Tireoidite de Hashimoto pode ser melhorada com sementes de cominho preto

O tempero que pode ajudar a tratar a tireoidite de hashimoto

Um estudo clínico inovador indica que a causa mais comum de hipotireoidismo, que é a doença de Hashimoto, pode ser melhorada com a adição de sementes do cominho preto, também conhecida como Nigella Sativa.

O que é tireoidite de Hashimoto? 

A Tireoidite de Hashimoto é uma inflamação de origem autoimune na tireoide, ou seja, é caracterizado pelo ataque do próprio sistema imunológico às células da glândula. Com isso, a produção de hormônios tireoidianos é reduzida e o organismo entra em um estado de hipotireoidismo

     Para saber mais sobre hipotireoidismo, assista esse vídeo!

 

Quais sãos as causas da tireoidite de Hashimoto?

Infelizmente não chegam aos congressos médicos de endocrinologia a verdadeira causa do Hashimoto que é o excesso de permeabilidade da barreira intestinal.

Para entender o que é  permeabilidade intestinal, assista esse vídeo!

 

Essa permeabilidade intestinal é provocada por: 

Como o cominho preto pode ajudar a tratar a tireoidite de Hashimoto? 

O estudo publicado na revista BMC – Complementary and Alternative Medicine – avaliou os efeitos da Nigella Sativa ou Cominho preto na função tireoidiana, entre outros parâmetros, em pacientes portadores da tireoidite de Hashimoto. O tratamento com Nigella sativa reduziu significativamente o peso e o índice de massa corporal (IMC). 

Houve diminuição dos níveis dos anticorpos, incluindo a anti-peroxidase ou anti-TPO, e também aumentaram as concentrações do hormônio tireoidiano T3 dentro do grupo tratado com Nigella sativa após 8 semanas, em comparação com o grupo que tomou pílula de farinha ou placebo. 

Os dados mostraram um potente efeito benéfico do cominho negro em pó na melhoria do estado da tireoide além de melhora do peso em pacientes portadores da tireoidite de Hashimoto. 

Considerando o efeito observado de melhora da saúde e diminuição da gravidade da doença obtido com essa planta medicinal, ela pode ser considerada uma abordagem terapêutica útil no tratamento da tireoidite de Hashimoto.

 

Como é o tratamento da medicina convencional para a tireoidite de Hashimoto? 

Infelizmente a abordagem atual do tratamento do hipotireoidismo de Hashimoto pela vasta maioria dos médicos é repor somente o T4, ou seja, a levotiroxina sódica sintética. 

Os nomes comerciais no Brasil são Levoid, Puran T4, Syntroid e Euthyrox

Em geral os médicos não tratam a origem do Hashimoto que é uma doença autoimune, porque eles consideram que não tem o que fazer a respeito

Mas isso é um erro! Há várias medidas eficazes para tratar a tireoidite de Hashimoto.

Para entender sobre o verdadeiro tratamento da tireoidite de Hashimoto, assista esse vídeo!

 

O T4 sintético baixa o TSH, que para os médicos é sinal de que o tratamento está funcionando, mas não é garantido que ele vai se transformar na forma ativa do hormônio chamada de T3, porque ele depende de duas enzimas, as deiodinases 1 e 2; e essas enzimas por sua vez dependem de selênio e vitamina D3.

Estima-se que pelo menos um terço dos portadores de hipotireoidismo não melhoram com o T4 sintético e continuam com os sintomas de fraqueza e lentidão. 

Se você é portador de hipotireoidismo e não melhora com o tratamento convencional, procure um médico da medicina integrativa. 

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Dieta Carnívora – Comer apenas carne faz bem? Funciona?

Dieta Carnívora - Comer apenas carne faz bem? Funciona? A dieta carnívora é uma nova tendência alimentar, especialmente após o lançamento em Agosto do segundo...

Cravo da índia – Auxilia a digestão e melhora o sistema imune

Cravo da índia - Auxilia a digestão e melhora o sistema imune O cravo da índia é o botão de flor extraído de uma árvore...

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19 Novos estudos da Ivermectina, mostram uma meta-análise abrangendo 11 estudos controlados randomizados, conclui que o tratamento com Ivermectina...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...