#lowcarb #carboidratos #carbo
- Neste vídeo você vai entender entre os dois lados sobre a polêmica em torno das dietas Low carb
- Olá meus amigos, aqui é o Dr. Alain Dutra e sejam muito bem vindos ao meu canal. Se voce for novo no canal é um grande prazer tê-lo aqui. Não se esqueça de assinar, clicar no sininho, para que eu possa ajudá-lo a ter uma saúde excelente. Se gostar deste video também deixe o joinha. Compartilhe esse vídeo com seus amigos e familiares.
- Trata-se de assunto muito polêmico porque existem estudos falando a favor e contra dieta Low carb
- Especialmente dois estudos publicados pela prestigiada revista Lancet são antagônicos e iremos analisa-los
- Um dos estudos que foi propagandeado pela mídia sem uma análise aprofundada (https://www.thelancet.com/journals/lanpub/article/PIIS2468-2667(18)30135-X/fulltext) é um que foi publicado em Setembro deste ano que “concluiu” que dietas baixas em carbo estariam associadas com alta mortalidade. O estudo foi baseado em questionários e relatos imprecisos e houve várias variáveis confundidoras. Muitas das pessoas que ingeriram uma dieta Low carb tinham outros hábitos de vida ruins. A definição também do que era dieta Low carb foi errada porque consideraram tudo abaixo de 40% de carbo como Low carb e esse limite está incorreto.
- Outro estudo (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673617322523) chamado de estudo Pierce. Os achados foram contrários. A dieta com muito carbo levou a maior mortalidade e com baixo carbo e gorduras saudáveis menor mortalidade e menor risco de AVC.
- Esses achados levam qualquer cidadão comum a confusão mental. Mas adianto que o estudo falando mal de dietas com mais gorduras tem diversas falhas.
- Os benefícios de uma dieta baixa em carbo
- Menos chance de DM II
- Melhora da função cerebral e saúde neurológica. Mais energia para processos cerebrais e foco.
- Protege contra doenças degenerativas cerebrais como Parkinson e Alzheimer. (Cards https://www.youtube.com/watch?v=9h0mDEAcevU , https://www.youtube.com/watch?v=UTFAdSRdMKU&t=1062s)
- Equilíbrio hormonal – Mais insulina = mais afinidade do SHBG pelos hormônios evitando a liberação da forma livre dos hormônios sexuais.
- Melhor digestão (https://www.youtube.com/watch?v=hJtH5vYXP0A)
- Menos compulsão alimentar (açúcar vicia)
- Mais energia – gordura é uma fonte mais sustentável de energia. Açúcar esta associado a altos e baixos.
- Prevenção da sindrome metabólica
- Quais são os carboidratos de alta qualidade ?
- Batata doce, mandioca, mandioquinha, Kará e outros tubérculos, com exceção da batata inglesa comum
- Feijões para quem nao tem intestino irritável, SIBO ou doenças autoimunes, porque as leguminosas tem carboidratos fermentáveis e proteínas inflamatórias para pessoas com essas condições especificas.
- Legumes e verduras em geral
- Maçã e frutas vermelhas. Kiwi e outras frutas de baixo índice glicêmico.
- Quais são os carboidratos ruins ?
- Massas
- Biscoitos, bolachas
- Industrializados
- Barrinhas de cereais e assemelhados
- Esses alimentos tem calorias vazias, aditivos e conservantes alimentares, ausência de fibras que fazem a absorção do açúcar ser muito rápida e dar picos de insulina. (Card https://www.youtube.com/watch?v=c_Wdm3pN9tI)
- O que configura low carb e cetogênica ?
- Abaixo de 50 gramas é cetogênica. Muito poderosa mas difícil de manter por muito tempo. Melhor dieta para diabéticos, pessoas com epilepsia e doenças neurológicas em geral como as demências. Muitas pessoas optam por alternar entre Low carb e cetogênica devido a dificuldade de manter.
- 100 a 200 gramas é low carb. Depende muito do porte físico e atividade física da pessoa.