Você está estressado? – Leia com atenção e reflita!

Você está estressado?

Às vezes, pode parecer que o estresse está ao nosso redor, a todo tempo!

Estamos recebendo tensões externas de nossos empregos, responsabilidades familiares, preocupações financeiras e outros, e ainda combinamos isso a um péssimo estilo de vida.

O resultado é uma epidemia de estresse e aumento do risco de doenças crônicas: desde diabetes tipo 2 a doenças cardiovasculares, câncer e depressão.

O Instinto de Sobrevivência

Nos viemos de fábrica com uma espécie de gatilho que garantiu nossa sobrevivência como espécie em uma época que corríamos dos tigres dente de sabre ou tínhamos que sair no tapa com um animal selvagem.

Esse gatilho se chama reação de fuga ou luta, no inglês eles chamam de fight or flight. Ou seja, ou briga ou…. corre! Para ter força física e energia para fugir ou brigar nós precisamos da adrenalina e do cortisol.

Quando um animal ou um ser humano se deparam com uma ameaça à sua integridade física, essa reação é ativada em prol da sobrevivência.

Suas pupilas ficam dilatadas para aumentar o campo de visão, os músculos se tensionam para aumentar a força do movimento, o coração acelera, a respiração também acelera para aumentar o suprimento de oxigênio no sangue, há um aumento da acidez no estômago e do trânsito intestinal para ampliar a produção de nutrientes pela digestão. Tudo isso em questão de segundos!

Mas, será que corremos riscos eminentes todos os dias? Quais seriam os nossos predadores atuais?

O ESTRESSE!… E Vida Moderna

A vida moderna e suas exigências trouxeram novos estressantes. Estamos vivendo mais e com tempo suficiente para criarmos os mais diversos eventos de estresse em nossas cabeças, se antes os eventos de estresse eram específicos para perigos reais de sobrevivência, hoje eles se generalizaram e ativamos nosso mecanismo de alerta até mesmo para um dia chuvoso de transito mais lento.

E quando as pessoas ficam em um estado “pilhado e estressante” sempre, se irritam com qualquer coisa, elas tem muita dificuldade de desligar esse gatilho de “fuga ou luta”, e esse gatilho ligado por muito tempo, anos…… com cortisol alto, até que um belo dia elas pifam e entram em exaustão, em burnout ou fadiga crônica.

Sabemos que existem certos eventos na vida que não conseguimos deixar, como um baque emocional com a perda de um ente querido ou um desgosto muito grande.

Portanto, todos nós devemos fazer da redução do estresse uma parte essencial de nossa rotina de bem-estar diária!

E pense comigo: a maioria das coisas que te irritam no dia de hoje daqui um ano não vão ter nenhum significado, como ficar nervoso por uma fechada no transito ou por um serviço de telefonia demorado etc…

Se você não vai lembrar disso daqui um ano, porque se irritar hoje?

Aqui vai o que eu quero que fique gravado em você!

Toda a vez que você se irrita com alguma coisa, eu quero que você entenda que você gasta recursos do seu corpo, é quase como se você desse uma nota de 50 reais para uma pessoa que tiver te irritado, você está literalmente pagando para ela te irritar.

Porque ao ficar nervoso você está gastando nutrientes do seu corpo, como magnésio e zinco, vitamina C, vitaminas do complexo B.

E isso literalmente custa dinheiro porque você vai ter que suplementar e pagar por isso, ou possivelmente você vai precisar de outros tratamentos e se isso se estender como expliquei acima, vai gerar doenças sérias.

Então se você se esquecer de tudo que eu falei acima lembre pelo menos de duas coisas:

Meditação e respiração profunda são de graça e se irritar por qualquer coisa literalmente custam seu dinheiro e sua saúde.

A respiração profunda é uma prática fácil e acessível que pode ajudar a equilibrar a mente e o corpo e reduzir a resposta ao estresse.

Muitos estudos bem projetados também mostram benefícios de redução de estresse físico e psicológico com a meditação ou atividades como ioga e tai chi.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect