-
Intestino é segundo cérebro. Existe uma comunicação intensa entre os dois órgãos
-
Sintomas intestinais persistentes pode provocar névoa mental, problemas de memória e concentração (eixo intestino-cérebro). Pode afetar humor, energia mental e causar distúrbios mentais ou psicológicos.
-
Como desconfiar que pode estar havendo um problema na barreira intestinal afetando seu cérebro ?
-
Dor e desconforto após refeições
-
Distensão e gases
-
Problemas de digestão de alimentos – Comeu algo e parece que não sai do estômago.
-
Intolerâncias a alimentos
-
-
Se o intestino está inflamado, em chamas, o cérebro também está. Equivalência entre barreiras do intestino e do cérebro.
-
Sistema nervoso entérico tem 200 milhões de neurônios. O microbioma tem milhares de espécies de microorganismo e 3 milhões de genes que corresponde a 99% do pool do holobionte. É importante garantir que haja equilíbrio entre as espécies e que as favoráveis a nossa saúde sejam prevalentes.
-
Correlação entre doenças do intestino e do cérebro. Estudo da Lancet – 42% dos portadores de Crohn também tinham lesões no cérebro. 46% dos portadores de colites também tinham lesões no cérebro.
-
Estresse, ansiedade.
-
Parkinson.
-
Doença bipolar.
-
Problemas de foco e memoria.
-
Esquizofrenia e autismo.
-
-
Neurotransmissores – Serotonina produzida no intestino – Intestino funcionando mal leva a deficiência de serotonina e distúrbios de ansiedade e depressão. GABA produzido por bactérias do intestino – neurotransmissor calmante do cérebro
-
Problemas estruturais e funcionais do cérebro estão relacionados ao funcionamento cerebral. Em crianças e adultos jovens.
-
Umas das condições que levam ao intestino permeável e a intoxicação por metais tóxicos. Conheça a avaliação gratuita de metais na clínica HRI. No final do vídeo vai aparecer um link para você saber mais a respeito.