicatrizes, com o uso tópico e diário de iodo, ocorre geralmente em um mês.
- Contribui para diminuir a depressão e melhorar o humor, talvez porque atue sobre a tireoide ou sobre os neurotransmissores em seu cérebro.
- Ajuda a diminuir nódulos nas paratireoides, uma glândula que dentre outras funções, está envolvida na produção de saliva e controle dos níveis de cálcio no sangue.
- Ajuda a reduzir as ondas de calor e os ciclos menstruais pesados justamente porque atua controlando e equilibrando a produção de estrogênio no corpo.
- Ajuda a reduzir a acne cística em sua pele porque o mineral equilibra os níveis de estrogênio no organismo, melhorando portanto o aspecto de sua pele.