O aumento da próstata vai começar a partir dos 40 anos de idade e vai se tornar significativo nas quinta e sexta décadas da vida.
Trata-se de um crescimento benigno de tecido, e nada tem a ver com câncerapesar de que as duas doenças poderem coexistir no mesmo órgão.
Mas hpb, que é uma sigla que significa hiperplasia prostática benignaou crescimento benigno não vira câncer nem vice versa.
Ao longo da vida de um homem existe um risco de 40% de que vai ter que tratar dessa doença e uma chance de 10% de que vai ter que operar.
Aos 60 anos de idade metade dos homens vão ter sintomas de dificuldade de esvaziar a bexiga.
Função da Próstata
A função da próstata é produzir a maior parte do sêmen, esperma ou líquido ejaculado.
Ela também fabrica a frutose que vai alimentar o espermatozoide dentro desse líquido.
O tão famoso PSA, que normalmente é medido no sangue; na verdade é produzido mesmo é na próstata e vai ter função dentro do líquido seminal para manter a fluidez do líquido e permitir a locomoção dos espermatozoides.
Causas da próstata grande
A causa exata do aumento da próstata é desconhecida, mas o controle principal é pelo sistema endócrino, vários fatores hormonais influenciam.
Os principais é a queda da testosterona, o aumento da dihidrotestosterona ou DHT e também do estradiol.
Esses três fatores em conjunto vão contribuir para o aumento do órgão. É isso que acontece com homens mais velhos a partir dos 50 anos de idade.
Também vai acontecer uma queda da apoptose, ou morte celular programada, dentro da próstata e isso vai contribuir para o aumento.
A próstata grande vai apertar a uretra que passa por dentro dela e é isso o que provoca a dificuldade de saída do xixi e consequentemente os sintomas de obstrução.
A pessoa vai urinar com jato fraco, vai ter um fluxo cortado no meio, e a urina vai sair às prestações, vai sair aos poucos; além disso o indivíduo não vai conseguir esvaziar direito a bexiga, e isso obriga a voltar a urinar com mais freqüência que antes.
A pessoa vai ter vontade de ir ao banheiro mais vezes, especialmente à noite após se deitar, e provavelmente vai ficar pingando xixi na cueca depois da micção.
Em casos mais graves a pessoa pode perder urina no caminho até o banheiro, o que é chamado de incontinência, ou até mesmo desenvolver uma retenção urinária aguda, que é quando entope de vez o canal e a pessoa tem que ser sondada para tirar o xixi.
Cuidados com medicamentos
Pessoa que tem a próstata grande tem que tomar cuidado com três classes de remédios que podem piorar os sintomas, os diuréticos, os antidepressivos e os antihistamínicos que são os remédios para alergia.
Todas essas classes podem piorar a retenção de urina. Então converse com seu médico se estiver tomando algum representante dessas três classes.
Quem tem próstata crescida também vai ter que melhorar os hábitos de vida.
Abaixo apresento algumas formas de tratamento:
E o que fazer para ajudar nos sintomas da próstata grande?
Cortar as gorduras ruins, que são as gorduras hidrogenadas ou trans, que você encontra nos produtos alimentícios industrializados ou processados, como é o caso da margarina, sorvetes, doces.
Os óleos de soja, milho, canola e girassol.
Cortar o açúcar.
E as farinhas industrializadas.
O que comer?
É importante comer alimentos ricos em beta-caroteno, que são os alimentos alaranjados e amarelos:
Pessoas obesas tem 3,5 vezes mais próstata grande que os magros.
Os exercícios físicos também são muito importantes e reduzem em 30% o hpb.
É importante evitar excesso de álcool ou cafeína, parar de tomar líquidos no início da noite, e urinar de horário a cada 3 horas para evitar perdas de urina acidentais.
Tratamentos naturais para a próstata grande
Tratamentos naturais para a próstata grande, que não são utilizados pela maioria dos urologistas por puro desconhecimento já que não são mencionados em congressos e tem uma fama de ter pouco efeito, o que não é verdade.
Mas eles são bem mais utilizados na Europa, como é o caso da Itália, em que 50% dos tratamentos são derivados de plantas, mas a gente segue aqui mais a medicina norte americana.
Combinação natural de 3 componentes
O primeiro natural é o saw palmetto ou serenoa repens, extraído de uma palmeira. Tem eficácia semelhante ao uso isolado de tansulosina ou finasterida, especialmente se usado em conjunto com o pygeum africanum.
O saw palmetto promove a morte celular programada das células da próstata, tem efeito antiinflamatório e inibe a enzima que converte a testosterona em DHT.
Já o pygeum africanum, que é um fruto originado da África, esse vai diminuir a proliferação celular e a urtica dioica também vai ter efeitos semelhantes.
A combinação desses três é top na melhora da próstata.
Outros aliados no tratamento natural
O ômega 3 também vai ser top, porque vai ter efeito antiinflamatório, e baixa o PSA porque tem efeito de baixar a enzima que converte a testo em DHT.
O óleo de coco também vai ter esse efeito. O beta-sitosterol é difícil de achar no Brasil, mas pode ser comprado de sites internacionais. Ele também tem efeito de desinchar a próstata.
O extrato de semente de abóbora também ajuda muito porque ele combate a bexiga hiperativa que é muito comum nos portadores de hpb, que é quando a bexiga contrai fora de hora.
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.
FODMAPS é uma sigla para (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) que são carboidratos de cadeia curta (principalmente açúcares), fermentáveis...
Fibromialgia - O que é, sintomas, diagnóstico e causas
O que é?
A fibromialgia é um distúrbio neurossensorial antes considerado pela medicina convencional como puramente psicossomático.
O...
Sinusite: Conheça as causas e os tratamentos naturais
Hoje vamos conversar sobre sinusites. É bem mais do que tomar anti-inflamatórios e antibióticos. Acompanhe esses 2...
Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail
Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais
Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência.
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento Módulo 4: Protocolos de Tratamento
Bom dia Dr. Alan
Tenho hiperplasia Prostática benigna por esse motivo não consigo ter uma noite de sono perfeita qual a orientação que devo seguir?
Bom dia Dr. Alain
Tenho hiperplasia Prostática benigna por esse motivo não consigo ter uma noite de sono perfeita qual a orientação que devo seguir?
Bom dia, esse conteúdo pode te ajudar. Basta clicar no link. Abraços.