Óleo de Rosa Damascena combate depressão e ansiedade
Índice do Artigo
Óleo de Rosa damascena é um antidepressivo natural, adstringente, excelente para peles ressecadas ou envelhecidas. Possui propriedades afrodisíacas, funciona como tônico dos sistemas circulatório, digestivo e nervoso.
A rosa é uma das flores mais conhecidas do mundo – deslumbrantes e exóticas tanto na aparência visual quanto no seu aroma, o seu uso como óleo essencial é proveniente da planta Rosa damascena, Rosa centifolia ou Rosa galica. A Bulgária e a Turquia são os principais produtores de óleo da rosa damascena.
A sua natureza exótica e o seu valor foram apreciados nos tempos antigos pelos gregos, chineses, indianos, persas e romanos.
O óleo de rosas na Idade Média era um dos mais produzidos para a fabricação de perfumes, tornando-se um dos mais caros e nobres artigos aromáticos da época.
A França se tornou o berço da perfumaria, e seus perfumistas os mais respeitados no velho mundo, ainda hoje se usa muito a Rosa Damascena em grandes marcas de perfumes.
O óleo essencial de rosa tem um aroma floral muito rico que é doce e levemente picante ao mesmo tempo.
Uma rosa (Rosa damascena / centifolia / gallica) é um arbusto 150-200 cm pertence à família Rosaceae.
Para a produção do óleo essencial de rosas cultivadas na Bulgária, por exemplo, é preciso aproximadamente 80 kg de pétalas para produzir apenas 30 ml de óleo essencial – é por isso que o óleo de rosa é um dos mais caros óleos essenciais.
Benefícios do óleo essencial de rosa
O óleo essencial de rosa é conhecido na aromaterapia pelo alívio ao estresse e por ter propriedades anti-inflamatórias e sedativas.
De fato, algumas pesquisas têm observado certas propriedades relacionadas ao seu aroma, quando usado como óleo de massagem:
Um estudo feito em 2009 analisou os efeitos em alguns voluntários que foram instruídos a passarem o óleo na pele.
Além de relatarem maior sensação de relaxamento do que os que usaram um óleo placebo, os pesquisadores confirmaram redução de sua pressão sanguínea e ritmo cardíaco.
Uma pesquisa coreana observou esse uso de outra forma. Eles avaliaram o efeito tópico para o tratamento de cólicas menstruais em jovens universitárias.
Concluiu-se que, junto com outros óleos essenciais, como de lavanda e sálvia, houve redução dos sintomas.
Massagens com óleo essencial de rosa também reduziram sintomas da menopausa em mulheres, em um estudo de 2008. Outros óleos utilizados foram os de jasmim e lavanda.
Principais efeitos e ações de Óleo de Rosa:
- Afrodisíaco – Aumenta o desejo sexual.
- Antiespasmódico – alivia os espasmos e cólicas menstruais.
- Antisséptico – ajuda a prevenir a degeneração dos tecidos e controla a infecção.
- Bactericida – combate as bactérias.
- Depurativo – purifica o sangue.
- Antidepressivo – combate os sintomas da depressão e ansiedade.
- Diurético – aumenta o fluxo da urina.
- Sedativo – tem efeito calmante.
- Anti-envelhecimento – Contém anti-inflamatórios e antioxidantes que podem retardar o envelhecimento.
Óleo de Rosas para tratar a depressão
Um dos principais benefícios do óleo de rosas é definitivamente sua capacidade de melhorar o humor.
O óleo de Rosas aumenta a auto-estima e a confiança, assim ajudando a lidar eficazmente com a depressão.
Este óleo é amplamente utilizado em aromaterapia e faz com que pensamentos positivos, sentimentos de alegria, felicidade e esperança sejam liberados, assim como traz um relaxamento natural ao corpo.
A rosa é também muito bem indicada para tratar os indivíduos que lidam muito mal – ou têm grande dificuldade – com os sofrimentos, as perdas e todas as situações que lhes possam causar dor; Para aqueles que definitivamente, não lidam bem com a DOR.
A revista Complementary Therapies in Clinical Practice publicou um estudo que se propôs a provar esses tipos de reações naturais quando a aromaterapia com rosas é usada em seres humanos que sofrem de depressão e/ou ansiedade.
Os pesquisadores separaram dois grupos: aquele que seriam tratados com sessões de aromaterapia de 15 minutos usando uma mistura de óleo essencial composta de rosa e lavanda, duas vezes por semana durante quatro semanas, e um grupo controle placebo.
O grupo de aromaterapia experimentou “melhorias significativas” maiores que o grupo controle na Escala de Depressão Pós-natal e na Escala de Desordem de Ansiedade Generalizada.
Portanto, as mulheres não apenas experimentaram uma diminuição significativa da depressão pós-natal, mas também relataram uma melhora acentuada no transtorno de ansiedade geral.
Como usar o óleo essencial de rosas?
Assista no meu canal do Youtube, a playlist de 8 vídeos sobre óleos essenciais e como dilui-los e usa-los.
Aromático: Você pode difundir o óleo em sua casa usando um difusor ou inalar o óleo diretamente.
Topicamente: Possui muitos benefícios para a pele quando usado topicamente diluindo o óleo essencial com um óleo carreador como coco, amêndoas ou jojoba.
Após diluir o óleo, faça primeiro um pequeno teste antes de usar o óleo em áreas maiores. Depois que você souber que não teve uma reação negativa, poderá adicionar algumas gotas de óleo essencial a um soro facial, banho quente, loção ou sabonete líquido.
Contra-indicações no uso do óleo de rosas
- Não recomendado para mulheres grávidas.
- Óleo de rosa ajuda a se livrar da enxaqueca, mas uma overdose de óleo de rosa pode causar dores de cabeça também.
- Se você pretende usar um óleo essencial pela primeira vez – verifique se você tiver quaisquer reações alérgicas.
Assista ao meu vídeo sobre cuidados ao usar óleos e essenciais.
O óleo de Rosa damascena combina bem com:
- Sândalo
- Patchouli
- Lavanda
- Bergamota
- Sálvia
- Pau-rosa
- Laranja
- Palmarosa
- Gerânio
- Outros óleos de flores.
Referências:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22789792
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27502800