Terapia Gerson

Terapia Gerson

 
A Terapia Gerson é um tratamento natural que ativa a capacidade do corpo de se curar através de uma dieta orgânica baseada em vegetais, sucos crus, enemas de café e suplementos naturais.
 
Ela foi desenvolvida pelo Dr. Max B. Gerson inicialmente para tratar dores de cabeça de enxaqueca e, mais tarde, tuberculose e outras condições, incluindo câncer.
 

Existem 3 partes principais da terapia:

 
Dieta: Frutas orgânicas, vegetais e grãos integrais para dar ao corpo muitas vitaminas, minerais, enzimas e outros nutrientes.
 
Suplementação: A adição de certas substâncias à dieta para ajudar a corrigir o metabolismo celular (as alterações químicas que ocorrem em uma célula para produzir energia e materiais básicos necessários para os processos vitais do corpo).
 
Desintoxicação: Tratamentos, incluindo enemas de café, para remover substâncias tóxicas (prejudiciais) do corpo.
 

Terapia Gerson no tratamento do câncer

 
A terapia Gerson baseia-se na ideia de que o câncer se desenvolve quando há alterações no metabolismo celular devido ao acúmulo de substâncias tóxicas no corpo. Gerson disse que o processo da doença produz mais toxinas e o fígado fica sobrecarregado.
 

A partir do momento em que o paciente entra na terapia completa, o efeito combinado de alimentos (dieta e sucos) e suplementos fazem com que o sistema imunológico ataque e elimine o tecido tumoral, e este começa a ser expelido junto com outras toxinas através do figado, para o intestino.

Esta grande purificação acarreta uma sobrecarga de toxinas no fígado, o órgão mais importante de desintoxicação do corpo, que precisa ser eliminado.

Assim o enema de café tem o objetivo principal de “remover essas toxinas acumuladas no fígado e remover radicais livres da corrente sanguínea”.

O enema de café

Muitos criticam e condenam o enema de café sem ao menos entender todo o processo e sua função.

Quando ingeridos, os compostos presentes no café, tanto por beber quanto por inserir café diretamente no cólon, este causa a contração dos músculos do cólon.

Isso ajuda a mover as fezes pelo trato digestivo, resolvendo casos de constipação e facilitando o processo de eliminação.

Movimentos intestinais regulares são benéficos para transportar resíduos e toxinas para fora do corpo.

Os benefícios da enema de café incluem

  1. Melhorar o status antioxidante
  2. Melhorar a digestão e desintoxicação
  3. Ajudar a combater o câncer
  4. Aliviar a constipação
  5. Apoiar a saúde do fígado

O que é enema de café?

Um enema de café é um tipo natural de “limpeza do cólon” que envolve a injeção de café e água no reto e no cólon.

Fatos históricos

Os enemas de café são utilizados desde o século XIX para ajudar a combater: câncer, parasitas, efeitos de overdoses, inchaço e constipação, disfunção hepática e outros distúrbios digestivos.

Há 2.600 anos, Hipócrates, o pai grego da medicina moderna, utilizava enemas de água para várias situações de saúde. Na Índia, em 200 AC, Patanjali, autor da primeira obra escrita de yoga, recomendava enemas para a purificação interior.

O uso do café como material no enema, começou na Alemanha durante a 1 ª Guerra Mundial (1914 a 1918) onde cirurgiões não tinham morfina suficiente para aliviar a dor pós-cirúrgicas de todos os soldados, então usavam enemas de água.

Como o café era escasso nessa época, e apenas usado para manter os cirurgiões acordados, enfermeiros desesperados para aliviar a dor de seus pacientes, começaram a colocar o café que sobrava em baldes para logo serem usados nos enemas. E assim, os soldados relataram alívio da dor.

Esta descoberta acidental chamou a atenção de dois pesquisadores médicos, Meyer e Huebner da Universidade Goetingen na Alemanha, que testaram os efeitos da infusão retal de cafeína em ratos.

Eles descobriram que a cafeína, que viaja através da veia hemorroidária e da veia porta para o fígado, abria as vias biliares permitindo ao fígado liberar toxinas.

Esta observação foi confirmada 70 anos mais tarde, em 1990, por Peter Lechner MD, oncologista cirúrgico do Hospital Distrital Graz na Áustria, após um teste de seis anos de doentes com câncer.

Em seu relatório ele cita resultados de laboratórios independentes que identificaram os dois componentes da cafeína como importantes na desintoxicação do fígado.

Como realizar um enema de café?

Para realizar um enema de café, você precisa adquirir um kit de enema junto café orgânico fresco.

Os elementos básicos do enema de café são:

  1. -Café orgânico torrado, moagem média.
  2. Água destilada ou filtrada.
  3. Kit para o enema.

Conheça sobre o enema de café e como fazer

Como em todos os enemas, é melhor fazer imediatamente após a evacuação se possível, o que torna mais confortável, eficaz e fácil.

Você também pode fazer um enema mesmo que recentemente não tenha evacuado (por exemplo, se estiver constipado), mas muitas pessoas preferem enemas de manhã logo após ir ao banheiro.

 

 

Este método de como fazer foi retirado do Livro – Terapia Gerson.

