Azeite reprovado de baixa qualidade pode trazer danos à saúde: Saiba como se proteger!
Índice do Artigo
Todo mundo sabe que o azeite de oliva traz inúmeros benefícios para o nosso corpo. Mas hoje vamos falar da qualidade do azeite de oliva.
Uma divulgação recente mostrou que várias marcas de azeites reprovadas e que estão impróprias para consumo.
Por que a qualidade do azeite importa?
A qualidade conta quando se trata de benefícios para a saúde do azeite. O azeite fica rançoso rapidamente e perde suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Na verdade, o azeite ruim aumenta a carga de radicais livres e impurezas do seu corpo.
Para saber mais sobre radicais livres, assista esse vídeo!
O anúncio recente do Ministério da Agricultura mostra 38 marcas de azeites reprovadas em teste de qualidade e são consideradas impróprias para consumo. Maioria das fraudes foi feita com a mistura da oliva com óleos de origem desconhecida.
Por isso neste post vou deixar dicas de como verificar se um azeite é de qualidade e evitar azeite reprovado.
Lista das marcas testadas e que tiveram o azeite reprovado:
- Aldeia da Serra
- Barcelona
- Casa Medeiros
- Casalberto
- Conde de Torres
- Costanera
- Dom Gamiero
- Donana
- Évora
- Flor de Espanha
- Galo de Barcelos
- Imperador
- La Valenciana
- Lisboa
- Malaguenza
- Olivaz
- Olivais do Porto
- Oliveiras do Conde
- Olivenza
- One
- Paschoeto
- Porto Real
- Porto Valencia
- Pramesa
- Quinta da Boa Vista
- Quinta Lusitana
- Quinta D’Oro
- Rioliva
- San Domingos
- Serra das Oliveiras
- Serra de Montejunto
- Temperatta
- Torezani
- Tradição
- Tradição Brasileira
- Três Pastores
- Vale do Madero
- Vale Fértil
Como garantir a escolha de um azeite de boa qualidade?
- Verifique a data. O azeite deve ser fresco. Procure uma data de validade, colheita ou imprensa. Use-o no máximo dentro de dois anos após a colheita.
- Procure um selo de qualidade. Evite azeite reprovado! Consulte em sites oficiais para ver se o seu azeite está listado.
- Garrafas de vidro escuro sempre. A luz faz com que o azeite se oxide e fique rançoso.
- Cuidado com pechinchas. O azeite extravirgem é realmente mais caro para produzir e enviar.
- Evite o azeite “light” ou leve. Azeite light e extra light é altamente refinado e não traz nenhum dos benefícios de saúde do azeite extravirgem.
- O verdadeiro azeite de oliva é produzido unicamente a partir de azeitonas, com a presença de qualquer outro óleo vegetal já não se trata mais de azeite de oliva original, e sim de um óleo composto.
- Na prateleira do supermercado deve-se escolher o azeite que estiver mais no fundo, menos exposto à luz, favorecendo que o azeite fique menos susceptível à oxidação;
- Os azeites que são produzidos num país e embalados em outro, podem sofrer o processo de oxidação, prejudicando a qualidade nutricional.
- Segundo a União Europeia, o verdadeiro azeite extravirgem deve ter a acidez inferior a 0,8%, a extração deve ser a frio.
Para saber mais sobre gorduras ruins e gorduras boas, assista esse vídeo!
O que significam os rótulos de azeite?
Aqui está um guia rápido para ler os rótulos e evitar azeite reprovado:
Extravirgem – o melhor, menos processado e não refinado, o óleo da primeira prensagem das azeitonas apresenta os mais altos níveis de fenóis e antioxidantes e um sabor delicado. Para ostentar esse rótulo, o óleo também deve ter um baixo teor de ácido.
Virgem – geralmente da segunda prensagem, mas também pode vir da primeira prensagem que não atende aos níveis de acidez e qualidade da extravirgem. Ele tem menos fenóis e antioxidantes e um sabor menos delicado.
Puro – cuja embalagem apresenta apenas a descrição “azeite” ou “tipo azeite” – passa por algum processamento, como filtragem e refino, e, embora diga puro, esse “puro” significa “purificado” (industrialmente refinado), o que elimina propriedades naturais. e também é misturado com outros óleos.
Extra light ou light – passa por um processamento considerável e mantém apenas um sabor muito fraco da azeitona. Essa classificação significa que é uma mistura de azeite com apenas 10% de pureza, muitas vezes misturado com Canola.
O que significa a acidez do azeite?
A acidez determina a qualidade do azeite. O conteúdo de acidez depende de vários fatores, como por exemplo, as pragas que estiveram em contato com a oliveira, o clima, a manipulação das azeitonas, o processo de produção e armazenamento do azeite.
Qualquer dano sofrido pela azeitona durante a colheita, transporte e estocagem, causa alterações e aumento da acidez.
Indicação de marcas de azeite
Qualquer azeite que tenha passado pelas características acima pode ser considerado um bom azeite. Mas o ideal é consultar também um site que possa indicar se este azeite é reconhecido como sendo de qualidade.
https://bestoliveoils.com/search
Algumas marcas que eu indico:
- HERDADE DO ESPORÃO Orgânico
- ACUSHLA Orgânico
- EA Azeite de Oliva Extravirgem
- Azeite extravirgem Verde Louro Koroneiki
- Azeite Olivas do Sul Riserva D´oro