Sabugueiro – Você conhece uma das principais ervas antivirais do planeta?

Sabugueiro – Você conhece uma das principais ervas antivirais do planeta?

O sabugueiro é usado há muito tempo como remédio popular para a gripe e resfriados, mas o que a ciência diz?

A planta medicinal é utilizada, principalmente, contra problemas respiratórios, como gripes, resfriados, bronquite e asma. Mas pode ser utilizado em quadros febris, visto que é um poderoso antitérmico.

Origens e características

O sabugueiro é nativo da Europa, África e partes da Ásia, mas se tornou comum em vários países.

Possui folhas decíduas, flores brancas (flores de sabugueiro) e frutos que mudam de verde para vermelho e roxo- azulado (como o mirtilo) ou preto quando maduros.

Flores de sabugueiro

Sambucus nigra é o nome científico completo da variedade mais comum usada para fins medicinais, bem como as espécies nas quais a maioria das pesquisas científicas foram conduzidas.

O arbusto de sabugueiro produz as bagas que são usadas desde a antiguidade em xaropes, compotas e vinhos, assim como na medicina. 

Sabugueiro XaropeA fruta do sabugueiro é bastante azeda e precisa ser cozida para o consumo. As flores têm um aroma delicado e podem ser consumidas cruas ou cozidas.

Onde encontrar?

Na medicina geralmente são embaladas em produtos como pastilhas, xaropes, gomas, cápsulas, tinturas e chás. Você pode encontrar em farmácias, lojas de produtos naturais, lojas de vitaminas e em sites específicos na internet.

Nas farmácias de manipulação, o sabugueiro é comercializado como fitoterápico, na forma de xaropes, comprimidos ou cápsulas. Também é encontrado como pomada feita com extrato das flores.

Em 400 a.C., Hipócrates, o médico grego que também é conhecido como “o Pai da Medicina”, referiu-se ao arbusto de Sabugueiro como seu “baú de remédios”.

Desde então, a planta tem sido usada em todo o mundo como um remédio tradicional não apenas para resfriados e gripes, mas também para diversas condições, como constipação, dor de dente, entorse, luxações, hemorroidas, queimaduras, picadas de insetos e erupções cutâneas.

Curiosidade:

Fãs da série Harry Potter, com certeza, já ouviram o termo “sabugueiro”, afinal, é com a madeira desta planta que foi produzida a varinha mais rara e forte do mundo fantástico dos livros e filmes. 

 

Por que a planta Sabugueiro pode ajudar a aliviar a gripe e combater vírus?

Um dos benefícios mais bem estudados do xarope de sabugueiro é suas poderosas propriedades imunológicas. As bagas contêm compostos químicos chamados antocianidinas, que são conhecidos por terem efeitos de aumentar a função imunológica e inibir o resfriado e a gripe.

Sabugueiro contém zinco e antioxidantes, incluindo vitamina C, vitamina A, vitamina B6, ferro e potássio, entre vários outros nutrientes essenciais.

Estudos

Em ratos, verificou-se que os polifenóis de sabugueiro melhoram a defesa imunológica aumentando o número de glóbulos brancos.

Vários estudos encontraram benefícios para apoiar o uso do xarope de sabugueiro também para sintomas de gripe. Especificamente, os flavonoides do extrato, se liga ao vírus da influenza H1N1, bem como ao vírus da influenza aviária H5N1.

Um estudo de 2004 descobriu que tomar 15 ml (1 colher de sopa) de xarope de sabugueiro quatro vezes ao dia por cinco dias, aliviou os sintomas da gripe, quatro dias mais rápido que o placebo.

Um estudo de 2017 concluiu que o extrato do fruto do sabugueiro e a infusão de suas flores reduziu a gravidade e a duração da gripe

Outro estudo com 64 pessoas descobriu que tomar pastilhas de 175 mg de extrato de sabugueiro por 2 dias resultou em melhora significativa nos sintomas da gripe, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares e congestão nasal, após apenas 24 horas.

Além disso, um estudo com 312 viajantes que tomaram cápsulas contendo 300 mg de extrato de sabugueiro 3 vezes ao dia, descobriu que aqueles que ficaram resfriados tiveram uma menor duração da doença e também sintomas menos graves. 

Um estudo de 2019 descobriu que o sabugueiro protege contra a gripe e outros ataques virais, impedindo que o vírus entre e se replique nas células humanas. 

Na verdade, a pesquisa mostra que o extrato de sabugueiro é um tratamento eficiente e econômico para os sintomas de resfriado e gripe.

Apesar dos muitos benefícios à saúde associados a esta planta medicinal, existem vários efeitos colaterais do sabugueiro a serem considerados. Frutos maduros e cozidos da maioria das espécies de Sambucus são comestíveis.

No entanto, você não deve consumir frutos crus ou outras partes da planta, pois elas contêm um produto químico indutor de cianeto, que pode resultar em diarreia e vômito. Também pode haver reações alérgicas. 

Consulte um médico antes de usar se for:

  • Grávida
  • Criança
  • Transplantado
  • Condição de saúde grave
  • Se você tiver alguma doença autoimune pois pode estimular o sistema imunológico. 

 

Referências e fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15080016

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28198157

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4848651/

https://bmccomplementmedtherapies.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6882-11-16

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1756464619300313?via%3Dihub

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Conheça os 6 tipos de Alzheimer

Conheça os 6 tipos de Alzheimer De acordo com dados atualizados, há uma estimativa de que existam 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo,...

Acetilcolina e a importância para a função cerebral

Acetilcolina e a importância para a função cerebral Você tem tido dificuldade para se focar em algo? Ou anda se esquecendo de mais coisas do...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect