Boro – A importância de mantermos os níveis adequados

Boro – A importância de mantermos os níveis adequados

O boro é um importante mineral traço naturalmente presente em certos alimentos. Ele também é encontrado na água, mas obtemos a maior parte do boro dos alimentos em nossas dietas.

Aqui estão alguns benefícios do boro

1. Pode ajudar a melhorar a concentração e a função cerebral

É muitas vezes considerado como um alimento para o cérebro porque pode ajudar com o desempenho de tarefas, melhor controle motor, atenção e até mesmo memória de curto prazo.

Por outro lado, pesquisas mostram que níveis baixos podem contribuir para um cérebro lento, baixo desenvolvimento cognitivo e dificuldade em aprender ou reter informações.

2. Pode ajudar a combater a artrite

Desempenha um papel importante na integração do cálcio na cartilagem da articulação, o que ajuda a prevenir a deterioração das articulações e a dor da artrite.

Pesquisas mostram que pessoas com menor concentração de boro em seus ossos e fluido sinovial experimentam taxas mais altas de artrite do que aquelas com níveis mais altos.

3. Ajuda a fortalecer os ossos

Os usos de boro incluem a capacidade de melhorar a densidade óssea e prevenir a perda óssea e doenças ósseas, facilitando a absorção do cálcio, ajudando a evitar que ossos porosos e fracos se desenvolvam.

Também pode ajudar a proteger os ossos devido ao seu papel na regulação da função do estrogênio.

Além disso, estudos mostram que ele pode ajudar o corpo a produzir e usar melhor a vitamina D (hormônio D) que é um nutriente crucial para a formação óssea saudável.

4. Auxilia no Equilíbrio de Hormônios

Como um mineral que pode ajudar a equilibrar os níveis de hormônios sexuais em mulheres e homens, incluindo estrogênio e testosterona, pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, assim como os da TPM.

Pode ajudar com problemas de fertilidade também.

Assista meu vídeo sobre estrogênio

5. Promove a Massa Muscular Saudável

Certas vitaminas e minerais são melhor absorvidos e utilizados pelo corpo quando os níveis de boro são mais altos, o que é importante para a construção muscular, queima de gordura e prevenção da dor.

Como o boro parece ajudar a promover a produção saudável de testosterona, de acordo com certos estudos (mas não todos os que foram conduzidos), pode levar a níveis de energia mais altos e ganhos de força mais rápidos, ao mesmo tempo em que potencialmente reduz o risco de sarcopenia (perda muscular relacionada à idade).

Assista meu vídeo sobre osteoporose e osteopenia

6. Pode ajudar a prevenir e tratar infecções fúngicas

É um ingrediente ativo em comprimidos usados para tratar infecções por leveduras em mulheres.

Na forma de ácido bórico, é usado como uma alternativa natural para medicamentos ou cremes de infecção por fungos.

7. Ajuda a prevenir infecções de pele

Os usos de boro incluem agir como um adstringente para ajudar a prevenir ou tratar infecções na pele, por isso é útil para diminuir a vermelhidão, inflamação, dor e outros sinais de irritação.

8. Pode ajudar a combater o diabetes

Estudos em animais mostram que baixos níveis de boro podem aumentar os efeitos fisiológicos ligados ao diabetes, incluindo alterações nos níveis de glicose no sangue (açúcar) e concentrações de triglicerídeos.

Como você consegue boro na sua dieta?

Você pode ter a certeza de obter o suficiente comendo uma dieta variada de alimentos naturais.

Aqui estão alguns alimentos mais comuns que são boas fontes de boro, além de serem ótimas fontes de outras vitaminas e minerais:

Batatas doces

São carregadas de vitaminas, tais como a A, minerais e têm baixo nível glicêmico.

A alta quantidade de betacaroteno na batata doce também é ótima para pele.

Cebolas

Aumentam a imunidade e protejem contra o câncer, devido aos seus muitos antioxidantes, incluindo flavonoides como quercetina e antocianinas, além de organosulfidas e nutrientes como vitamina C.

Nozes

Comer nozes pode ajudar a melhorar seu humor, considerando que elas contêm uma grande quantidade de gorduras ômega-3.

Além de promover a saúde cardíaca e combater doenças cardíacas, diminuindo os níveis de triglicerídeos e reduzindo a formação perigosa de placas nas artérias.

Ameixas

São fonte de antioxidantes, incluindo vitamina C, flavonoides e antocianinas e podem ajudar a combater radicais livres para proteger contra danos celulares e doenças.

Cacau

Além do boro, o cacau é rico em magnésio, manganês, fósforo e zinco.

É uma das fontes mais ricas de polifenóis. É especialmente abundante em flavonoides, que têm potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Maçãs

São uma boa fonte de fibras e vitamina C. Eles também contêm polifenóis, que podem ter inúmeros benefícios para a saúde.

Abacates

São uma grande fonte de vitaminas C, E, K e B-6, bem como riboflavina, niacina, folato, ácido pantotênico, magnésio e potássio. Eles também fornecem luteína, betacaroteno e ácidos graxos ômega-3.

Uvas

Ricas em vitamina C e vitamina K e cobre. Além de aumentar a imunidade, a vitamina C é necessária para a reparação do DNA, e a produção de colágeno e serotonina.

Laranjas

São uma fonte saudável de fibras, vitamina C, tiamina, folato e antioxidantes e têm múltiplos benefícios para a saúde.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect