Alecrim – Trate refluxo, gases e azia em 3 semanas!
O chá ou tintura de alecrim pode tratar refluxo, gases e azia em 3 semanas!
O chá dessa erva você pode fazer na sua casa, e tem muitas propriedades curativas e estudadas cientificamente.
Pode tratar dor de garganta, aftas, gases, azia e melhorar a digestão. Aprenda a fazer o chá e tintura de alecrim.
Importância do Alecrim
O alecrim é uma planta nativa do mediterrâneo, que é conhecida desde a antiguidade. Ela proporciona um dos aromas mais refrescantes, sendo uma das ervas mais importantes da atualidade, e é muito utilizada na forma de óleo essencial para tratar várias doenças.
Nos tempos antigos tinha fama de reforçar a memória, por isso se tornou símbolo da fidelidade, da amizade e da lembrança.
Os estudantes gregos da antiguidade usavam com freqüência durante as provas, pois acreditavam em seu poder de reforçar o cérebro e a memória.
E isto realmente se confirma por estudos, já que a planta dilata os tecidos, aumentando sua irrigação e exercendo efeito estimulante cerebral.
Usos e Aplicações
De acordo com a literatura, é um excelente fitoterápico, sendo indicada para controle da tosse e da gripe, combate das crises de asma e alivio de dores causadas por contusões.
Ela também equilibra a pressão arterial, pode auxiliar no tratamento de dores reumáticas e gota, e é diurética. Melhora o funcionamento do estômago e intestino, e facilita a menstruação.
Outras denominações
É o alecrim, também conhecido como rosmarinho e na língua inglesa como Rosemary.
Os estudos já isolaram várias substâncias benéficas, como antioxidantes, diterpenos, triterpenos, e flavonoides.
As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas; e as partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.
Como fazer o chá de alecrim?
Bem, vamos ao que interessa, como fazer o chá para combater os seus gases e melhorar a sua digestão.
Também vai ajudar muito no refluxo, naquela queimação que sobe do estômago até a garganta.
Vamos aos ingredientes.
- Pegue um ramo de alecrim orgânico, 1 limão, 1 colher de chá de mel, e 4 xícaras de água.
- Ferva a água em uma panela, e então adicione os ramos de alecrim e deixe um tempo até que o alecrim comece a soltar sua essência. Adicione mel.
- Espere amornar, coloque limão e sirva em seguida.
- Lembre-se de consumir o chá assim que for preparado para que não perca suas propriedades benéficas.
- Evite adoçar com açúcar ou outro adoçante artificial, para que a bebida fique mais saudável.
- Dê preferência pelo alecrim orgânico e fresco e não a forma desidratada. O ramo fresco traz muito mais benefícios do que o alecrim desidratado. Por isso, plantar em casa é uma ótima ideia.
- Você pode inclusive adicionar gengibre no seu chá, para potencializar ainda mais a receita.
E a tintura de alecrim?
E se você quiser tratar entorses e contusões, uma ótima pedia é o uso da tintura ou óleo essencial de alecrim diluído em álcool a 70% na forma de compressas.
Compressas frias com algumas gotas de óleo essencial também são empregadas para o alívio de enxaquecas, basta aplicar na testa.
Como fazer a tintura de alecrim?
Eu agora vou te ensinar como fazer a tintura de alecrim.
- Os ingredientes são 150 a 250 gramas de alecrim fresco e 1 litro de aguardente.
- A preparação envolve deixar descansar o alecrim na pinga em um frasco por um mês, protegido da luz, e não se esquecer de regularmente agitar o frasco, se possível 2 vezes por semana.
- Depois disso filtre a mistura.
Aplicações da tintura de alecrim
Você pode usar essa tintura diretamente massageando a área machucada para tratar reumatismo ou contusões, ou ainda usar no enxague da boca para dor de dente ou de garganta.
O consumo de doses de 5 a 10 ml, duas vezes ao dia, misturada com água é benéfico à saúde devido à sua ação de redução de gases.
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo das mesmas doses indicadas acima, por dez dias é uma ótima pedida.
A tintura diluída em água (proporção de um para um) serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.