Nove opções naturais do Dr. Alain para controlar o cortisol e melhorar o sono

Uma das principais causas de um sono de má qualidade é o excesso de cortisol a noite antes de dormir. 

Aprenda as nove opções naturais para melhora do estresse e controlar o cortisol.

O cortisol é um dos hormônios do estresse, e tem um monte de funções diferentes, entre elas regular o sistema imune e controlar a resposta ao estresse.

Nesse ponto é basicamente um hormônio da sobrevivência, porque é no momento que você reage a um estresse, como fugir de um animal selvagem, que grandes quantidades de cortisol são liberadas para garantir que você tenha energia suficiente para reagir, através da mobilização das reservas de açúcar.

Se o cortisol estiver muito alto no momento errado, como na hora de dormir, isso definitivamente vai interferir com a qualidade do sono.

Ciclo do cortisol 

Em condições normais é por volta das 23hs que vai ter a menor quantidade de cortisol no seu corpo, e é isso importante para ajudar a liberar a melatonina, GH e outros hormônios noturnos.

Isso é importante para os ciclos do sono se alternarem de forma adequada, e para você atingir o sono profundo.

Se o cortisol estiver alto nesse horário você não vai conseguir atingir esse alternância dos ciclos e um sono profundo.

Da mesma maneira o seu cortisol deve estar no seu pico a partir das 6hs da manhã, para que você acorde disposto e energizado.

Muitas pessoas estressadas tem uma inversão nesse padrão, com picos as 22 ou 23 hs e queda do cortisol de manhã cedo.

Essas pessoas vão render melhor a noite, o que seria OK se a nossa sociedade não funcionasse no horário comercial.

Mesmo que a pessoa trabalhe em casa ou seja autônoma, artigos científicos demonstram que dormir somente tarde da madrugada e acordar no final da manhã, como algumas pessoas fazem, nesse caso o sono será menos reparador e haverá mais chances de doenças crônicas e especialmente as neurodegenerativas.

Na verdade essas pessoas que tem pico de cortisol por volta das 23hs vão acordar de manhã esgotadas e com a sensação de que não dormiram nada.

O que provoca esse pico de cortisol?

Então é muito importante ter um entendimento básico do que provoca esse pico de cortisol na hora errada, que é o excesso de estimulação no horário noturno, especialmente pelas telas acesas, o excesso de pensamentos e de preocupações a noite, e o hábito moderno de evitar dormir cedo para maximizar o “aproveitamento de tempo”, seja com com entretenimento ou com tarefas do dia a dia.

É fundamental que você entenda o que está causando o estresse na sua vida, e trabalhar no sentido de reduzi-lo.

  • Evitar relacionamentos tóxicos
  • Situações estressantes de repetição

O que ajuda a controlar o Cortisol?

  • Praticar técnicas de relaxamento, mindfullness, yoga, meditação entre outros.
  • Exercícios físicos não extenuantes ajudam muito, como longas caminhadas em meio a natureza, sem estar ligado a headphones e celulares, e em um estado de mente contemplativo.
  • Várias substâncias naturais e fitoterápicos podem ajudar muito nisso e vamos aqui citar alguns dos principais:

1 – L-tirosina

Um aminoácido que atua como precursor da dopamina e que ajuda na regulação da noradrenalina, reduzindo esse neurotransmissor do estresse.

Assista o vídeo sobre a L-tirosina

 2- L-theanina

Também um aminoácido que atua provocando uma calma focada.

Assista o vídeo sobre L-theanina

03 – Equilíbrio de vários minerais

O equilíbrio de vários minerais, como magnésio, potássio, cálcio e o zinco. O ideal é obtê-los dos vegetais e comer 7 a 10 xícaras de folhas, verduras e legumes por dia. Em casos específicos obter esses minerais pela reposição.

04 – GABA

O GABA, também outro aminoácido que funciona como neurotransmissor calmante no cérebro, que apesar de não atravessar muito bem a barreira hematoliquórica, que é a barreira entre o sangue e o cérebro, em pessoas inflamadas que hoje em dia é a maioria, essa barreira vai estar prejudicada e o GABA ingerindo vai conseguir atingir o cérebro e acalmar essa pessoas. As pessoas que tomam o GABA se sentem mais calmas e com menos ansiedade e assim dormir melhor.

05 – Ashwagandha

Ashwagandha é uma das melhores ervas que agem como adaptógeno, então ela ajuda a adaptar ao estresse.

Isso quer dizer que aumenta a tolerância aos estímulos e consegue regular os hormônios de adrenal, que é a principal glândula relacionada ao controle do estresse.

Assista o vídeo sobre Ashwagandha

06 – Magnolia 

Magnolia é outra grande planta que vai ajudar aumentar o DHEA que é um dos principais hormônios vítimas do estresse.

Então existe uma queda do DHEA ao mesmo tempo que existe o aumento do cortisol. Depois de muitos anos de estresse ocorre a queda abrupta do cortisol e uma fadiga ainda mais intensa.

07 – NAC

NAC – que é outro aminoácido que também vai segurar excessos de noradrenalina e vai ser top para aumentar os níveis de glutationa no fígado.

Assista o vídeo sobre NAC

08 – Vitamina C

O estresse acaba com essa vitamina, já que as adrenais usam muito. Então é importante repor para que as adrenais possam funcionar melhor na manufatura dos hormônios.

Então importante consumir as plantas ricas no complexo da vitamina C com o seu fiel escudeiro bioflavonóide, como é o caso do limão, do kamu kamu, do açaí e da acerola.

Pode-se usar também a vitamina C sintética mas sempre dar prioridade a forma natural sempre que possível

09 – Vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B, especialmente a B1 e a B5. Você pode obter isso do levedo nutricional.

As vitaminas do complexo B são utilizadas pelas adrenais e a B1 ou tiamina é necessária para fabricar GABA e também ajuda a acalmar o sistema nervoso autônomo.

E se você consome excesso de chá ou café ou muita açúcar, carbo refinado, farinha e álcool; isso faz você perder vitaminas do complexo B.

Então importante lembrar de consumir o levedo nutricional ou fazer uso de um bom complexo B ativado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.