• Trata-se de uma erva aquática achada nas área alagadas do Sudeste Asiático e Índia. É conhecida naquele país como Brahmi por causa do Deus indiano Brahma. O interessante é que os textos Ayurvédicos de milênios atrás mencionam a erva inclusive recomendando seu consumo para ajudar os devotos a memorizar longos textos.
  • Ajuda a controlar o estresse, ansiedade e depressão. Também ajuda muito a aumentar memória e cognição. Os compostos ativos bacosídeos A e B atravessam a BHE melhorando a memória. Aumentam a sinalização de impulsos elétricos entre os neurônios do cérebro. Ajuda também a regenerar neurônios danificados.
  • Ajuda a aprender e lembrar fatos com mais facilidade. Em estudo conduzido em Portland, 54 voluntários tomaram 300 mg de bacopa ao dia por 12 semanas. Os que tomaram o suplemento tiveram maior facilidade de se lembrar de palavras memorizadas, melhora atenção, melhores notas de memória em teste, mais capacidade de se focar enquanto aprendendo, menos ansiedade e menor freqüência cardíaca.
  • Bacopa reduz o estresse. A Ayurveda usa como tonico do sistema nervoso. Pesquisadores da Universidade Hindu Banaras na India concluíram que o bacopa é tão eficiente para a ansiedade quanto a droga lorazepam. Um dos efeitos dos benzodiazepínicos é perda de memória. Ao contrário dos ansiolíticos o bacopa aumenta a memória e a cognição.
  • O cortisol elevado afeta muito a memória. Pesquisadores de Berkeley demonstraram que o estresse crônico provoca alterações estruturais no cérebro, principalmente encolhendo o hipocampo. Estresse crônico danifica redes neurais, permite a expressão exagerada de determinadas proteínas que danificam neurônios. Toxinas e radicais livres invadem as células. A capacidade de comunicacao entre os neurônios também é prejudicada. A bacopa ajuda a reverter esses danos.
  • A chaperone ou heat shock protein chamada HSP70 protege o cérebro. Ajuda a manter as proteínas do cérebro em uma conformação preservada. No estresse o HSP70 aumenta. A bacopa ajuda a diminuir a necessidade dessa chaperone e aumentar as enzima antioxidantes do cérebro como a SOD.
  • Como então a bacopa age em quem toma ?
      • Após 4 dias de uso em média diminui a ansiedade
      • Em estudo na Australia resultados foram medidos com 5 e 12 semanas. Houve aumento de velocidade de processamento de informações. Aumento de aprendizado e memória. O máximo de redução de ansiedade veio com 12 semanas.
      • Pessoas usando por 4 semanas relatam mais calma, pensamento mais rápido, e mais memória.
  • Dose recomendada de 250 a 450 mg ao dia de bacopa com 45% de bacosideos, se for 20% de bacosideos a dose aumenta para 750 mg ao dia.
  • Melhor ingerir em associação com gordura do bem, como azeite, óleo de coco ou óleo de peixe, porque é lipossolúvel.
  • Efeitos colaterais raros: fadiga, desconforto gástrico.
  • Pode ser achado em pó, cápsulas ou tablets.
  • Use o link alainuro.com/comprar-bacopa para comprar com desconto na loja iherb

Conheça meu site e blog:

https://artigos.alainuro.com OU http://alain.med.br

Minhas redes sociais:

http://instagram.com/dralaindutra
http://fb.com/dralaindutra

Link de atalho ao meu canal do Youtube:

https://artigos.alainuro.com/canal

Email: alain@artigos.alainuro.com

Por favor se inscreva no canal e deixe seu comentário.

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Dr. Alain Uro!
    Onde consigo comprar Bacopa, minha mãe tem Alzheimer há mais de 10 anos, ainda é “lúcida”, porém memória imediata zero, está tomando Vimpocetina de 5 mg, será que o Bacopa junto com Vimpocetina iriam ajudá-la? Único remédio que usa é o Exelon Peatch 15.
    E se uma pessoa que não tem Alzheimer e tem alguns esquecimento pode tomar Bacopa?

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.