A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina solúvel em água que é essencial para a produção de glóbulos vermelhos, cérebro saudável e função nervosa, bem como a síntese de DNA. Mesmo uma deficiência leve de vitamina B12 pode resultar em função mental prejudicada e baixa energia. Embora essa deficiência afete um número significativo de pessoas, é uma das condições mais negligenciadas. Isso, principalmente, devido ao número de casos não detectados por causa de testes imprecisos, o início tardio dos sintomas ou a falta geral de conhecimento sobre o mesmo.

A vitamina B12 desempenha um papel na formação de glóbulos vermelhos na produção de hemoglobina, na melhora da força dos nervos e na regulação dos níveis de homocisteína. A homocisteína é um aminoácido produzido pelo organismo, que em grandes quantidades pode aumentar o risco de uma pessoa sofrer ataques cardíacos e derrames. Os benefícios da vitamina B12 são vastos e incluem aumentar a energia, reduzir a depressão, diminuir os desejos de açúcar e diminuir a degeneração neurológica.

Como você pode obter B12 na sua dieta? Consumir alimentos naturalmente ricos em vitamina B12, como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios fermentados.

Quais as melhores escolhas saudáveis quando se trata de alimentos ricos em vitamina B12?

Como a maior parte dessa fonte de vitamina é vinda de carnes, as pessoas que não consomem produtos de origem animal, podem ter uma maior suscetibilidade à deficiência de vitamina B12. Algumas das opções para veganos e vegetarianos incluem a suplementação, no caso recomendo suplementar a b12 no sua forma, metilcobalamina, que é a forma ativa dessa vitamina, então o corpo não é obrigado a convertê-la em outra forma, sendo o processo muito mais eficaz.

Lembrando que uma dieta equilibrada é melhor opção para se ter benefícios das diversas fontes de vitaminas.

#vitaminab12 #alimentoscomb12 #complexob #alimentaçaosaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #ortomolecular