A mistura padrão para um enema é de 3 colheres de sopa cheias de café orgânico e 1 litro de água destilada ou filtrada.

Procedimento

Quando a água ferver, adicione o café, deixe ferver por 3 minutos e então abaixe o fogo e continue no fogo (descoberto) por mais 15 minutos.

Deixe esfriar, coe em um coador de pano (um pedaço de pano de linho branco limpo ou nylon).

Verificar se a água evaporou muito, neste caso complete com mais água filtrada. Antes de iniciar o enema, você deve deixar uma pequena quantidade da solução ser descarregada para o tubo, para que este não fique com ar.

É uma boa ideia comer uma pequena porção de fruta, de modo que o sistema digestivo comece a funcionar, em particular no primeiro enema da manhã.

Cuidados

Quanto mais relaxado você estiver mais o procedimento será tranquilo.

É importante permitir que a mistura esfrie, porque há um risco maior de ferimentos e efeitos colaterais quando uma solução muito quente é usada ou se é usado um grande volume ou muita pressão é aplicada.

Escolha um local confortável, onde possa se deitar por cerca de 15 minutos, como o piso do banheiro com algumas toalhas. A maioria das pessoas gostam de estar perto de um banheiro e manter toalhas extras à mão para limpar, se necessário.

Onde quer que você escolha, leve seu kit de enema e coloque o balde ou a bolsa pelo menos 1 metro acima de você e do chão.

Portanto, se você estiver deitado no chão, tente pendurar o balde ou a bolsa em um porta toalhas, chuveiro, etc.

Isso ajuda a gravidade a empurrar o líquido do café para baixo mais rapidamente, para que possa entrar melhor no trato digestivo e fazer seu trabalho.

Iniciando o procedimento

Localize a alavanca no tubo, que ajuda a parar e iniciar o fluxo do enema.

Use um lubrificante como o óleo de coco para cobrir a ponta do bico do enema, o que facilitará a inserção no reto sem ser desconfortável.

Você deve estar deitado no seu lado esquerdo com as pernas colocadas em posição fetal, relaxado e respirando profundamente.

Use a válvula que ajuda você a iniciar o fluxo de café e mantenha o líquido lentamente entrando em seu reto através do bico até que a bolsa ou o balde seja esvaziado.

O café deve permanecer entre 12 a 15 minutos como tempo máximo necessário para limpar seu sistema de forma eficaz.

Na primeira vez em que você experimenta um enema de café, é uma boa ideia fazê-lo sob supervisão ou com a orientação de um profissional médico.

Dessa forma, verifique se a receita do enema de café é feita corretamente e realizada com segurança.

Dito isto, algumas pessoas se sentem à vontade para entrar no processo por conta própria.

Importantes Recomendações:

Para os pacientes que tenham sido previamente tratados com quimioterapia, o tempo do enema deve ser menor.

Para ele a desintoxicação deve ser lenta e cautelosa. Portanto só faça se estiver sobre orientação de um médico.

Os pacientes que podem estar com imenso acúmulo de fezes no cólon, por conta de constipação por uso pesado de analgésicos como a morfina ou codeína ou outras medicações.

Estes tendem a paralisar o peristaltismo causando obstipação grave. Como resultado, esses pacientes são incapazes de fazer um enema de café completo, muito menos manter o café retido em seu colón.

Neste caso, deve-se usar pequenas quantidades e por menor tempo retido no cólon.

Se um paciente sofre de irritação aguda no cólon, pode usar uma pequena porção da solução de café, diluída em chá de camomila em vez de somente água.

O café vai ajudar a desintoxicar o fígado, enquanto o chá de camomila acalma o cólon.

Para preparar o chá de camomila, coloque 30 gramas de flores secas em uma tigela de vidro, adicione 1 litro de água fervente, cubra a tigela e deixe descansar em lugar morno por cerca de quinze minutos para fazer a infusão.

Coe, deixe esfriar e despeje numa garrafa com tampa de pressão e mantenha assim por três dias.

As vezes após o enema de café, depois de 12 minutos, pode acontecer do paciente não conseguir libera-lo.

Quando isso acontece, a reação comum é aplicar um outro enema esperando que este impulsione o primeiro, mas se isso não acontecer o paciente tende a entrar em pânico.

O motivo é que o colón está em espasmo e este bloqueia a saída dos líquidos.

Mas não se preocupe, não há perigo, o cólon pode armazenar até 5 litros, mas este não é o objetivo do tratamento.

Se o problema surge a partir de uma cãibra, o paciente precisará deitar-se de lado com uma garrafa de água quente em seu estômago, e tentar relaxar.

Este texto acima foi tirado do Livro Terapia Gerson. Não faça nenhum tratamento sem orientação do seu médico.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19?

Seria a vitamina K um elo perdido no Covid-19? A vitamina K, vem ganhando atenção e pesquisas. Superar as deficiências de micronutrientes, como zinco, vitaminas C...

Arsênio – Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde

Arsênio - Os perigos da contaminação e o que causa na nossa saúde O que é arsênio? O arsênio é um elemento que pode ser encontrado...

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes. 

Casos de medicações retiradas de circulação por efeitos colaterais graves e mortes As 4 medicações retiradas de circulação por seus efeitos colaterais graves e mortais! O...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...