6 chás e ervas medicinais que você deve ter em sua casa!

6 chás e ervas medicinais que você deve ter em sua casa!

Os chás e ervas medicinais são plantas que possuem propriedades medicinais capazes de combater agentes infecciosos como vírus ou bactérias.

Qual a vantagem de se fazer uso de chás e ervas medicinais para combater as infecções?

A vantagem é que as ervas, além de serem baratas e geralmente de fácil acesso, apresentam um amplo espectro de atuação sobre os agentes infecciosos.

Os chás e ervas medicinais, além de saborosos e relaxantes, podem proteger você e sua família de uma série de infecções e problemas de saúde!

Você pode conversar com seu médico de confiança e acrescentar algum desses chás em conjunto com seu tratamento durante uma virose.

Convido você a conhecer uma lista de 6 chás e ervas medicinais com propriedades antivirais que podem estar ao seu alcance!

1 – Chá de Echinacea

O chá de Echinacea tem sido muito utilizado para fornecer suporte ao sistema imunológico e para auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Os fitoterápicos presentes neste chá atuam na redução da inflamação, no alívio da dor, tratam problemas respiratórios, como gripes e resfriados, melhoram a saúde mental e, sobretudo, são capazes de reduzir as infecções virais.

A Echinacea é um dos agentes antivirais e antibacterianos mais potentes que existem na natureza.

Assista meu vídeo CHA DE EQUINACEA CONTRA VIRUS

2 – Chá de Anis estrelado

O anis estrelado contém o ácido chiquímico que é utilizado pela indústria farmacêutica para a produção do remédio Tamiflu, muito usado para combater as infecções por H1N1 e H3N2, que são variantes do vírus da Influenza A.

Além de ser um excelente antiviral natural, capaz de combater gripes e resfriados, o chá de anis estrelado é rico em Anetol que apresenta propriedades antifúngicas, atuando no combate à candidíase.

Impede ainda o desenvolvimento de bactérias e fortalece o sistema imunológico pela presença de compostos fenólicos em sua composição.

Por ser rico em agentes antioxidantes, ajuda na saúde do coração ao reduzir o stress oxidativo e combater os radicais livres.

3 – Chá de Alho

Algumas pesquisas já demonstraram que certos componentes químicos presentes no alho podem combater microrganismos responsáveis por várias doenças, reduzir o risco de câncer, controlar a hipertensão, combater a perda de cabelos e ajudar na saúde do coração.

O chá de alho é benéfico para tratar diversas infecções, como a pneumonia, a tuberculose e a herpes.

É um dos melhores antivirais que existem e também serve para auxiliar no tratamento de infecções oculares e infecções no ouvido.

Assista meu vídeo As fantásticas propriedades do alho

4 – Chá de Funcho (Foeniculum vulgare)

O chá de funcho tem propriedade antiviral, anti-inflamatória, antifúngica, antiespasmódica, vermífuga e digestiva.

Os benefícios do funcho ocorrem em função da presença de saponinas, flavonoides e taninos em suas folhas e sementes.

O chá serve para melhorar a digestão, ajudar no controle da pressão arterial, ajudar no combate a gripes e resfriados, combater vermes intestinais, combater o excesso de gases, diminuir os sintomas da TPM e de cólicas menstruais e intestinais.

5 – Chá de Gengibre

Pesquisas demonstram que o gingerol, composto presente no gengibre, é um dos maiores responsáveis pelos efeitos benéficos desta raiz.

Alguns especialistas defendem que a inflamação crônica é uma das maiores causas de doenças como o câncer, a diabetes e os problemas cardíacos.

O gengibre está na lista dos melhores alimentos anti-inflamatórios e tem sido muito utilizado como tratamento natural para condições inflamatórias que vão do Alzheimer à artrite.

O chá de gengibre, além de ser um excelente anti-inflamatório, ajuda o sistema imunológico pois possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas.

Assista meu vídeo PODEROSOS benefícios da ÁGUA DE GENGIBRE e como preparar!

6 – Chá de Sabugueiro

O chá de sabugueiro tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Estudos demonstram que o sabugueiro pode diminuir os sintomas de gripes e resfriados.

Os benefícios do consumo do chá incluem a diminuição da inflamação, da constipação, a melhora da fadiga crônica, a redução das dores nos nervos e a melhora das alergias.

Uma das propriedades mais interessantes é sua ação contra gripes e resfriados pelo estímulo do sistema imunológico.

Além disso, atua também como um redutor dos níveis de açúcar no sangue, age como um diurético natural, melhora a saúde da pele e a função do coração.

MATERIAIS EXTRAS

VÍDEO – Plantas e chás para Insônia e Ansiedade

VÍDEO – Chá para melhorar Imunidade – Dica da casca de cebola – SuperLive

Referências

  1. https://draxe.com/nutrition/antiviral-herbs/
  2. https://draxe.com/nutrition/ginger-tea-benefits/
  3. https://www.tuasaude.com/funcho/
  4. https://draxe.com/nutrition/elderberry/
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Vitamina K2 – Evitar a osteoporose e ajuda a desinflamar seu corpo

Vitamina K2 - Essencial para sua saúde Vitamina K2 - Conheça a vitamina mais importante para evitar a osteoporose e desinflamar seu corpo. https://www.youtube.com/watch?v=_RXBotEvlgo A vitamina D é...

Erva de São João para que serve? 7 propriedades e benefícios

Erva de São João para que serve? 7 propriedades e benefícios A erva de São João, também conhecida como Hypericum perforatum, é uma planta do...

Quinoa – 8 fatos e benefícios de seu consumo

Quinoa - 8 fatos e benefícios de seu consumo A quinoa é uma planta originada dos Andes e tem uma história de 7 mil anos. Tecnicamente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect