Tranquilize seu cérebro – Conheça o GABA
- GABA é o principal neurotransmissor inibitório e relaxante do cérebro.
- É responsável por controlar o efeito excitatório do glutamato, que é outro neurotransmissor.
- É gerado pelos neurônios a partir do glutamato como matéria prima.
- 40% das sinapses do cérebro trabalham com GABA.
- O GABA melhora os ciclos normais de sono, melhora pressão arterial.
- Estimula a hipófise a secretar hGH e a produzir endorfinas, que fazem as pessoas se sentir bem após exercícios e sexo.
- A normalização do GABA provoca redução na ansiedade, insônia, nervosismo, inquietude e estresse.
- Os benzodiazepínicos (diazepam, rivotril, frontal) atuam ao aumentar a sensibilidade aos receptores GABA. Porém tem muitos efeitos colaterais entre eles aumento de risco de demência, o que não acontece com as substâncias naturais.
- GABA evita que a sinalização neuronal associada a ansiedade atinja outros neurônios. Se liga a receptores nervosos que de outra forma excitariam tais neurônios.
- Cientistas japoneses pesquisaram o GABA em estudantes. Os faziam atravessar uma ponte suspensa como um teste de estresse. Os que tomaram GABA ficavam mais tranquilos dos que tomaram pílula de farinha.
- GABA diminui ondas cerebrais beta e aumenta ondas alfa. As ondas beta são importantes para atenção, alerta e concentração e formação de novas memórias, mas em excesso podem levar a ansiedade, depressão, insônia e um circulo vicioso de mais estresse.
- Em estado de alerta ambas as ondas alfa e beta podem ser estimuladas, mas o tipo de estado de alerta vai determinar que tipo de onda cerebral será produzida.
- Alerta com estímulo alfa é relacionado com estado relaxado, enquanto o estado alerta beta está associado com estresse. Então excesso de ondas beta está associado a problemas de ansiedade e estresse.
- Música binaural produz estado alfa que estimula criatividade e produtividade.
- O aminoácido L-glutamina é o precursor da produção de GABA. A glutamina é convertida em ácido glutâmico ou glutamato. O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais comum, e é responsável pelo grau de atenção, energia cerebral, aprendizado, memória e estado de vigília (acordado).
- Uma enzima chamada glutamato decarboxilase converte glutamato em GABA com ajuda da vitamina B6 ativada piridoxal-5-fosfato. O aminoácido taurina ajuda a aumentar a comunicação e produtividade dessa enzima. O zinco ajuda na liberação do GABA de seu receptor. Se esse processo ocorre de forma eficiente você se sente relaxado e sem estresse e a qualidade do sono melhora.
- O que quem toma GABA relata:
- Alguns relatam relaxamento e calma.
- Muitos dos que tomam não sentem efeitos. Isso porque a molécula de GABA acaba não atravessando a barreira HE por ser grande.
- Os que sentem efeito positivo é porque provavelmente estão com leaky brain. Isso significa que esta pessoa precisa cuidar do leaky gut e adotar dieta antiinflamatória (ver série de vídeos)
- Alguns relatam relaxamento e calma.
- O GABA é achado nas glândulas adrenais, pâncreas e gônadas
- Tem efeito antiinflamatorio e estimula sistema imune.
- Muitos estudos dão suporte ao GABA
- Dose de 500 a 1 grama por dia para atuar como calmante. Pode demorar de horas a semanas para fazer efeito.
- L-arginina aumenta óxido nítrico e ajuda o GABA a atravessar a barreira.
- Pharmagaba é uma forma natural produzida a partir de L. hilgardii (mesmo lactobacilo que fermenta o repolho coreano gerando kimchi) e doses menores na faixa de 50 a 200 mg são efetivas. Isso porque atravessa com muito mais facilidade a barreira HE.
- Efeitos colaterais
- Halterofilistas usando doses muito elevadas de gaba (5 a 18 gramas) para aumentar o GH relatam vermelhidão, formigamento, palpitações, pressão alta e ansiedade
- Halterofilistas usando doses muito elevadas de gaba (5 a 18 gramas) para aumentar o GH relatam vermelhidão, formigamento, palpitações, pressão alta e ansiedade
- Valeriana, ginseng americano e kava kava aumentam o efeito do GABA nos receptores
- Os chás verde, branco e oolong todos derivados da mesma planta (camelia sinensis) também tem efeito GABA através da L-teanina.
- O Magnésio também se liga a receptores GABA e aumenta seu efeito.
- Taurina protege contra excesso de estimulação pelo glutamato (video da taurina) e isso tem efeito anti ansiedade.
- O neurotransmissor serotonina ajuda o GABA. Então precursores como triptofano e 5-HTP podem aumentar efeito gaba no cérebro.
- O phenibut também aumenta o GABA no cérebro
Caro Doutor
Já tive uma conversa com o senhor por email. Naquela época, eu achei que seria difícil sair de minha . cidade que é Garça-SP(interior) para Santo André e fazer uma consulta.
Mas ,hoje, ao ouvir mais uma vez seus ensinamentos sobre Saúde me interesse fiquei consciente da importancia.
Ainda poderia me consultar neste final de ano?Posso agendar ?Como?
Bom dia. Eu atendo em Santo André (ABC paulista, grande SP), na Avenida industrial 780, edifício Jardim Park Business, salas 2401,2412,2413,2414. CEP 09080-500. Telefones (011) 4902-2038. Também pode mandar mensagem pelo Whatsapp (11) 97130-1312
Este prédio fica ao lado do Shopping Grand Plaza, próximo ao C&C Casa e Construção.
O prédio tem serviço de Vallet.
Conheça a clínica por dentro: https://artigos.alainuro.com/clinica
Conheça procedimentos para quem mora fora do Estado de São Paulo e sobre o serviço de consultoria: https://artigos.alainuro.com/consultoria
Também atendo na Cidade de São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, Rua Tabapuã 649, conj 24, às terças feiras, a cada 15 dias, tel. (11) 2866-3354 / (11) 96866-3354.
Em Santo André o custo é de R$ 600,00 e em SP R$ 800,00. A consulta tem duração de 90 minutos (1h e meia), porque não é só visto só um problema específico mas sua Saúde completa (corresponde a consulta de 3 ou 4 médicos de diferentes especialidades). Se tiver plano de seguradora (Bradesco, SulAmerica, Porto Seguro, p. ex.) pode pedir reembolso (nossa enfermeira te ajuda se você nunca tiver feito isso).
Abs.