Os benefícios da graviola e seu efeito anticâncer
- A graviola tem substâncias antioxidantes, sendo várias delas comuns à quinoa falada em outro vídeo. Ela pode ajudar na doença ocular. O National Eye institute descobriu que uma combinação de antioxidantes, incluindo vitaminas C, E, beta caroteno e zinco podem reduzir a evolução da degeneração macular, que é a principal causa de cegueira, em 25%.
- A graviola tem propriedades antiinfecciosas. Tem efeito contra vírus, bactérias, parasitas e leishmaniose. Essa é uma doença tropical que tem grande impacto no Brasil e pouco é falada pela mídia. Extratos da fruta também podes ser usados para irrigar o leito dos tratamentos de canal e assim prevenir a colonização por bactérias. A graviola apresenta propriedades analgésica, antiinflamatória e anti-reumática.
- A presença das chamadas acetogeninas na graviola é uma das promessas da botânica no tratamento do cancer. Ela aumenta a morte celular programada, diminui a proliferação, a invasão e as metástases em várias linhagens de células de cancer, especialmente de mama, pâncreas e cabeça e pescoço. O extrato das folhas ativa o sistema imune, ativando as células de defesa chamadas macrófagos. Dos 1220 extratos de plantas brasileiras a mais eficiente em células do câncer prosaico foi a graviola. Já foi estudada em 12 tipos diferentes de câncer.
- Porém existe um lado negativo na graviola. Existem dúvidas quanto a casca e sementes poderem produzir distúrbios de locomoção. Portanto, pelo menos em teoria, elas poderiam piorar ou desencadear a doença de Parkinson. Portanto é importante usar somente o extrato aquoso fluido ou seco da folha da planta. E portadores da doença de Parkinson devem usar a fruta com cautela.
- Aqui segue uma deliciosa receita com graviola: Milkshake de graviola e canela
- INGREDIENTES:
- 1 graviola madura
- 1/2 xícara de água de coco
- ½ xícara de leite de amêndoa
- 1 banana congelada média
- 1/8 colher de chá de noz-moscada
- ⅛ colher de chá de canela
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- INSTRUÇÕES:
- No liquidificador, coloque a graviola, a água de coco e o leite de amêndoa. Misture até ficar homogêneo.
- Em seguida, adicione os ingredientes restantes e misture até ficar homogêneo.
- Para um batido mais espesso, use menos ingredientes líquidos. Para um batido mais fino, adicione mais leite de amêndoa.
- Depois de ter o shake na sua consistência desejada, despeje em um copo e polvilhe o topo com canela.
- Adicione um pedaço de canela para um toque final.