Depressão e tireoide – Entenda a relação entre as duas
Índice do Artigo
Se você está com sintomas de depressão ou ansiedade, o médico te encaminha para um psiquiatra sem investigar a função completa da tireoide, sem avaliar níveis de THS, T4, T3, T3R e anticorpos…
Isso pode resultar em um diagnóstico incorreto e um tratamento com medicação antidepressiva desnecessária, em alguns casos.
Relação entre os sintomas
Mesmo que você já tenha sido diagnosticado com alguma disfunção na tireoide, pode ser que seus sintomas de depressão e ansiedade não melhorem por:
- Uma falta de acerto no tratamento, tanto com relação ao tipo de hormônio que você está usando.
- Falta de nutrientes.
- Autoimunidade.
- Outras condições de saúde não diagnosticadas.
- Uso de maneira incorreta do remédio para tireoide.
Após fadiga e alterações de peso, as alterações de humor como depressão, agitação e ansiedade, são os sintomas mais comuns em pessoas com problemas na tireoide.
O que pode causar esses sintomas?
Esses sintomas podem ser devidos a alterações no hormônio tireoidiano, bem como ao próprio processo autoimune no caso de doença de Hashimoto.
Além disso, as pessoas com transtorno bipolar (assim como transtornos depressivos e de ansiedade) apresentaram maior prevalência de anticorpos.
Para complicar ainda mais o problema, o lítio – um medicamento usado para o transtorno bipolar – pode desencadear o Hashimoto em pessoas com predisposição genética.
A disfunção da tireoide podem causar distúrbios psiquiátricos?
A associação entre a função da tireoide e os distúrbios psiquiátricos, particularmente os transtornos do humor, é reconhecida há muito tempo.
Historicamente, essa associação foi descrita há mais de 200 anos por pesquisadores e médicos.
Hoje, é bem reconhecido que distúrbios na função tireoidiana podem afetar significativamente o estado mental, incluindo emoção e cognição.
Os hormônios tireoidianos em excesso e insuficientes podem causar alterações de humor, incluindo a depressão que geralmente é reversível com tratamento adequado da tireoide.
Depressão é causada por problemas da tireoide não diagnosticados
Algumas pesquisas mostram que até 50% da depressão é causada por problemas da tireoide não diagnosticados, ou mal conduzidos.
A deficiência de hormônios (hipotireoidismo) no sistema nervoso central pode causar fadiga, sonolência e falta de energia.
Estes também são sintomas da depressão clínica.
O hipotireoidismo, ou baixa função tireoidiana, é a forma mais comum de disfunção da tireoide e está ligada mais a depressão.
Já o hipertireoidismo está conectado mais, em particular, aos transtornos do humor e bipolar.
Portanto, se você foi diagnosticado com depressão, ansiedade ou transtorno bipolar, peça para seu médico um check-up completo da tireoide.
Fonte: