A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia. Juntamente com hortelã, eram alimentos valorizados pelos antigos Astecas e Maias. “Chia” é a antiga palavra maia para a força, e as minúsculas sementes eram valorizadas por suas propriedades de aumentar a energia.

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição, uma vez que nela são encontrados gorduras saudáveis, fibras, proteínas, vitaminas e minerais, além de muitos antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Sua alta concentração de ácido alfa-linolênico (ALA) ômega-3, baseado em vegetais, é uma de suas principais reivindicações para a fama. As sementes de Chia contêm até 40% de óleo, com 60% de ômega-3.

Não é só isso, pesquisas recentes descobriram que os benefícios das sementes de chia são ainda maiores do que os cientistas inicialmente perceberam.

Benefícios do consumo de Chia:

Redução dos sinais de envelhecimento

Uma pele mais saudável

Ajuda na saúde digestiva

Melhore a saúde do coração

Equilíbrio de açúcar no sangue

Aumente a energia e o desempenho do exercício

Ajuda a manter ossos mais fortes

Ajuda na perda de peso

Tem potencial anti-câncer

Melhorar a saúde bucal

Cerca de 28 gramas de sementes de chia contém aproximadamente:

137 calorias

12,3 gramas de carboidratos

4,4 gramas de proteína

8,6 gramas de gordura

10,6 gramas de fibra dietética

Manganês de 0,6 miligramas (30% VD)

265 miligramas de fósforo (27% VD)

177 miligramas de cálcio (18% VD)

1 miligrama de zinco (7% VD)

0,1 miligramas de cobre (3% VD)

44,8 miligramas de potássio (1% VD)

Além dos nutrientes listados acima, as sementes de chia também contêm vários ácidos graxos essenciais; vitamina A, vitamina B, vitamina E e vitamina D; e minerais, como ferro, iodo, magnésio, niacina e tiamina.

https://artigos.alainuro.com/canal

#sementedechia #chia #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude