- Derivado da lecitina da soja ou girassol. Fonte de colina
- Alta biodisponibilidade e atravessa a barreira hematoencefálica com facilidade. Precursor da acetilcolina (Ach) e considerado metabólito da fosfatidilcolina – FC -(tirando os ácidos graxos a FC vira o alfa GPC)
- As fontes alimentares são os derivados do leite, germe de trigo e vísceras. Porem os dois primeiros não sao considerado boas fontes porque são alimentos inflamatórios.
- O alfa GPC também serve como precursor do hormônio do crescimento (GH). Promove aumento de massa magra, aumenta energia dos treinos e ajuda na recuperação pós treinos.
- Ao contrário de outras fontes de colina como o citrato de colina e o bitartarato de colina, o alfa GPC facilmente a travessa a barreira entre o sangue e o cérebro (barreira hematoencefálica ou hematoliquórica – BHE). A citicolina, outro doador de colina falado em outro video, é composto por 18% de colina pura e também atravessa a BHE. O alpha GPC tem 46% mais colina que a citicolina , porém não aumenta outros neurotransmissores além da Ach e a dopamina, enquanto que a citicolina aumenta também epinefrina e norepinefrina.
- O alpha GPC é o melhor suplemento de colina para portadores de doença de Alzheimer. Enquanto isso a citicolina serve como doador de citidina que vira uridina que é excelente fator trófico para os neurônios, ou seja, ajuda a cicatrizar e a formar novos neurônios.
- O alpha GPC aumenta a energia cerebral, melhora o humor, promove alerta e claridade mental ao aumentar o neurotransmissor Ach. Também aumenta aprendizado e memória.
- Estudo da revista Clinical Therapeutics, duplo cego e controlado por placebo (pílula de farinha), em que foram estudados pacientes com Alzheimer leve a moderado, o alpha GPC usado na dose de 400 mg 3x ao dia por 180 dias promoveu melhora parcial da demência.
- Alpha GPC aumenta receptores no cérebro para NGF (fator de crescimento neuronal).
- Aumenta também a dopamina.
- Aumenta a eficácia do remédio para Alzheimer donepezila, que é um inibidor de acetilcolinesterase (enzima que quebra a Ach, aumentando seus níveis no cérebro).
- Pode ser tomado de manhã cedo ou no pré treino.
- Metanálise de 13 estudos, perfazendo um total de 4054 pacientes portadores de Alzheimer, constatou que o alpha GPC aumentou memória e atenção.
- Em pacientes com AVC o alpha GPC ajudou na recuperação.
- É bem mais eficiente usar alpha GPC do que usar lecitina ou colina nas formas puras.
- A dose recomendado é 400 a 1200 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses diárias.
- Efeitos colaterais são raros: fadiga, dor de cabeça, nervosismo, náusea, diarréia, desconforto gástrico.
- Evitar de tomar na hora de deitar porque pode atrapalhar o sono.