Óleo de canola – Conheça os malefícios

Há várias coisas que você pode fazer para influenciar sua memória e as funções de processamento e execução do cérebro. A função cerebral e o desempenho cognitivo não precisam diminuir com a idade. Evitar gorduras ruins, como a falada nesta postagem, o óleo de canola e incluir gorduras de boa qualidade faz parte de mudanças fundamentais para manter a saúde cerebral.

Embora o óleo de canola seja vendido como saudável, muitos estudos têm mostrado que o seu consumo a longo prazo pode ser prejudicial para a saúde do cérebro e ter um impacto negativo no controle do peso. Pesquisadores descobriram o dano que o consumo de óleo de canola desencadeia no cérebro e os efeitos que pode ter na memória e na capacidade de aprendizado.

O simples modo como o óleo de canola é processado já é motivo suficiente para evitar o consumo do produto.

O óleo de canola é um tipo de óleo vegetal proveniente do cultivo da colza, ou couve-nabiça, uma planta de floração amarela que era usado originalmente como lubrificante de motores durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, a demanda despencou, e o Canadá começou um programa intensivo para tornar o produto comestível. Mas a colza, foi geneticamente modificada para diminuir os níveis de ácido erúcico, que é tóxico para os seres humanos.

O ácido erúcico é um ácido graxo de cadeia longa especialmente irritante para as membranas mucosas. O consumo do óleo de canola foi associado ao desenvolvimento de lesões fibróticas no coração, câncer de pulmão, anemia, distúrbios degenerativos do sistema nervoso central e câncer de próstata.

Segundo um estudo feito em ratos, publicado no periódico científico Scientific Reports, uma dieta rica em óleo de canola, além de engordar, pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer.

Os ratos foram divididos em dois grupos: um deles recebeu a alimentação normal, enquanto o segundo grupo recebeu uma dieta com o equivalente ao consumo humano de duas colheres de chá de óleo de canola por dia.

Ao fim de seis meses de experimento, os pesquisadores observaram que os ratos que consumiram o óleo de canola estavam consideravelmente mais pesados do que os animais do outro grupo. Além disso, os ratos demonstraram uma queda significativa de memória de trabalho, também mostraram uma redução de uma forma beta-amiloide do tipo 1-40, que está associada à prevenção da formação de placas e danos nas sinapses cerebrais, responsáveis pela comunicação entre as células. Os cientistas descobriram que o óleo de canola tem um efeito negativo para a saúde cerebral.

Os mesmos pesquisadores utilizaram um modelo semelhante para avaliar os efeitos do azeite de oliva na função cerebral de ratos. No estudo, nenhum dos grupos ganhou mais peso do que o outro. Além disso, o grupo alimentado com o azeite extra-virgem exibiu um desempenho consideravelmente melhor em testes que avaliaram a memória de trabalho, a memória espacial e a capacidade de aprendizado.

O alerta a todos fica aqui: Usar óleo de canola para cozinhar diariamente, como muitas pessoas acreditam ser saudável, pode ser prejudicial a sua saúde cerebral e geral.

artigos e estudos:

https://www.nature.com/articles/s41598-017-17373-3

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28812046

https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-06/tuhs-tse061917.php

https://www.forbes.com/sites/daviddisalvo/2017/12/11/canola-oil-may-be-a-bad-choice-for-brain-health-study-suggests/#5f5bad4510a2

 

https://artigos.alainuro.com/canal

#oleodecanola #oleosvegetais #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect