Mau Hálito

Conheça a halitose e como resolver | Mau hálito e gosto ruim na boca

O mau hálito crônico – também conhecido como halitose ou bafo é um assunto tabu que é difícil até de abordar. Mesmo ao usar uma palavra mais popular como “bafo” só para facilitar a compreensão, podemos ofender pessoas mais sensíveis que podem ser portadoras da condição.

Portanto é um tópico delicado. Se você quiser saber como se livrar do mau hálito, primeiro é importante entender as causas reais associadas a esse problema.

Normalmente, o mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias ou fungos, como leveduras ou cândida na boca. Embora certos alimentos, como alho ou cebola, às vezes possam causar mau hálito temporário, eles geralmente não são a causa do mau hálito prolongado ou recorrente.

Em um momento ou outro, quase todo mundo sofre de vez em quando de mau hálito. Às vezes, a causa é algo que você comeu; outras vezes, vem das bactérias encontradas na boca. De um modo geral, o mau hálito vem da parte de trás da língua, garganta, amígdalas, dentes e gengivas.

É aqui que são encontradas bactérias que podem liberar compostos contendo enxofre, resultando em mau hálito. Uma causa comum é a gengivite, ou doença periodontal, situação em que as bactérias proliferam abaixo da superfície da gengiva, onde causam inflamação e liberam compostos de enxofre.

As partículas de comida presas na boca também podem causar odores desagradáveis. Você também pode acordar com mau hálito matinal, porque as bactérias ficaram secas da noite para o dia, e isso as faz responder com maior atividade.

Quer saber como se livrar do mau hálito pela manhã? Simples: escove os dentes!

Alimentos que contribuem para o mau hálito

Alguns alimentos que podem desencadear halitose e que devem ser evitados nas pessoas que sofrem com isso.

  • Cebola e alho: Estes são os alimentos mais problemáticos para o mau hálito; enquanto ambos são muitos saudáveis, se você estiver indo para um evento e quiser evitar o mau hálito, evite ou use-o com moderação.
  • Alimentos fritos ou outros alimentos com alto teor de gordura trans: esses alimentos levam muito tempo para se mover pelo sistema digestivo, produzindo a halitose.
  • Açúcar: O açúcar leva à cárie dentária e à doença gengival, contribuindo para a halitose.
  • Alimentos pegajosos: Evite caramelos ou outros tipos de alimentos “pegajosos” que podem grudar nos dentes e causar cáries.
  • Bebidas açucaradas: cobrem os dentes com açúcar, e muito de nós não pensam em escovar os dentes depois de consumi-los.

Mas, quais seriam as outras causas de mal hálito?

Além das bactérias e fungos e doença da gengiva já mencionados, temos: dieta pobre, boca seca crônica (estagnação da saliva), cáries, partículas de comida presas na boca e na garganta que nesse caso se chama causem (parece umas bolinhas de queijo mal cheiroso), hábito de fumar, dentaduras mal ajustadas, e as vezes diabetes descompensada e doença do fígado.

Mas como resolver então?

Não importa o que esteja causando seu mau hálito, recomendo que você trabalhe a origem do problema, em vez de mascará-lo com produtos como goma de mascar ou enxaguatório bucal.

Antes de tudo, escove os dentes com uma pasta de dente natural duas vezes ao dia e use o fio dental idealmente todas as manhãs e noites. Cheque esse link para conhecer algumas dessas marcas.

A raspagem da língua também pode ser útil para remover bactérias da boca. 

Algumas medidas naturais para se livrar do problema:

  • Corte açúcar, farinha e o excesso de grãos de sua dieta. Açúcares e grãos promovem a ação e o crescimento de muitas bactérias. Eliminar ou reduzir a ingestão de açúcar, produtos industrializados e grãos ajudará a eliminar o mau hálito.
    Obviamente, essa medida também pode ajudá-lo a manter ou perder peso e melhorar sua saúde geral.

  • Aumente o consumo de alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Óleo de coco, azeite de oliva, nozes, sementes, abacate, ovos, peixe e carne orgânicos são fontes de gorduras saudáveis.

  • Utilize algum alimento fermentado como kefir, chucrute, kimchi, kombucha e picles fermentados.

  • Coma muitas ervas, frutas cítricas e vegetais.

  • Consuma chá verde, salsa e hortelã, além de beber 8 copos de água por dia.
  • Faça bochechos com óleo de coco.
  • Use o óleo essencial de hortelã-pimenta. Estudos descobriram que o óleo de hortelã-pimenta usado como enxaguante oral pode ajudar a reduzir a halitose.  O enxaguatório bucal com óleo de hortelã-pimenta é considerado uma formulação segura, sem qualquer efeito colateral importante no combate a bactérias que causam mau hálito.

  • Coma salsa. A salsa e muitos outros alimentos vegetais são ricos em clorofila, que ajuda a neutralizar o mau hálito e atua como desodorizante. A hortelã fresca é outra erva que ajuda a refrescar o hálito. Uma boa dica é ferver ramos de salsa, hortelã e cravo, esfriar e coar e bochechar com esse colutório natural diariamente. Beber chá verde com ervas frescas é outra ótima solução para ajudar a combater o mau hálito.

  • Você pode sugar uma fatia de limão ou espremer um limão fresco em um copo de água e obter todos os benefícios da água com limão. Esta técnica é particularmente eficaz quando se trata de combater o mau hálito de cebola, alho e afins. Chupe uma fatia de limão ou esprema um limão fresco em um copo de água. Então simplesmente beba a água ou gargareje com ela.

  • Também pare de fumar, evite usar produtos a base de tabaco e além da higiene bucal já abordada nesse vídeo, faça limpezas dentárias regulares.

  • Trate o refluxo ácido, investigue o SIBO, todos assuntos já abordados no canal.
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Excesso de Ferro e falta de ferro! Sintomas e perigos!

Excesso de Ferro e falta de ferro! Sintomas e perigos! Neste artigo eu vou te explicar da forma mais simples possível o que é ferritina...

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Contaminação por Chumbo – Quão ruim é o chumbo para saúde humana?

Contaminação por Chumbo Quão ruim é o chumbo para saúde humana? Antes de responder vamos falar um pouco de história. Fatos históricos Pesquisas revelaram grandes concentrações de...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...