Micro-ondas faz mal à saúde e pode reduzir a nutrição dos alimentos
Índice do Artigo
A conveniência e praticidade de aquecer e comer alimentos feitos no micro-ondas, fez com que ele faça parte da maioria das casas hoje em dia. Tanto no trabalho, para aquecer a comida, quanto em casa, no meio da vida corrida, onde muitas pessoas não tem tempo para cozinhar adequadamente o seu alimento.
Dados publicados de fontes confiáveis questionam os benefícios para a saúde de alimentos feitos no micro-ondas.
Mas será que comer alimentos feitos no micro-ondas pode causar danos?
Talvez o uso moderado não cause problemas.
O problema maior é usar regularmente o micro-ondas para preparar ou aquecer sua comida em uma temperatura tão alta quando é no micro-ondas.
E porque o micro-ondas pode ser danoso a nossa saúde?
Os compostos sensíveis dos alimentos, como aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e fitonutrientes, mudam?
Estudos mostraram que sim!
“Já temos um problema crescente que faz com que esses nutrientes importantes chegam ao nosso organismo muito abaixo do que nosso corpo necessita:
Começando com esgotamento de nosso solo na plantação, venenos colocados em nossa alimentação resultante da “agricultura moderna”, processamento de alimentos industrializados, não comer bastante alimentos integrais frescos, naturais, não cozidos demais e orgânicos e ainda por fim cozinhar esses alimentos no micro-ondas.”
Tudo isso junto deixa nosso organismo carente dos mais importantes nutrientes.
Alguns fatos mostrados em estudos sobre micro-ondas:
- Três estudos mostraram quedas de 5 a 40% em alguns minerais de produtos frescos feitos no micro-ondas, e outro estudo encontrou um declínio semelhante em nossas fontes de proteínas.
- Um estudo escandinavo sobre o cozimento de aspargos descobriu que o micro-ondas causou uma redução na vitamina C.
- Em um estudo sobre o alho, apenas 60 segundos de aquecimento por micro-ondas foram suficientes para destruir sua Alinase, princípio ativo do alho contra o câncer.
- Um estudo publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture descobriu que o brócolis no micro-ondas com um pouco de água perdia até 97% de seus antioxidantes benéficos. Em comparação, brócolis cozidos no vapor perdeu 11% ou menos de seus antioxidantes.
- Um estudo australiano recente mostrou que as micro-ondas causam um maior grau de “desdobramento de proteínas” do que o aquecimento convencional.
- Também foi demonstrado que o micro-ondas destrói os agentes essenciais de combate a doenças no leite materno que oferecem proteção ao bebê.
- Um estudo japonês descobriu que seis minutos de aquecimento por micro-ondas transformaram 30 a 40% da vitamina B-12 do leite em uma forma inerte (morta).
Outros problemas com o micro-ondas:
O uso de qualquer tipo de recipiente plástico no micro-ondas abre a probabilidade de produtos químicos como o BPA penetrarem nos alimentos, contaminando-os com produtos químicos que causam distúrbios hormonais.
O calor elevado, como em fornos de micro-ondas, também pode produzir aminas heterocíclicas (HCAs), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e produtos finais de glicação avançada (AGEs), cada um desses acima são conhecidos como cancerígenos.
Então, é uma boa repensar o uso diário do micro-ondas.
Para saber mais sobre o toxinas e detox, assista esse vídeo!
Fontes:
https://www.veteranstodayarchives.com/2011/06/11/original-microwave-cooking-report/
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09064719950135623
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11238815?dopt=Abstract
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18240290
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1557249
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jsfa.1585
https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/05/18/microwave-hazards.aspx