Oito usos para o alcaçuz (licorice) que você nunca imaginou


#licorice #alcaçuz #alimentaçaosaudavel

Olá, você sabia que o alcaçuz também conhecido como Licorice tem poderes de atacar as bactérias ruins e aliviar úlceras de estômago? Que é um remédio útil para tosse, age como expectorante e ajuda a eliminar catarro? Ele beneficia muito a digestão, ajuda a aliviar a irritação e inflamação da parte digestiva. Além disso ele ajuda a combater o cansaço prolongado.

Sua raiz é rica em uma substancia chamada glycirrizina, que é 50 vezes mais doce que o açúcar. Aí você deve estar se perguntando porque não é usada como adoçante. Na verdade é, mas somente para doces em geral porque ele tem um gosto muito forte característico que as pessoas em geral não gostariam de usar por exemplo no café. Mas no Japão é utilizado junto com o stevia como um adoçante geral.

Praticamente todas as fórmulas de ervas chinesas contêm alcaçuz, pois ajuda na absorção nos intestinos e “harmoniza” as misturas de ervas. Em outras palavras, ajuda a melhorar os efeitos das outras ervas. Na Índia, a medicina ayurvédica tradicional considera a raiz de alcaçuz como um expectorante, aliviando os espasmos e um efeito antiinflamatório, que diminui a irritação das membranas mucosas e também afeta a função das glândulas supra-renais. Para saber mais sobre fadiga assista a esta playlist

Agora conheça oito usos para o alcaçuz que você nunca imaginou.

1- Aliviar as úlceras do estômago

O alcaçuz tem propriedades antibacterianas e ajuda a aliviar as úlceras estomacais – muitas das quais são causadas pela bactéria Helicobacter pylori – H. pylori. A Comissão E da Alemanha aprovou o uso da raiz de alcaçuz no tratamento de úlceras.

2- Dor de garganta, tosse e gripe

Um dos usos mais conhecidos da raiz de alcaçuz é aliviar o congestionamento de tosses e resfriados. Atua como expectorante, ajudando a soltar e expelir o catarro, e também tem um efeito calmante sobre as membranas mucosas irritadas.

Os alemães recomendam infusões de raiz de alcaçuz para soltar muco e aliviar a descarga na bronquite, enquanto o British Herbal Compendium indica o uso de raiz de alcaçuz para bronquite.

3- Refluxo de ácido e suporte digestivo

A raiz de alcaçuz é benéfica para a digestão e ajuda a aliviar a irritação e a inflamação do trato digestivo.

É aprovado pelos alemães para o tratamento de espasmos dolorosos associados à gastrite crônica e na França a raiz de alcaçuz pode ser usada para tratar o inchaço, a digestão lenta e excesso de gás.

Um extrato de alcaçuz também é usado para aliviar os sintomas de gastrite leve, também camada de dispepsia funcional, e uma combinação de extratos de alcaçuz, camomila, angélica, cardo abençoado e absinto é eficaz no alívio de indigestão e leves queixas gastrointestinais.

4- Suporte Anti-Inflamatório e Imunológico

Mais de 400 compostos foram isolados do alcaçuz. Esses constituintes promovem a indução de células T reguladoras, que desempenham um papel crítico no controle das respostas imunes e na prevenção da autoimunidade.

De acordo com uma pesquisa publicada na Scientific Reports, o alcaçuz exibe várias propriedades benéficas para o suporte do sistema imunológico:

“O licorice é bem reconhecido como remédio contra a úlcera péptica, prisão de ventre, tosse e infecção viral. Glicirrizina e outros flavonóides [card flavonoides] são os responsáveis por essas propriedades positivas. Eles são responsáveis por combater radicais livres e dessa forma combater a inflamação.

5- Aliviar a constipação

O alcaçuz tem um efeito laxante natural que promove os movimentos das alças intestinais de propagar o bolo alimentar, também chamado de peristaltismo. Em um estudo, descobriu-se que uma receita iraniana contendo alcaçuz e outras ervas melhorava muito a prisão de ventre se comparada com uma pílula de farinha – placebo.

6- Combate a infecções virais

Licorice tem atividade anti-viral de amplo espectro e pode ser eficaz contra herpes, HIV, hepatite e gripe.

De acordo com um estudo publicado no Chinese Journal of Virology, “Os triterpenóides do alcaçuz têm o potencial de se tornar um novo medicamento antiviral de largo espectro e poderão ser amplamente utilizados no tratamento dessas doenças. Isso se a indústria farmacêutica deixar e se interessar.

7- Suporte Adrenal

O alcaçuz é uma erva adaptogênica, o que significa que ajuda seu corpo a lidar com o estresse. Acontece que o alcaçuz ajuda o corpo a regular o hormônio do estresse, o cortisol, que tira uma carga das glândulas supra-renais [card fadiga].

8 – TPM e suporte da menopausa

O alcaçuz tem efeitos semelhantes aos estrogênios e reduz o número e a duração das ondas de calor, então serve como terapia de suporte rm mulheres pós-menopausadas. Também pode ser útil no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual – TPM. Então se você é homem e está assistindo esse vídeo, mistura um pouco de alcaçuz na água dela de vez em quando, viu, você não vai se arrepender.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...