Cordyceps sinensis – para que serve e os sete benefícios

Cordyceps Sinensis – para que serve e os sete benefícios

O Cordyceps Sinensis é um excelente suplemento e você vai aprender os sete benefícios.

Acompanhe esse artigo ou assista ao vídeos até o final.

 

Curiosamente esse fungo parasitiza e escraviza vários tipos de insetos e os transforma em escravos.

Por isso serviu de inspiração para o desenvolvimento de um game sobre zumbis chamado “The Last of Us”, que foi grande sucesso há alguns anos e terá continuação com lançamento programado para esse ano.

Os Cordyceps Sinensis são valorizados por sua capacidade natural de combater radicais livres, infecções e inflamações.

São impressionantes cogumelos de combate a doenças que são usados há séculos para reduzir sintomas de distúrbios respiratórios, tosse, resfriado, danos no fígado e muito mais.

Como um verdadeiro “superalimento”, o cogumelo cordyceps pode retardar os efeitos do envelhecimento e do estresse, ajudar a manter o corpo livre de doenças e aumentar os níveis de energia para mantê-lo o dia inteiro.

Vamos aos sete benefícios:

01 – Aumenta a função do sistema de defesa imune.

Alguns estudos sugerem que o consumo de cordyceps beneficia a função imunológica e pode ajudar a melhorar a saúde dos sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino e reprodutivo.

Isso ocorre porque eles contêm compostos anti-inflamatórios como polissacarídeos, nucleosídeos modificados e ciclosporinas.

Tomar cordyceps pode ser especialmente benéfico no tratamento de condições inflamatórias, como doença de Crohn, artrite, intestino permeável e asma.

02 – Retarda o envelhecimento

O Cordyceps é repleto de antioxidantes que podem ajudar a combater os danos dos radicais livres, impedir o estresse oxidativo e diminuir os sinais de envelhecimento para otimizar sua saúde.

Pesquisas em animais mostram que ele pode aumentar a função cerebral, melhorar a memória e até prolongar a longevidade.

Um estudo demonstrou que o uso de extrato de cordyceps aumenta as enzimas antioxidantes superóxido dismutase e glutationa peroxidase no sangue.

Não apenas isso, mas também ajudou a aumentar o poder do cérebro e melhorar a função sexual em ratos idosos.

Da mesma forma, outro estudo animal realizado na China descobriu que a administração de extrato de cordyceps em moscas da fruta prolongava significativamente sua vida útil, confirmando as propriedades antienvelhecimento potentes dos cordyceps.

03 – Melhora o desempenho atlético

Um estudo de 2010 publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine demonstrou que o uso de um suplemento a base de Cordyceps sinensis melhorou o desempenho do exercício e contribuiu para marcadores gerais de bem-estar em adultos mais velhos.

Considerado um adaptógeno energizante como é o caso da Maca Peruana falada em outro vídeo, o cordyceps é frequentemente usado para ajudar a combater a fadiga, tratar dores musculares e prevenir fraquezas.

Vários estudos sugerem que o cordyceps pode melhorar o desempenho atlético, melhorando as habilidades físicas e a resistência.

O Cordyceps contém adenosina, um tipo de ácido nucleico necessário para formar o ATP, o “transportador de energia” que é esgotado nos músculos durante a atividade física.

Saiba mais sobre adenosina e outros derivados

04 – Melhora a função sexual

Tradicionalmente, pessoas de ambos os sexos na China e Índia usavam tônicos feitos com cordyceps para aumentar a libido e melhorar a função reprodutiva.

Com base em modelos animais, parece que os suplementos de cordyceps podem ajudar o corpo a utilizar o oxigênio com mais eficiência e melhorar o fluxo sanguíneo, o que é importante para a saúde física e a função sexual.

Maior resistência, aumento da energia e níveis mais baixos de inflamação são várias outras razões pelas quais o cordyceps pode melhorar a fertilidade e a libido.

Assim, o cordyceps pode ser usado como um tratamento natural para a infertilidade, bem como um remédio natural para a impotência.

05 – Regula os níveis de açúcar no sangue

Dois constituintes ativos do cordyceps são parcialmente responsáveis por várias ações fisiológicas que ajudam a controlar os níveis de insulina e açúcar no sangue.

Em modelos animais, os suplementos de cordyceps ajudaram a combater os altos níveis de açúcar no sangue, além de reduzir os níveis de insulina para proteger contra a resistência à insulina.

Saiba mais sobre resistência à insulina

06 – Ajuda na saúde do coração

Pesquisas recentes descobriram que ele pode ajudar a proteger o coração contra danos e prevenir doenças cardíacas.

Além disso, outras pesquisas em animais mostram que o cordyceps pode ajudar a evitar a oxidação do LDL para prevenir a arteriosclerose, uma condição caracterizada pelo acúmulo de placas nas artérias e um risco aumentado de ataque cardíaco e derrame.

Outros modelos animais mostram que também pode reduzir triglicerídeos altos, outro importante fator de risco para doenças cardíacas.

07 – Pode ajudar a combater células cancerígenas

Vários estudos em laboratório descobriram que o cordyceps pode possuir poderosas propriedades anticâncer e pode ajudar a bloquear o crescimento e a disseminação de vários tipos diferentes de câncer.

Lógico que isso ainda precisa ser confirmado por estudos em seres humanos.

Publicações mostram que esses cogumelos medicinais também podem reduzir o risco de efeitos colaterais causados pelo tratamento do câncer, incluindo a queda das células brancas de defesa, que causa maior risco de infecção oportunista.

Mas como tomar?

Agora é possível comprar cápsulas, pós e comprimidos de Cordyceps sinensis na maioria das lojas de produtos naturais e on-line.

Muitas pessoas gostam de abrir as cápsulas e usar o pó em chás, sopas e ensopados, como costumavam ser ingeridas na China há centenas de anos.

A dosagem de Cordyceps depende do motivo pelo qual estão sendo usadas, e doses adequadas não parecem estar associadas a nenhum efeito colateral comum.

Você não precisa necessariamente tomá-las todos os dias se estiver apenas tentando prevenir doenças futuras e melhorar seu sistema imunológico.

Nesse caso, uma ou duas vezes por semana com uma dose mais baixa funciona bem.

Mas será que é só alegria? Possíveis efeitos colaterais

Lógico que não. Conheça agora os possíveis efeitos colaterais e contra-indicações.

O Cordyceps sinensis é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas existem alguns possíveis efeitos colaterais e interações, principalmente se você tiver alguma doença ou estiver tomando certos medicamentos.

Se estiver grávida ou amamentando, é melhor evitar ou verifique com seu médico antes de iniciar a suplementação.

Para qualquer pessoa com uma doença auto-imune conhecida como lúpus, artrite reumatóide ou esclerose múltipla, alguns médicos alertam que o cordyceps pode piorar o problema.

Como eles estimulam o sistema imunológico, o cordyceps pode interferir com os medicamentos para essas doenças ou ativar demais certas células imunológicas; portanto, converse com seu médico antes de tomar.

O mesmo aviso vale para qualquer pessoa com problemas de sangramento ou coagulação, pois os cogumelos medicinais às vezes podem interferir na coagulação sanguínea adequada.

Você também não deve tomar Cordyceps sinensis até duas semanas antes de qualquer cirurgia programada, devido à sua influência na coagulação do sangue.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...