Se açúcar é ruim, porque fruta é saudável ?

  • Uma pergunta muito frequente que decidi responder em vídeo. Se açúcar é ruim, porque fruta é saudável ? Bem, primeiro a gente tem que colocar as coisas sob perspectiva e concluir que o jeito que a gente consome fruta hoje em dia não é tão saudável e vou explicar aqui os motivos:
  • 1. As frutas de hoje são melhoradas geneticamente, são híbridos, para serem bem mais doces que as frutas selvagens.
  • 2. Historicamente os seres humanos só consumiam frutas em temporadas específicas. Consumir frutas ininterruptamente vai contra a evolução genética da nossa espécie. E em muitos casos vai ser uma sobrecarga de frutose.
  • 3. Muitas pessoas só consomem ou consomem prioritariamente frutas na forma de suco, onde são extraídos a fibra e várias vitaminas. Isso acontece seja por processos artificiais como pasteurização, por exemplo se você compra suco de caixinha, seja por você guardar um suco na geladeira por horas ou dias. A fruta fresca e inteira por sua vez, vai ter nutrientes protetores contra dano ao DNA e complicações de doenças como diabetes. Então consumir nessas condições com moderação, se você não tiver intolerância a carboidratos sobre a qual falaremos daqui a pouco, é uma boa.
  • 4. As frutas são ricas em frutose, e se você consumir demais, essa sobrecarga de frutose vai para o fígado, é convertida em gorduras e provoca resistência a insulina mesmo sem alterar os níveis de glicose imediatamente após consumi-las.
  • Apesar de que o diabetes sozinho, que é a ponta do iceberg, atinja somente cerca de 10% da população geral, existem 2 condições que a precedem, que são a resistência insulínica e o pré-diabetes, que fazem parte do mesmo espectro do que chamo de intolerância a carboidratos. Então o meu conselho é que, se você faz parte desse grupo, que hoje é quase metade da população, evite frutas doces e consuma basicamente as frutas vermelhas inteiras, abacate, coco, kiwis, limões e as variedades menos doces das maçãs e limas. Corte também os sucos naturalmente doces ou adoçados. Aí vem a pergunta: como é que eu sei se sou pré diabético ou se tenho resistência a insulina ? Só passando com um médico atento e que não esteja só procurando o diabetes, um médico que peça exames além do básico do básico.
  • Para saber mais detalhes faça parte do grupo de apoiadores
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...