Glaucoma e degeneração macular – Remédios naturais

Glaucoma e a degeneração macular – Você quer saber como tratar naturalmente e o que pode levar a cegueira?

Glaucoma

O glaucoma é o aumento da pressão dentro do olho e responde pela segunda causa de cegueira no mundo. Ela é causada pelo acúmulo de líquido no olho que pressiona o nervo óptico, a retina e as lentes. Essa pressão, conhecida como pressão intraocular, pode danificar permanentemente o olho se não for tratada.

Degeneração Macular

A degeneração macular é uma doença da retina, que é a parte de trás do olho que interpreta a luz que entra no órgão e a transforma em informação visual.  

A mácula é a parte central da retina, responsável pela visão nítida e detalhada. Trata-se da principal causa de perda permanente da visão em adultos acima de 60 anos. O número de casos dessa doença deve dobrar até 2050.

“Perder a visão é um drama muito grande para qualquer pessoa e eu mesmo passei por isso na minha família, por isso desenvolvi um interesse muito grande em estudar alternativas naturais para essa terrível condição.”

Existe cura para Glaucoma e degeneração macular?

Atualmente, não existe uma “cura” para o glaucoma e degeneração macular, apenas maneiras de ajudar a impedir que a doença ocorra em primeiro lugar, além de estratégias que ajudam a gerenciar os sintomas destas doenças.

Os medicamentos e terapias mais comuns usados para interromper a progressão da degeneração macular, são imunobiológicos, fototerapia e terapia com laser.

O tratamento convencional do glaucoma inclui colírios, remédios pela boca, terapia com laser e cirurgia para diminuir a perda de campo visual, diminuindo a pressão intraocular.

O tratamento geralmente começa com colírios feitos com medicamentos para reduzir a pressão ocular e a produção de líquido no olho.

Se o colírio não funcionar para reduzir a pressão, pode ser prescrito um medicamento por via oral. Às vezes, a terapia com laser também é usada para abrir canais obstruídos no olho, e a cirurgia pode ser realizada para drenar o excesso de líquido do olho e reduzir a pressão.

 

E os tratamentos naturais que podem ajudar a combater o Glaucoma e a degeneração macular?

Em se tratando de remédios naturais eles vão atuar muito melhor se você tiver o diagnóstico o mais rápido possível, então não deixe de fazer uma consulta anual no oftalmologista porque o Glaucoma e a degeneração macular podem ser totalmente sem sintomas no começo da instalação.

 

Alimentação para tratar e prevenir Glaucoma e a degeneração macular.

Alimentos mais específicos a serem incluídos em sua dieta para melhorar os sintomas são alimentos ricos em carotenoides: estudos mostram que a ingestão alimentos ricos em vitaminas A e C ajudam no glaucoma.

Frutas e legumes alaranjados e amarelos são essenciais para fornecer vitamina A suficiente para manter os olhos saudáveis.

Alguns alimentos ricos em betacaroteno incluem:

  • Cenoura
  • Abóbora
  • Batata-doce
  • Pimentão
  • Goiaba
  • Melão
  • Manga

Se você conseguir obter frutas vermelhas, as berries, elas também são ricas em antioxidantes, que vão ser muito boas para os olhos.

A nossa berry nacional, o açaí, quando consumida orgânica e sem açúcar vai ser muito interessante também.  

Outras medidas importantes para prevenir e tratar o Glaucoma e Degeneração macular:

  • Faça exercícios físicos regulares
  • Tome bastante água
  • Se você trabalha no computador por várias horas todos os dias ou usa dispositivos eletrônicos com frequência, descanse os olhos a cada 20 minutos para diminuir a fadiga ocular.
  • Evite telas acesas perto da hora de dormir.
  • Compre óculos que filtre a luz azul das usar telas acesas.

Principais suplementos para a saúde dos olhos

Astaxantina

A astaxantina é um potente carotenoide que pode ajudar a prevenir danos na retina. É encontrado naturalmente em alimentos de cor vermelho-laranja, como algas e salmão, e também está disponível em forma de suplemento.

Estudos mostram que a astaxantina pode ajudar a melhorar a saúde dos seus olhos e manter a visão saudável.

Também pode ajudar a proteger os olhos dos danos às células da retina causadas pelo estresse oxidativo e reduzir a inflamação ocular.

                     Para saber mais sobre a ação da astaxantina , assista esse vídeo!

 

Como usar a astaxantina para a saúde dos olhos?

Para melhorar a saúde dos olhos, tome 2 miligramas de astaxantina por dia. Opte por um extrato natural de uma empresa respeitável e, além disso, adicione salmão selvagem à sua dieta.

 

Ômega 3 reduz a pressão intraocular no Glaucoma

Óleo de peixe e ômega 3 também são muito importantes. Quando os pesquisadores da Universidade de Melbourne avaliaram os efeitos da suplementação com ômega-3 por via oral no glaucoma, eles descobriram que tomar ômega-3 por três meses reduziu significativamente a pressão intraocular.

Tente consumir pelo menos 600 miligramas de EPA e 400 miligramas de DHA por dia.

 

Coenzima Q10

Coenzima Q10 ou CoQ10 é um antioxidante que pode ajudar a prevenir danos causados pelos radicais livres nos olhos.

Em estudos, demonstrou retardar ou reverter as alterações típicas do glaucoma e possui efeitos neuro protetores. 

Magnésio

O Magnésio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Em estudos, também exibiu efeitos neuro protetores.

Tome cerca de 250 miligramas de magnésio duas vezes ao dia para melhorar o glaucoma e a função celular.

                     Para saber mais sobre o magnésio , assista esse vídeo!

 

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória A fosfatidilserina combate o declínio na memória e nas habilidades de pensamento que podem ocorrer com o...

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Conheça os 6 tipos de Alzheimer

Conheça os 6 tipos de Alzheimer De acordo com dados atualizados, há uma estimativa de que existam 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect