Depressão e tireoide – Entenda a relação entre as duas

Depressão e tireoide – Entenda a relação entre as duas

Se você está com sintomas de depressão ou ansiedade, o médico te encaminha para um psiquiatra sem investigar a função completa da tireoide, sem avaliar níveis de THS, T4, T3, T3R e anticorpos
 
Isso pode resultar em um diagnóstico incorreto e um tratamento com medicação antidepressiva desnecessária, em alguns casos. 

Relação entre os sintomas

Sintomas - Depressão e tireoide

 
Mesmo que você já tenha sido diagnosticado com alguma disfunção na tireoide, pode ser que seus sintomas de depressão e ansiedade não melhorem por:
  • Uma falta de acerto no tratamento, tanto com relação ao tipo de hormônio que você está usando.
  • Falta de nutrientes.
  • Autoimunidade.
  • Outras condições de saúde não diagnosticadas.
  • Uso de maneira incorreta do remédio para tireoide.
 
Após fadiga e alterações de peso, as alterações de humor como depressão, agitação e ansiedade, são os sintomas mais comuns em pessoas com problemas na tireoide.

O que pode causar esses sintomas?

Esses sintomas podem ser devidos a alterações no hormônio tireoidiano, bem como ao próprio processo autoimune no caso de doença de Hashimoto.
 
Além disso, as pessoas com transtorno bipolar (assim como transtornos depressivos e de ansiedade) apresentaram maior prevalência de anticorpos.
 
Para complicar ainda mais o problema, o lítio – um medicamento usado para o transtorno bipolar – pode desencadear o Hashimoto em pessoas com predisposição genética.
 

A disfunção da tireoide podem causar distúrbios psiquiátricos?

A disfunção da tireoide podem causar distúrbios psiquiátricos?

A associação entre a função da tireoide e os distúrbios psiquiátricos, particularmente os transtornos do humor, é reconhecida há muito tempo.
 
Historicamente, essa associação foi descrita há mais de 200 anos por pesquisadores e médicos.
 
Hoje, é bem reconhecido que distúrbios na função tireoidiana podem afetar significativamente o estado mental, incluindo emoção e cognição.
 
Os hormônios tireoidianos em excesso e insuficientes podem causar alterações de humor, incluindo a depressão que geralmente é reversível com tratamento adequado da tireoide.
 

Depressão é causada por problemas da tireoide não diagnosticados

Algumas pesquisas mostram que até  50% da depressão é causada por problemas da tireoide não diagnosticados, ou mal conduzidos. 
 
A deficiência de hormônios (hipotireoidismo) no sistema nervoso central pode causar fadiga, sonolência e falta de energia.
 
Estes também são sintomas da depressão clínica.
 
O hipotireoidismo, ou baixa função tireoidiana, é a forma mais comum de disfunção da tireoide e está ligada mais a depressão. 
 
Já o hipertireoidismo está conectado mais, em particular, aos transtornos do humor e bipolar. 
 

Portanto, se você foi diagnosticado com depressão, ansiedade ou transtorno bipolar, peça para seu médico um check-up completo da tireoide.

Fonte:
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Conheça os 8 incríveis benefícios do cromo para a saúde

Conheça os 8 incríveis benefícios do cromo para a saúde Hoje quero ressaltar os benefícios do cromo para a promoção da nossa saúde. Podemos obter esse...

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória A fosfatidilserina combate o declínio na memória e nas habilidades de pensamento que podem ocorrer com o...

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect