Nove opções naturais do Dr. Alain para controlar o cortisol e melhorar o sono
Índice do Artigo
Uma das principais causas de um sono de má qualidade é o excesso de cortisol a noite antes de dormir.
Aprenda as nove opções naturais para melhora do estresse e controlar o cortisol.
O cortisol é um dos hormônios do estresse, e tem um monte de funções diferentes, entre elas regular o sistema imune e controlar a resposta ao estresse.
Nesse ponto é basicamente um hormônio da sobrevivência, porque é no momento que você reage a um estresse, como fugir de um animal selvagem, que grandes quantidades de cortisol são liberadas para garantir que você tenha energia suficiente para reagir, através da mobilização das reservas de açúcar.
Se o cortisol estiver muito alto no momento errado, como na hora de dormir, isso definitivamente vai interferir com a qualidade do sono.
Ciclo do cortisol
Em condições normais é por volta das 23hs que vai ter a menor quantidade de cortisol no seu corpo, e é isso importante para ajudar a liberar a melatonina, GH e outros hormônios noturnos.
Isso é importante para os ciclos do sono se alternarem de forma adequada, e para você atingir o sono profundo.
Se o cortisol estiver alto nesse horário você não vai conseguir atingir esse alternância dos ciclos e um sono profundo.
Da mesma maneira o seu cortisol deve estar no seu pico a partir das 6hs da manhã, para que você acorde disposto e energizado.
Muitas pessoas estressadas tem uma inversão nesse padrão, com picos as 22 ou 23 hs e queda do cortisol de manhã cedo.
Essas pessoas vão render melhor a noite, o que seria OK se a nossa sociedade não funcionasse no horário comercial.
Mesmo que a pessoa trabalhe em casa ou seja autônoma, artigos científicos demonstram que dormir somente tarde da madrugada e acordar no final da manhã, como algumas pessoas fazem, nesse caso o sono será menos reparador e haverá mais chances de doenças crônicas e especialmente as neurodegenerativas.
Na verdade essas pessoas que tem pico de cortisol por volta das 23hs vão acordar de manhã esgotadas e com a sensação de que não dormiram nada.
O que provoca esse pico de cortisol?
Então é muito importante ter um entendimento básico do que provoca esse pico de cortisol na hora errada, que é o excesso de estimulação no horário noturno, especialmente pelas telas acesas, o excesso de pensamentos e de preocupações a noite, e o hábito moderno de evitar dormir cedo para maximizar o “aproveitamento de tempo”, seja com com entretenimento ou com tarefas do dia a dia.
É fundamental que você entenda o que está causando o estresse na sua vida, e trabalhar no sentido de reduzi-lo.
- Evitar relacionamentos tóxicos
- Situações estressantes de repetição
O que ajuda a controlar o Cortisol?
- Praticar técnicas de relaxamento, mindfullness, yoga, meditação entre outros.
- Exercícios físicos não extenuantes ajudam muito, como longas caminhadas em meio a natureza, sem estar ligado a headphones e celulares, e em um estado de mente contemplativo.
- Várias substâncias naturais e fitoterápicos podem ajudar muito nisso e vamos aqui citar alguns dos principais:
1 – L-tirosina
Um aminoácido que atua como precursor da dopamina e que ajuda na regulação da noradrenalina, reduzindo esse neurotransmissor do estresse.
Assista o vídeo sobre a L-tirosina
2- L-theanina
Também um aminoácido que atua provocando uma calma focada.
Assista o vídeo sobre L-theanina
03 – Equilíbrio de vários minerais
O equilíbrio de vários minerais, como magnésio, potássio, cálcio e o zinco. O ideal é obtê-los dos vegetais e comer 7 a 10 xícaras de folhas, verduras e legumes por dia. Em casos específicos obter esses minerais pela reposição.
04 – GABA
O GABA, também outro aminoácido que funciona como neurotransmissor calmante no cérebro, que apesar de não atravessar muito bem a barreira hematoliquórica, que é a barreira entre o sangue e o cérebro, em pessoas inflamadas que hoje em dia é a maioria, essa barreira vai estar prejudicada e o GABA ingerindo vai conseguir atingir o cérebro e acalmar essa pessoas. As pessoas que tomam o GABA se sentem mais calmas e com menos ansiedade e assim dormir melhor.
05 – Ashwagandha
Ashwagandha é uma das melhores ervas que agem como adaptógeno, então ela ajuda a adaptar ao estresse.
Isso quer dizer que aumenta a tolerância aos estímulos e consegue regular os hormônios de adrenal, que é a principal glândula relacionada ao controle do estresse.
Assista o vídeo sobre Ashwagandha
06 – Magnolia
Magnolia é outra grande planta que vai ajudar aumentar o DHEA que é um dos principais hormônios vítimas do estresse.
Então existe uma queda do DHEA ao mesmo tempo que existe o aumento do cortisol. Depois de muitos anos de estresse ocorre a queda abrupta do cortisol e uma fadiga ainda mais intensa.
07 – NAC
NAC – que é outro aminoácido que também vai segurar excessos de noradrenalina e vai ser top para aumentar os níveis de glutationa no fígado.
Assista o vídeo sobre NAC
08 – Vitamina C
O estresse acaba com essa vitamina, já que as adrenais usam muito. Então é importante repor para que as adrenais possam funcionar melhor na manufatura dos hormônios.
Então importante consumir as plantas ricas no complexo da vitamina C com o seu fiel escudeiro bioflavonóide, como é o caso do limão, do kamu kamu, do açaí e da acerola.
Pode-se usar também a vitamina C sintética mas sempre dar prioridade a forma natural sempre que possível
09 – Vitaminas do complexo B
Vitaminas do complexo B, especialmente a B1 e a B5. Você pode obter isso do levedo nutricional.
As vitaminas do complexo B são utilizadas pelas adrenais e a B1 ou tiamina é necessária para fabricar GABA e também ajuda a acalmar o sistema nervoso autônomo.
E se você consome excesso de chá ou café ou muita açúcar, carbo refinado, farinha e álcool; isso faz você perder vitaminas do complexo B.
Então importante lembrar de consumir o levedo nutricional ou fazer uso de um bom complexo B ativado.